Massa de ar polar causa várias mortes na Europa

Temperaturas de até -30º C fizeram vítimas na Polónia, Itália, Rússia e outros países. Em Istambul, a tempestade de neve anulou voos e paralisou o tráfego.

A Europa está a sofrer uma onda de frio, com temperaturas glaciais que causaram a morte de dez pessoas na Polónia, sete na Itália e deixaram Istambul paralisada.

Na Polónia, as temperaturas caíram para os -20º Celsius em algumas regiões, anunciou o Centro Governamental de Segurança Nacional (RCB).

A cada ano morrem, em média, 80 cidadãos polacos devido às baixas temperaturas. A polícia local pediu à população que permaneça alerta relativamente a sinais de hipotermia, em particular quanto aos sem-abrigo.

Em Moscovo, as temperaturas chegaram a atingir os -30º C durante a noite. Em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, a polícia encontrou o corpo de um homem morto por hipotermia na noite de sexta-feira.

Segundo a agência RIA Novosti, Moscovo foi uma das cidades europeias onde se registaram as mais baixas temperaturas, tendo vivido este ano o Natal ortodoxo mais frio dos últimos 120 anos.

Istambul paralisada

Uma tempestade de neve atingiu Istambul, este sábado, paralisando a cidade e provocando o encerramento do aeroporto e o cancelamento de centenas de voos, além da interrupção do tráfego no estreito de Bósforo.

Na vizinha Bulgária, foram encontrados os corpos congelados de dois imigrantes numa floresta do monte de Strandja, no sudeste do país, perto da fronteira com a Turquia.

As temperaturas mais frias deste inverno na Suíça foram medidas na manhã de sexta, em La Brévine (-29,9 graus a 1.000 metros de altura). Esta localidade detém o recorde absoluto de frio na Suíça: -41,8º C em 12 de janeiro de 1987.

A vaga de frio chegou também aos Balcãs com as temperaturas a atingirem os -27 graus nas regiões montanhosas da Bósnia e no sul da Sérvia. Mas o clima não impediu os fiéis de participar nos tradicionais banhos gelados para celebrar o feriado cristão da Epifania.

Frio na Alemanha e Itália

Na origem desta vaga de frio, que deve durar até domingo, estão massas de ar polar com origem na Escandinávia.

A Alemanha também viveu a sua noite mais fria, com -26° C registados em duas cidades no sul do país, e -25° C em Oberstdorf, no sudeste, enquanto que os termómetros caíram para -15°C em Berlim.

Em Itália, pelo menos 7 pessoas morreram nas últimas 48 horas devido à onda de frio. O país também registou nevões, principalmente no centro.

A neve perturbou o tráfego ferroviário e obrigou ao encerramento dos aeroportos de Brindisi e Bari, no sul de Itália.

ZAP // Fala RN / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …