/

Massa de ar polar causa várias mortes na Europa

Temperaturas de até -30º C fizeram vítimas na Polónia, Itália, Rússia e outros países. Em Istambul, a tempestade de neve anulou voos e paralisou o tráfego.

A Europa está a sofrer uma onda de frio, com temperaturas glaciais que causaram a morte de dez pessoas na Polónia, sete na Itália e deixaram Istambul paralisada.

Na Polónia, as temperaturas caíram para os -20º Celsius em algumas regiões, anunciou o Centro Governamental de Segurança Nacional (RCB).

A cada ano morrem, em média, 80 cidadãos polacos devido às baixas temperaturas. A polícia local pediu à população que permaneça alerta relativamente a sinais de hipotermia, em particular quanto aos sem-abrigo.

Em Moscovo, as temperaturas chegaram a atingir os -30º C durante a noite. Em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, a polícia encontrou o corpo de um homem morto por hipotermia na noite de sexta-feira.

Segundo a agência RIA Novosti, Moscovo foi uma das cidades europeias onde se registaram as mais baixas temperaturas, tendo vivido este ano o Natal ortodoxo mais frio dos últimos 120 anos.

Istambul paralisada

Uma tempestade de neve atingiu Istambul, este sábado, paralisando a cidade e provocando o encerramento do aeroporto e o cancelamento de centenas de voos, além da interrupção do tráfego no estreito de Bósforo.

Na vizinha Bulgária, foram encontrados os corpos congelados de dois imigrantes numa floresta do monte de Strandja, no sudeste do país, perto da fronteira com a Turquia.

As temperaturas mais frias deste inverno na Suíça foram medidas na manhã de sexta, em La Brévine (-29,9 graus a 1.000 metros de altura). Esta localidade detém o recorde absoluto de frio na Suíça: -41,8º C em 12 de janeiro de 1987.

A vaga de frio chegou também aos Balcãs com as temperaturas a atingirem os -27 graus nas regiões montanhosas da Bósnia e no sul da Sérvia. Mas o clima não impediu os fiéis de participar nos tradicionais banhos gelados para celebrar o feriado cristão da Epifania.

Frio na Alemanha e Itália

Na origem desta vaga de frio, que deve durar até domingo, estão massas de ar polar com origem na Escandinávia.

A Alemanha também viveu a sua noite mais fria, com -26° C registados em duas cidades no sul do país, e -25° C em Oberstdorf, no sudeste, enquanto que os termómetros caíram para -15°C em Berlim.

Em Itália, pelo menos 7 pessoas morreram nas últimas 48 horas devido à onda de frio. O país também registou nevões, principalmente no centro.

A neve perturbou o tráfego ferroviário e obrigou ao encerramento dos aeroportos de Brindisi e Bari, no sul de Itália.

ZAP // Fala RN / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.