Médicos Sem Fronteiras acusados de recurso a prostitutas e assédio sexual

nesimo / Flickr

Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Ex-trabalhadoras da ONG Médicos Sem Fronteiras revelaram que o recurso a prostitutas era recorrente. A troca de medicamentos por sexo foi outra das alegações feitas em relação ao pessoal de logística.

Antigas funcionárias da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciaram ao programa de Victoria Derbyshire, da BBC, que muitos trabalhadores humanitários recorreram a prostitutas locais nas suas missões em vários países africanos.

As acusações são dirigidas à equipa de logística e não aos médicos ou enfermeiros daquela que é uma das maiores agências de ajuda internacional.

De acordo com o Expresso, uma das denunciantes afirmou que um superior seu dava medicação em troca de sexo. Por sua vez, uma outra garantiu que o recurso a prostitutas locais era recorrente e “generalizado”.

“Ele sugeria que muitas raparigas jovens que perderam os pais durante a crise do Ébola fariam qualquer coisa sexual em troca de medicamentos”, disse uma das testemunhas, referindo-se a um dos colegas.

Uma das testemunhas chegou, inclusivamente, a ver um dos membros mais velhos da equipa a levar raparigas para o alojamento da MSF. “As raparigas eram muito novas e havia rumores de que eram prostitutas”, disse.

Uma terceira afirmou que tanto o assédio sexual (de que ela própria foi vítima) como a troca de medicamentos por sexo são comportamentos “endémicos” que fazem parte da própria instituição.

O programa da BBC conversou com oito mulheres que trabalharam para os Médicos Sem Fronteiras em várias secções europeias e africanas.

A instituição negou, afirmando que não tolera “abuso, assédio ou exploração” e que o recurso a prostitutas é banido pelo seu estrito código de conduta. E acrescentou que “lamenta quaisquer casos em que pessoas tenham sofrido assédio, abuso ou de outra forma de maus tratos”.

Segundo o Observador, em fevereiro, e depois das alegações de que funcionários da Oxfam contrataram prostitutas enquanto trabalhavam no exterior, a Médicos Sem Fronteiros admitiu ter demitido 19 funcionários por assédio sexual no ano passado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suspeito de duplo tiroteio na Alemanha encontrado morto em casa

O presumível autor dos dois tiroteios de quarta-feira à noite, no centro da Alemanha, que fizeram nove vítimas mortais, foi encontrado morto em sua casa, anunciaram as autoridades esta quinta-feira. Dois tiroteios provocaram quarta-feira à noite …

Falar duas línguas pode atrasar uma série de sintomas de Alzheimer

Investigadores acreditam que falar duas línguas pode atrasar vários sintomas de demência e Alzheimer. Esta correlação está relacionada com uma maior reserva cognitiva. Uma equipa de investigadores sugere que ser bilingue pode atrasar uma série de …

Arquitetura óssea pode inspirar asas de aeronaves mais fortes

Uma nova descoberta na estrutura interna do osso pode levar a um melhor tratamento da osteoporose e a componentes de aeronaves mais duráveis. A densidade tem sido a referência para medir a força óssea. No entanto, …

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …