Trabalhadores do McDonald’s fizeram greve nos EUA contra o assédio sexual

MIKI Yoshihito / Flickr

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, esta terça-feira, em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo.

De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra a incapacidade da cadeia de fast food em pôr fim aos episódios constantes de assédio sexual de que os trabalhadores são alvo.

“Estou hoje aqui, em greve, para exigir uma mudança”, disse à agência France-Presse (AFP) Theresa Cervantes. A mulher de 20 anos protestava com dezenas de funcionários, na sua maioria mulheres, em frente à sede da empresa em Chicago.

O assédio sexual é um problema universal, é uma doença”, lamentou.

Manifestantes também tomaram as ruas em cidades como Kansas City e Saint-Louis, segundo a AFP.

A greve acontece quatro meses depois de vários funcionários apresentarem uma denúncia à Comissão de Igualdade de Oportunidades no Emprego.

“Não podemos mais aceitar que um em cada dois trabalhadores sofra violência sob a supervisão do McDonald’s”, disse Karla Altmayer, organizadora da manifestação em Chicago.

Em comunicado, a gigante de fast food garantiu que tem “políticas e procedimentos rigorosos” para evitar o assédio sexual.

O #MeToo é usado como frase-chave para o movimento de denúncia e combate a assédio sexual, despoletado pelas denúncias contra o produtor Harvey Weinstein.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …

Brasil pagou anúncios em sites investigados por publicar notícias falsas, avança O Globo

O Governo brasileiro publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por divulgar notícias falsas, avança o jornal O Globo. O Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por …

A covid-19 foi o balde de água fria de muitos países, mas pode ser uma oportunidade para a Nigéria

O mundo está a braços com uma pandemia e a Nigéria não é exceção. Agora que o país está a aliviar as restrições impostas para conter a disseminação do novo coronavírus, já se olha para …

Cidade japonesa propõe nova lei que proíbe uso do telemóvel enquanto se caminha

O Governo da cidade de Yamato, no Japão, propôs uma nova lei para proibir os pedestres de olhar para os seus telemóveis enquanto caminham nas ruas. Caso seja aprovada, entra em vigor a partir de …

Só 2% dos portugueses contam passar férias fora do país

Segundo uma sondagem da Pitagórica, a maioria dos portugueses está a evitar marcar férias a longo prazo, devido à pandemia de covid-19. A pandemia de covid-19 veio alterar os planos da grande maioria dos portugueses. De …

"O medo vai sempre existir". Um dos poucos países sem covid-19 autoriza regresso de 143 cidadãos

Palau, que tem mais de 500 ilhas e cerca de 18 mil habitantes, é um dos poucos lugares do mundo onde não foram registados casos de covid-19. Agora, o país vai permitir que 143 cidadãos …

Questionado sobre atuação de Trump, Trudeau respondeu com 21 segundos de silêncio

Questionado sobre atuação de Donald Trump durante os protestos por George Floyd, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, respondeu com 21 segundos de silêncio. Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, precisou de 21 segundos de silêncio para responder a …

Marcelo espera "boa notícia" em agosto sobre futebol internacional em Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta terça-feira esperar que haja “uma boa notícia” em agosto sobre futebol internacional em Portugal, mas alegou que não lhe compete fazer esse anúncio. “Tenho uma vaga …