Médicos temem contágio no interior dos hospitais

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Hospital de Campanha no São João, Porto

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde temem que surjam novos casos de contágio do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) no interior das unidades hospitalares públicas.

Esta quinta-feira, foram diagnosticados dois casos de Covid-19 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Trata-se de dois homens, com mais de 60 anos, que estavam hospitalizados já há alguns dias com um diagnóstico de pneumonia.

O diagnóstico de Covid-19 foi só foi depois apurado depois terem sido realizadas análises a pacientes com complicações respiratórias após recomendação da Direção-Geral de Saúde.

Esta situação deixou um alerta para outros hospitais públicos, que temem que situações semelhantes de contágio possam ocorrer no interior das unidades hospitalares, noticia esta quinta-feira o Jornal de Negócios, que ouvir vários profissionais de saúde, alguns dos quais não quiseram ser identificados.

“Temo que situações como esta se repitam um pouco por todo o país”, disse ao jornal de economia o secretário-geral do Sindicato Independente de Médicos, Jorge Roque.

Este contágio no interior dos hospitais é muito preocupante, uma vez que pode atingir diretamente dois dos principais grupos de riscos: pacientes que já têm os seus sistemas imunitários mais fragilizados e doentes que já sofrem de outras complicações de saúde crónicas, como dificuldades respiratórias, ou  os profissionais de saúde, que trabalham diariamente com dezenas de pessoas.

“Sem uma proteção efetiva [dos trabalhadores], um sistema que já está abaixo dos limites implode”, avisou Jorge Roque.

O caso de Itália

O semanário Expresso, que avançou com os dois casos de contágio no Santa Maria nesta quarta-feira, recorda que foi assim que o surto em Itália teve início. O “paciente zero”, que tinham sintomas mas não tinha contactado com pessoas oriundas de países de risco, só foi diagnosticado dois dias depois de ter entrado no serviço se urgência.

Pelo caminho, conta o Jornal de Negócios, infetou cinco profissionais de saúde, um paciente do hospital, a esposa e um amigo – que, por sua vez, espalharam a doença ainda antes de entrarem em quarentena.

No caso do Santa Maria sabe-se que os infetados foram acompanhados por médicos e enfermeiros que não tinham as proteções necessárias, uma vez que os pacientes não estavam diagnosticados com o Covid-19.

Em declarações à TSF, a administração do hospital revelou que, os profissionais em causa fizeram análises ao novo coronavírus que deram negativo e, por isso, “é seguro” que continuem a trabalhar.

O último boletim epidemiológico da DGS, divulgado ao fim da manhã desta quarta-feira, deu conta de 59 novos casos positivos em Portugal, aos quais se somam mais dois, os casos do hospital de Santa Maria. Ao todo, serão já 61 casos.

Numa comunicação nesta quarta-feira ao fim da noite, o organismo liderado por Graça Freitas revelou que foram diagnosticados mais casos, mas que estes só seriam comunicados no boletim informativo desta quinta-feira.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …