/

Médicos temem contágio no interior dos hospitais

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Hospital de Campanha no São João, Porto

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde temem que surjam novos casos de contágio do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) no interior das unidades hospitalares públicas.

Esta quinta-feira, foram diagnosticados dois casos de Covid-19 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Trata-se de dois homens, com mais de 60 anos, que estavam hospitalizados já há alguns dias com um diagnóstico de pneumonia.

O diagnóstico de Covid-19 foi só foi depois apurado depois terem sido realizadas análises a pacientes com complicações respiratórias após recomendação da Direção-Geral de Saúde.

Esta situação deixou um alerta para outros hospitais públicos, que temem que situações semelhantes de contágio possam ocorrer no interior das unidades hospitalares, noticia esta quinta-feira o Jornal de Negócios, que ouvir vários profissionais de saúde, alguns dos quais não quiseram ser identificados.

“Temo que situações como esta se repitam um pouco por todo o país”, disse ao jornal de economia o secretário-geral do Sindicato Independente de Médicos, Jorge Roque.

Este contágio no interior dos hospitais é muito preocupante, uma vez que pode atingir diretamente dois dos principais grupos de riscos: pacientes que já têm os seus sistemas imunitários mais fragilizados e doentes que já sofrem de outras complicações de saúde crónicas, como dificuldades respiratórias, ou  os profissionais de saúde, que trabalham diariamente com dezenas de pessoas.

“Sem uma proteção efetiva [dos trabalhadores], um sistema que já está abaixo dos limites implode”, avisou Jorge Roque.

O caso de Itália

O semanário Expresso, que avançou com os dois casos de contágio no Santa Maria nesta quarta-feira, recorda que foi assim que o surto em Itália teve início. O “paciente zero”, que tinham sintomas mas não tinha contactado com pessoas oriundas de países de risco, só foi diagnosticado dois dias depois de ter entrado no serviço se urgência.

Pelo caminho, conta o Jornal de Negócios, infetou cinco profissionais de saúde, um paciente do hospital, a esposa e um amigo – que, por sua vez, espalharam a doença ainda antes de entrarem em quarentena.

No caso do Santa Maria sabe-se que os infetados foram acompanhados por médicos e enfermeiros que não tinham as proteções necessárias, uma vez que os pacientes não estavam diagnosticados com o Covid-19.

Em declarações à TSF, a administração do hospital revelou que, os profissionais em causa fizeram análises ao novo coronavírus que deram negativo e, por isso, “é seguro” que continuem a trabalhar.

O último boletim epidemiológico da DGS, divulgado ao fim da manhã desta quarta-feira, deu conta de 59 novos casos positivos em Portugal, aos quais se somam mais dois, os casos do hospital de Santa Maria. Ao todo, serão já 61 casos.

Numa comunicação nesta quarta-feira ao fim da noite, o organismo liderado por Graça Freitas revelou que foram diagnosticados mais casos, mas que estes só seriam comunicados no boletim informativo desta quinta-feira.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.