Mauricio Macri entrega a gestão de todos os seus bens a um fundo independente

Guillermo Viana y Nahuel Padrevecchi-gv / GCBA / Flickr

Mauricio Macri, presidente da Argentina

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, compareceu esta sexta-feira perante a Justiça argentina para explicar a sua participação numa empresa offshore revelada pelos documentos divulgados pelo Panamá Papers no início da semana.

Eleito em novembro após uma campanha com o fim da corrupção no governo Kirchner como uma das suas maiores bandeiras, Maurício Macri diz que “não tem nada a ocultar”.

O procurador federal Federico Delgado pediu ao juiz Sebastián Casanello que abra uma investigação para determinar se Macri omitiu “de forma maldosa” a sua participação na gestão de uma empresa criada offshore pela Mossack Fonseca, consultora na origem do escândalo Panama Papers.

O procurador solicitou também uma investigação para apurar se houve irregularidades na actividade da Fleg Trading, sociedade registada por Franco Macri, pai do presidente argentino.

Segundo os documentos revelados pelos Panama Papers, entre 1998 e 2008, período em que era presidente da Câmara Municipal de Buenos Aires, Macri agiu como director da  empresa registada pelo pai para investir no Brasil.

Macri defende que a sua participação na empresa foi legal e sem irregularidades, e que não era obrigado a declarar a sua ligação à empresa, na qual não tinha qualquer participação accionista.

Mas os críticos do presidente alegam que Macri tem que esclarecer a sua ligação à Kagemusha SA, uma outra companhia offshore, um tipo de empresas normalmente criadas para facilitar a lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Segundo a Reuters, Maurício Macri irá, a partir da próxima segunda-feira e enquanto for presidente, entregar todo o seu património a um fundogerido por pessoas independentes” – algo inédito na história da Argentina.

A medida, diz o presidente argentino, tem como objectivo “evitar conflitos de interesses e dar transparência” à sua presidência.

Na noite da última quinta-feira, dia 7, centenas de opositores kirchneristas reuniram-se na Praça de Maio, na frente à Casa Rosada, o palácio presidencial argentino, para protestar contra Macri.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …