Pela primeira vez, um médico operou um animal à distância através de rede 5G

Um clínico chinês tornou-se no primeiro a fazer uma operação de forma remota utilizando a rede 5G. A cobaia estava num laboratório a cerca de 48 quilómetros de distância do cirurgião e foi-lhe removido um rim.

O 5G poderá ser uma das tecnologias que impulsionará todos os tipos de mudanças. Entre seus múltiplos usos está a cirurgia teleassistida.

Nos últimos anos, vimos alguns projetos em laboratórios e hospitais que trabalharam para realizar testes à distância, com o médico numa área e um braço robótico ligado por 5G na sala de cirurgia. Agora foi concluído com sucesso um dos testes em animais.

Entre o Instituto de Pesquisa do Sudeste da China Unicom, em Fujian, e o Hospital da Universidade de Medicina, realizaram a cirurgia remota a 8 de janeiro na região de Fujian. Liu Rong localizado a 48 quilómetros da operação foi capaz de extrair o rim do animal para recuperação.

A cirurgia durou aproximadamente 60 minutos, de acordo com o The Independent. Durante o tempo, o médico estava a trabalhar a distância, enquanto o braço robótico realizava toda a operação. As feridas do animal cicatrizaram completamente e os sinais vitais permaneceram estáveis.

Durante anos, os problemas de conexão e largura de banda são um dos maiores problemas da cirurgia remota. Com redes 5G, encontraram uma solução possível para as limitações. No momento, são apenas testes em animais.

Os especialistas consideram que ainda são necessários mais de cinco anos para que os robôs realizem esse tipo de operação de forma autónoma ou remota, mas o boom 5G pode ser um grande aliado para isto.

O 5G irá revolucionar a cirurgia tele-assistida devido à sua baixa latência. Enquanto que com as redes usuais a latência é muito alta, com 5G uma latência de menos de 0,1 segundos é alcançada. Um tempo de resposta suficientemente curto para que os movimentos ou erros do médico não sejam irremediáveis.

A história ilustra o que pode vir a fazer-se com a rede 5G, a próxima geração de telecomunicações móveis que, segundo dizem, vai ser dez vezes mais rápida que a atual, mas que pode chegar às cem vezes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …