Bebé Matilde. O medicamento mais caro do mundo pode chegar a Portugal ainda este ano

aarongilson / Flickr

O Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo, pode chegar à Europa e, consequentemente a Portugal, ainda este ano, escreve o jornal Público.

O fármaco, que custa cerca de dois milhões de euros, tornou-se familiar nos últimos dias depois de os pais da bebé Matilde, que tem apenas dois meses, trazerem a público que a sua filha sofre de atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1.

Os pais lançaram um apelo para reunir dinheiro para procurar o tratamento nos Estados Unidos, indicando que Zolgensma “poderá ser a cura” para a atrofia muscular espinhal e representar assim a hipótese” de salvar a vida do seu “bebé especial”.

No entanto, a medicamento pode chegar a Portugal mais cedo do que se pensava. São ainda precisos alguns passos, como explica o matutino esta segunda-feira.

Primeiro, o Zolgensma tem de ser aprovado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA). Só assim poderá ser utilizado na Europa. Nos Estados Unidos, e de acordo com o mesmo jornal, a comercialização deste medicamento foi aprovada em maio de 2018.

Agora, o laboratório que desenvolveu o medicamento já pediu autorização à EMA para o comercializar na Europa. O processo para introduzir o fármaco na Europa está a ser acelerado e pode mesmo ocorrer ainda este ano.

A doença da bebé Matilde afeta todos os músculos do corpo e causa perda de força, atrofia muscular, paralisia progressiva e perda de capacidades motoras, sendo o seu tipo a forma mais grande de AME.

A bebé encontra-se internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido a complicações respiratórias. A criança está a fazer o tratamento disponível em Portugal. Em declarações ao Público, a mãe da criança, Carla Martins, disse que a Matilde estava, neste domingo, em situação clínica “estável”.

Os pais da bebé, que contam toda a história na sua página de Facebook, continuam com o apelo, tendo revelado este sábado que já conseguiram reunir 817 mil euros em donativos.

 

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …

Trânsito em Lisboa regista valores mais altos do que em pré-pandemia - e há uma razão para isso

O trânsito na capital tem registado valores que ultrapassaram os da pré-pandemia. O receio que as pessoas ainda têm de usar transportes públicos é visto como o principal fator. Se durante o período de confinamento circular …

Qualificações mais elevadas já não garantem salários altos aos jovens. Contratos a prazo triplicam face às gerações anteriores

Estudar mais anos em Portugal já não é representativo de remunerações mais elevadas. Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, centrado nas diferenças e semelhanças entre as gerações de …

Ordem dos Médicos define equipas mínimas para urgências, mas números são "impraticáveis"

A Ordem dos Médicos (OM) decidiu avançar com uma uma proposta de regulamento que define a dimensão mínima das equipas que asseguram o funcionamento de serviços de urgência nos hospitais. Numa altura em que se prevê …

Turistas estão de volta, mas agora falta pessoal nos hotéis

Os turistas estão a voltar às cidades portugueses, nomeadamente a Lisboa, onde os hotéis se debatem agora com um novo problema, a falta de pessoal qualificado. Há responsáveis que já falam da necessidade de fazer …

Gestão do PRR faz tremer Governo dos Açores (que foi bombardeado por críticas)

O Governo dos Açores tem sido acusado de beneficiar empresas no acesso às verbas das Agendas Mobilizadores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta polémica levou à marcação de um debate de urgência, que ficou …