Um dos medicamentos promissores para combater a covid-19 fracassou em testes clínicos

Alejandro Garcia / EPA

O Remdesivir fracassou no primeiro ensaio clínico. O antiviral era apontado como um dos mais promissores e representava uma das esperanças da comunidade científica no tratamento da covid-19 a médio prazo.

Num documento preliminar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que não existem benefícios no uso deste medicamento para os doentes infetados com o novo coronavírus.

O estudo, realizado na China, concluiu que o Remdesivir não melhorou o estado de saúde dos pacientes nem reduziu a presença do elemento patológico na corrente sanguínea. Segundo o Observador, o medicamento foi administrado a 158 pessoas infetadas, e o progresso destes doentes foi comparado com o de 79 pessoas infetadas a quem não foi dada esta substância.

As conclusões do estudo ainda vão ser sujeitas à revisão de outros cientistas, mas a OMS disponibilizou, por lapso, o documento preliminar, a que o Financial Times teve acesso.

“A pedido da OMS, para que informações e estudos fossem partilhados rapidamente, um documento preliminar foi fornecido pelos autores do estudo, inadvertidamente publicado no site e retirado assim que o erro foi detetado”, esclareceu a organização.

A Gilead Sciences, que desenvolveu o fármaco, apontou para resultados inconclusivos, embora tenha destacado o “potencial benéfico do Remdesivir, sobretudo entre os pacientes tratados no início da doença”. Além disso, a empresa fez referência ao facto de o estudo ter sido concluído antes do previsto, devido à pequena dimensão da amostra.

Este medicamento continua a ser alvo de outros estudos, havendo a possibilidade de recolher dados adicionais para perceber se será ou não eficaz no tratamento da covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Advogado da família de Homeniuk pede condenação de inspetores do SEF por homicídio qualificado

O advogado da família do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, que morreu nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa, insistiu, esta segunda-feira, na condenação dos três inspetores pelo crime de homicídio qualificado que consta da …

"Mestre do churrasco", "lenda da brincadeira" e homem de "honra". William e Harry recordam avô

Os príncipes William e Harry prestaram hoje homenagem, em comunicados separados, ao príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos no Castelo de Windsor, lembrando o avô como um homem “extraordinário” marcado pelo “dever” …

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …