/

Matos Fernandes escreve a Greta: “Estamos gratos pelo teu ativismo”

11

O ministro português Matos Fernandes agradeceu à ativista o trabalho de sensibilização e disse que “Portugal é dos países que mais sofre com as alterações climáticas”.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática escreveu uma carta a Greta Thunberg, a jovem ativista que deve desembarcar em Lisboa na próxima terça-feira. Segundo o Público, o governante juntou à missiva o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e deixou um agradecimento.

Estamos gratos pelo teu ativismo, como forma de sensibilizar todos, gerações novas e velhas, para o maior desafio dos nossos tempos”, despede-se o ministro, na carta escrita em inglês e que foi enviada por correio eletrónico na passada quinta-feira.

Na missiva, Matos Fernandes traça a Greta um retrato dos esforços de Portugal na redução de emissões e os principais problemas que enfrenta.

Querida Greta, bem-vinda a Portugal, o primeiro país do mundo a comprometer-se com a neutralidade carbónica em 2050 e que está a apostar toda a sua ambição na década entre 2020 e 2030″, começa por escrever, apresentando em seguida alguns dados sobre o que já foi conseguido.

Desta forma, elenca: 54% da eletricidade consumida no país já é obtida através de fontes renováveis; há projetos em curso para encerrar as duas centrais termoelétricas de carvão em 2021 (Pego) e 2023 (Sines); há uma “aposta forte” em redução as emissões do setor dos transportes em 40% em 2030; nesse ano iremos alcançar 50% de redução de emissões de gases com efeito de estufa e 47% de toda a energia consumida no país será proveniente de fontes renováveis, explica Matos Fernandes.

Fonte do ministério garante que a jovem já leu a carta do ministro português, na qual reitera que Portugal é mesmo “um dos países europeus que mais sofre as consequências” das alterações.

“Como resultado da subida do nível do mar nos anos recentes, já perdemos 13 quilómetros quadrados das nossas áreas costeiras. No sul do país, a seca é crónica e ainda precisamos de saber como vamos adaptar o nosso uso de recursos” a esta realidade, escreveu.

“Temos uma estratégia de adaptação nacional à mudança climática muito ambiciosa, que estamos a seguir rigorosamente, uma vez que para Portugal isto já é um problema atual, não um problema de futuro”, afirmou ainda.

A chegada do veleiro que transporte Greta Thunberg a Lisboa está prevista para a próxima terça-feira. Depois, segue para a capital espanhola para participar na 25.ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, vulgarmente designada por Cimeira do Clima.

  ZAP //

11 Comments

  1. Para a seca crónica do sul, seria melhor pensar em começar a construir canais para transportar água desde o norte, digo eu.

    • Chega a ser doentio quando uma sociedade se deixa manipular por uma criança doente, tanto física como mentalmente. A garota talvez fizesse melhor estar em casa e ter outros passatempos sem ser o da manipulação, ainda que ela também esteja a ser claramente manipulada.

  2. “Como resultado da subida do nível do mar nos anos recentes, já perdemos 13 quilómetros quadrados” será que eu li bem? Confundir erosão costeira com subida do nível do mar é de uma ignorância tão básica que mete dó.

  3. E que tal esquecer o novo aeroporto cuja única justificação é a de trazer mais turistas para Portugal? As viagens de avião estão demasiado baratas para a poluição que provocam e este aumento de receita com o turismo não (a)paga a pegada ecológica. O mesmo acontece com os cruzeiros que são altamente poluentes. Só se promovem férias, viagens, carros, telemóveis, etc. O consumismo desmesurado também é altamente poluente. Deviam promover férias de comboio para aldeias do interior que bem precisam do fluxo de turistas.

  4. Chega a ser doentio quando uma sociedade se deixa manipular por uma criança doente, tanto física como mentalmente. A garota talvez fizesse melhor estar em casa e ter outros passatempos sem ser o da manipulação, ainda que ela também esteja a ser claramente manipulada.

    • Caro “Gatinhos” . A Sociedade, se está a ser manipulada, neste caso não é por esta Adolescente ( doente) como diz e de conhecimento de todos . A vitima da dita manipulação é a própria Jovem que é instrumentalizada por toda uma plataforma de pessoas Adultas com imenso poder de mediatização. Lembre-se da frase (roubaram-me os meus sonhos e a minha infância), afirmação sem nexo. Se alguém está a prejudicar a sua vida de Jovem , são os Pais os primeiros responsáveis, que lidam com a doença (Asperger) da filha desta forma, cujos Sintomas predominantes são “dificuldades com interações Sociais, interesses limitados e comportamentos repetitivos”. Por outro lado, se a dedicação a esta causa a faz sentir-se “Bem”, por mim tudo bem também. As varias manifestações em prol do Ambiente em quais muitas Pessoas e Entidades cientificas de renome deram a cara, já tem dezenas de Anos de actuações e não esperaram por um Ídolo, um Alibi ou um Messias. Este é o meu raciocínio, talvez certo ou errado, espero que compreenda !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.