McDonald’s está a substituir trabalhadores do drive-thru por IA

jeepersmedia / Flickr

A McDonald’s está a substituir os trabalhadores do drive-thru por Inteligência Artificial em alguns dos seus restaurantes nos Estados Unidos. Até agora registou cerca de 85% de eficiência.

Há alguns anos, a McDonald’s fez um teste num dos seus restaurantes nos Estados Unidos, em que colocou um sistema de Inteligência Artificial a atender os pedidos de drive-thru. Agora, a empresa expandiu essa ideia e está a testar a tecnologia em dez restaurantes em Chicago.

No entanto, não é expectável que tão cedo encontre uma espécie de Siri a atender o seu pedido quando for a um drive-thru — seja em Portugal ou até nos Estados Unidos.

“Há um grande salto entre ir de 10 restaurantes em Chicago para 14.000 restaurantes nos EUA com um número infinito de permutações promocionais, permutações de menu, permutações de dialeto, clima — e por aí fora”, admitiu o CEO da McDonald’s Chris Kempczinski, citado pelo Big Think.

Para aqueles que acham que a inovação é prematura demais, talvez tenham de pensar duas vezes. Basta olhar para os restaurantes McDonald’s que têm máquinas onde podemos fazer o nosso pedido e até pagar. Até já podemos fazer o nosso pedido através de uma aplicação móvel, em que um condutor leva a refeição a casa.

A Inteligência Artificial está a evoluir a um ritmo avassalador e o setor da restauração está a recebê-la de braços abertos.

Há quem defenda que a automação melhorará a segurança alimentar, uma vez que os robôs são fáceis de limpar e nunca ficam doentes. No entanto, muitos temem que isto leve a uma diminuição dos postos de trabalho.

Ainda assim, a tecnologia da McDonald’s está longe de ser perfeita — registando uma taxa de eficiência de 85%. Um em cada cinco pedidos ainda precisa da ajuda de um humano. Todavia, Kempczinski diz que o maior desafio tem sido garantir que os trabalhadores não intervenham quando a Inteligência Artificial está a ter dificuldades.

O CEO estima que pode levar apenas cinco anos para que um lançamento generalizados nos Estados Unidos aconteça.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Vendas de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …