Grupo Médicos pela Verdade suspende redes sociais e anuncia paragem

(dr) Envato Elements

O grupo Médicos Pela Verdade, que contesta a gravidade da pandemia, suspendeu no domingo as redes sociais e o site do movimento, deixando visível para os visitantes apenas um comunicado com uma mensagem de despedida.

No Facebook, o coordenador Alfredo Rodrigues confirmou o encerramento do grupo “tal como se conhecia”, por “alguns membros” terem “de sair devido à perseguição e a sofrimento”, noticiou esta terça-feira o Observador. O movimento é contra a utilização de máscaras e isolamento de assintomáticos e contesta a utilização de testes PCR.

O comunicado aponta um “ambiente concentracionário e repressivo”, “acentuado desde a fundação”, contrariando a vontade do grupo “em divulgar ciência e em expor alternativas” através “de artigos de revisão de trabalhos científicos de alta qualidade”.

“Todos, mesmo aqueles que não o querem ou não o sabem ser. Porque a liberdade é como o ar, respira-se; porque o pensamento é livre e porque o verbo é a mais poderosa das armas e o verdadeiro portador da luz, continuaremos do vosso lado doutra forma com outra tática mas sempre com a determinação e coerência que nos caracterizam”, lê-se.

“Chegámos ao limite do sofrimento”, disse Alfredo Rodrigues, indicando que “havia médicos na linha da frente” a lutar pelos seus ideais, “mas a esmagadora maioria dos membros do grupo falhou sempre, quando era necessário estar presente”. “Tendo em conta o desgaste e os resultados que obtivemos junto à população vamos ter de repensar a nossa forma de estar”, revelou ainda o responsável.

Para o coordenador, o Governo trata os cidadãos de maneira “totalitária e autoritária”. “Esta nação não é uma nação, é uma amálgama de gente em que cada um faz o que puder para lixar o próximo”, havendo quem persiga “outros que não usam máscaras”. “Não querem saber o que está por detrás desta loucura, obedecem cegamente e aproveitam este apoio dado pelas autoridade”, sublinhou.

O grupo vai continuar, afirmou Alfredo Rodrigues, mas repensando “a forma de estar na crise”. Na próxima semana haverá uma reunião para decidir “o que vai acontecer, se é que vai acontecer alguma coisa” ao movimento, que em outubro viu a Ordem dos Médicos abrir um processo para o investigar.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …