Massa de ar polar causa várias mortes na Europa

Temperaturas de até -30º C fizeram vítimas na Polónia, Itália, Rússia e outros países. Em Istambul, a tempestade de neve anulou voos e paralisou o tráfego.

A Europa está a sofrer uma onda de frio, com temperaturas glaciais que causaram a morte de dez pessoas na Polónia, sete na Itália e deixaram Istambul paralisada.

Na Polónia, as temperaturas caíram para os -20º Celsius em algumas regiões, anunciou o Centro Governamental de Segurança Nacional (RCB).

A cada ano morrem, em média, 80 cidadãos polacos devido às baixas temperaturas. A polícia local pediu à população que permaneça alerta relativamente a sinais de hipotermia, em particular quanto aos sem-abrigo.

Em Moscovo, as temperaturas chegaram a atingir os -30º C durante a noite. Em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, a polícia encontrou o corpo de um homem morto por hipotermia na noite de sexta-feira.

Segundo a agência RIA Novosti, Moscovo foi uma das cidades europeias onde se registaram as mais baixas temperaturas, tendo vivido este ano o Natal ortodoxo mais frio dos últimos 120 anos.

Istambul paralisada

Uma tempestade de neve atingiu Istambul, este sábado, paralisando a cidade e provocando o encerramento do aeroporto e o cancelamento de centenas de voos, além da interrupção do tráfego no estreito de Bósforo.

Na vizinha Bulgária, foram encontrados os corpos congelados de dois imigrantes numa floresta do monte de Strandja, no sudeste do país, perto da fronteira com a Turquia.

As temperaturas mais frias deste inverno na Suíça foram medidas na manhã de sexta, em La Brévine (-29,9 graus a 1.000 metros de altura). Esta localidade detém o recorde absoluto de frio na Suíça: -41,8º C em 12 de janeiro de 1987.

A vaga de frio chegou também aos Balcãs com as temperaturas a atingirem os -27 graus nas regiões montanhosas da Bósnia e no sul da Sérvia. Mas o clima não impediu os fiéis de participar nos tradicionais banhos gelados para celebrar o feriado cristão da Epifania.

Frio na Alemanha e Itália

Na origem desta vaga de frio, que deve durar até domingo, estão massas de ar polar com origem na Escandinávia.

A Alemanha também viveu a sua noite mais fria, com -26° C registados em duas cidades no sul do país, e -25° C em Oberstdorf, no sudeste, enquanto que os termómetros caíram para -15°C em Berlim.

Em Itália, pelo menos 7 pessoas morreram nas últimas 48 horas devido à onda de frio. O país também registou nevões, principalmente no centro.

A neve perturbou o tráfego ferroviário e obrigou ao encerramento dos aeroportos de Brindisi e Bari, no sul de Itália.

ZAP // Fala RN / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …