Bebé Matilde. O medicamento mais caro do mundo pode chegar a Portugal ainda este ano

aarongilson / Flickr

O Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo, pode chegar à Europa e, consequentemente a Portugal, ainda este ano, escreve o jornal Público.

O fármaco, que custa cerca de dois milhões de euros, tornou-se familiar nos últimos dias depois de os pais da bebé Matilde, que tem apenas dois meses, trazerem a público que a sua filha sofre de atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1.

Os pais lançaram um apelo para reunir dinheiro para procurar o tratamento nos Estados Unidos, indicando que Zolgensma “poderá ser a cura” para a atrofia muscular espinhal e representar assim a hipótese” de salvar a vida do seu “bebé especial”.

No entanto, a medicamento pode chegar a Portugal mais cedo do que se pensava. São ainda precisos alguns passos, como explica o matutino esta segunda-feira.

Primeiro, o Zolgensma tem de ser aprovado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA). Só assim poderá ser utilizado na Europa. Nos Estados Unidos, e de acordo com o mesmo jornal, a comercialização deste medicamento foi aprovada em maio de 2018.

Agora, o laboratório que desenvolveu o medicamento já pediu autorização à EMA para o comercializar na Europa. O processo para introduzir o fármaco na Europa está a ser acelerado e pode mesmo ocorrer ainda este ano.

A doença da bebé Matilde afeta todos os músculos do corpo e causa perda de força, atrofia muscular, paralisia progressiva e perda de capacidades motoras, sendo o seu tipo a forma mais grande de AME.

A bebé encontra-se internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido a complicações respiratórias. A criança está a fazer o tratamento disponível em Portugal. Em declarações ao Público, a mãe da criança, Carla Martins, disse que a Matilde estava, neste domingo, em situação clínica “estável”.

Os pais da bebé, que contam toda a história na sua página de Facebook, continuam com o apelo, tendo revelado este sábado que já conseguiram reunir 817 mil euros em donativos.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …