Matos Fernandes torna-se militante do PS (e pode vir a ser o cabeça de lista pelo Porto)

Mário Cruz / Lusa

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética, filiou-se no Partido Socialista, apadrinhado por António Costa e pelo agora eurodeputado Manuel Pizarro, presidente da federação socialista do Porto, distrito onde exerceu boa parte da sua vida profissional.

Aos 51 anos, Matos Fernandes troca a independência partidária pela militância de cartão em plena pré-campanha às legislativas.

Matos Fernandes é, de acordo com o Expresso, um dos membros do Governo que deverão integrar as listas para as eleições de outubro e é provável que lhe caiba um papel de destaque. A hipótese de ser o primeiro nome pelo distrito do Porto é considerada como muito provável na cúpula do partido.

A decisão será de António Costa, que tem o exclusivo de indicação dos cabeça de lista socialistas nos 18 distritos do continente. Desde a última remodelação, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS tem apostado em Matos Fernandes, que além do Ambiente passou a tutelar a transição energética, uma das bandeiras do PS para a próxima legislatura. Matos Fernandes foi o ministro que deu a cara pela revolução no preço dos passes sociais.

A alternativa a Matos Fernandes pelo círculo do Porto será Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, que na hierarquia do Governo se sobrepõe ao titular do Ambiente. Porém, fontes socialistas dizem, segundo o mesmo jornal, que a aposta em Matos Fernandes pode ter um horizonte mais vasto do que as legislativas de outubro.

O próprio lançou a hipótese de ser candidato à Câmara do Porto, algo que o PS não conquista desde 2001. Em entrevista ao Expresso, Matos Fernandes colocou-se lançou a hipótese de vir a representar o PS nas autárquicas de 2021.

O ministro do Ambiente é engenheiro civil, foi presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões e, a convite de Rui Moreira, liderou as empresa municipal Águas do Porto.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas este “artista” foi alguma vez independente?
    Quer enganar quem?
    Este menino é tão independente quanto o engº Álvaro Costa, presidente da Associação Comercial do Porto.
    Vamos aguardar por mais uma filiação…

RESPONDER

100 milhões em 100 dias. Amazon oferece ajuda a Biden para cumprir meta de vacinação

A gigante tecnológica Amazon ofereceu-se para ajudar a administração do recém-empossado Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a cumprir a meta de vacinar 100 milhões de pessoas nos próximos 100 dias. "A nossa escala permite-nos ajudar …

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …