/

Médicos italianos investigados por homicídio negligente de Davide Astori

Fiorentina / Twitter

Davide Astori, defesa central de 31 anos, capitão da Fiorentina

Dois médicos italianos estão a ser investigados por homicídio negligente na morte de Davide Astori, jogador e capitão da Fiorentina que morreu no passado mês de março na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

A notícia, avançada nesta segunda-feira pelo jornal italiano La Nazione, dá conta que o Ministério Público de Florença abriu uma investigação aos profissionais de saúde responsáveis por atestar a aptidão física do futebolista nos últimos anos.

Em causa estarão dois médicos que trabalham em unidades hospitalares públicas, uma baseada na cidade de Florença e outra em Cagliari. Os profissionais seriam responsáveis pela certificação de aptidão desportiva.

De acordo com o diário italiano, Astori foi submetido a um eletrocardiograma em julho de 2016 e a outro em julho de 2017. Nas provas de esforço desses exames, foi detetada a presença de extrasístoles ventriculares no futebolista, condição cardiovascular que provoca a aceleração do ritmo cardíaco.

O problema é bastante comum, passando normalmente o procedimento pela realização de novos exames, de forma a perceber se a condição detetada já provocou danos no coração e se terá causado outros problemas adicionais.

Na base da abertura do processo está precisamente esta segunda ronda de exames que, segundo escreve o matutino, Davide Astori nunca terá feito. Este é o motivo que o Ministério Público terá encontrado para investigar os dois médicos italianos.

A polícia italiana abriu, na altura da morte, um inquérito judicial, de forma a verificar se se tratava de homicídio. A investigação foi depois encerada, sendo a morte do capitão da Fiorentina atribuída a causas naturais.

A hipótese de homicídio involuntário já tinha sido noticiada em meados de março, sendo agora apontados dois médicos como possíveis suspeitos.

Astori, de 31, foi encontrado sem vida antes de um jogo de futebol contra a Udinese, no quarto de hotel onde estava hospedado, no dia 4 de março. Não se conheciam problemas de saúde prévios do jogador.

O jogador e a restante equipa fiorentina encontravam-se numa unidade hoteleira em Udine, no noroeste de Itália, em estágio para o encontro entre a Udinese e a Fiorentina, da 27.ª jornada do campeonato italiano de futebol, que foi cancelada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.