Mauricio Macri entrega a gestão de todos os seus bens a um fundo independente

Guillermo Viana y Nahuel Padrevecchi-gv / GCBA / Flickr

Mauricio Macri, presidente da Argentina

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, compareceu esta sexta-feira perante a Justiça argentina para explicar a sua participação numa empresa offshore revelada pelos documentos divulgados pelo Panamá Papers no início da semana.

Eleito em novembro após uma campanha com o fim da corrupção no governo Kirchner como uma das suas maiores bandeiras, Maurício Macri diz que “não tem nada a ocultar”.

O procurador federal Federico Delgado pediu ao juiz Sebastián Casanello que abra uma investigação para determinar se Macri omitiu “de forma maldosa” a sua participação na gestão de uma empresa criada offshore pela Mossack Fonseca, consultora na origem do escândalo Panama Papers.

O procurador solicitou também uma investigação para apurar se houve irregularidades na actividade da Fleg Trading, sociedade registada por Franco Macri, pai do presidente argentino.

Segundo os documentos revelados pelos Panama Papers, entre 1998 e 2008, período em que era presidente da Câmara Municipal de Buenos Aires, Macri agiu como director da  empresa registada pelo pai para investir no Brasil.

Macri defende que a sua participação na empresa foi legal e sem irregularidades, e que não era obrigado a declarar a sua ligação à empresa, na qual não tinha qualquer participação accionista.

Mas os críticos do presidente alegam que Macri tem que esclarecer a sua ligação à Kagemusha SA, uma outra companhia offshore, um tipo de empresas normalmente criadas para facilitar a lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Segundo a Reuters, Maurício Macri irá, a partir da próxima segunda-feira e enquanto for presidente, entregar todo o seu património a um fundogerido por pessoas independentes” – algo inédito na história da Argentina.

A medida, diz o presidente argentino, tem como objectivo “evitar conflitos de interesses e dar transparência” à sua presidência.

Na noite da última quinta-feira, dia 7, centenas de opositores kirchneristas reuniram-se na Praça de Maio, na frente à Casa Rosada, o palácio presidencial argentino, para protestar contra Macri.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …