Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

João Relvas / Lusa

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política “o que nunca se tinha feito antes” e alerta que o que se conseguiu alcançar “não chega” face a “tudo o que há para fazer”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) apelou na segunda-feira aos eleitores para que “não sejam menos exigentes” do que há quatro anos, nas últimas legislativas, quando se fez na política “o que nunca se tinha feito antes”.

Iniciando a sua intervenção em Quarteira, no seu primeiro comício de verão no Algarve, com uma palavra de solidariedade para com os que combatem e são vítimas dos incêndios que lavram na zona Centro do país, Catarina Martins pediu aos eleitores para que “não sejam menos exigentes desta vez”.

Falando para uma plateia composta, no Calçadão de Quarteira, no concelho de Loulé, a coordenadora do BE frisou que o que se conseguiu alcançar nesta legislatura “não chega” face a “tudo o que há para fazer” num país “ainda tão desigual e injusto”, e pediu “mais força”.

Para Catarina Martins, de forma a continuar a combater as desigualdades existentes em vários setores em Portugal, o partido precisa de “mais força” e, para isso, conta com todas as pessoas que acreditam que se “pode fazer muito melhor” e que têm “vontade de um país mais justo”.

O deputado José Manuel Pureza, que assumiu a segunda intervenção da noite, aproveitou para lembrar que várias das medidas que foram aprovadas pelo Parlamento, sobretudo, de reposição de rendimentos, foram alcançadas “apesar de quase nada” constar no programa eleitoral do PS.

“Tivesse havido maioria absoluta do Partido Socialista e muitas destas conquistas para a segurança da vida das pessoas não teriam acontecido”, frisou José Manuel Pureza, sublinhando que o BE se portou nesta legislatura como uma força “estável”, que “nunca fez marcha-atrás” ou “ziguezague na altura de decidir de que lado estava”.

Para o deputado, a escolha nas próximas eleições legislativas é entre “uma maioria absoluta que é igual na arrogância e igual na estratégia de cortar direitos” de todas as maiorias absolutas que houve em Portugal e entre “mais força para quem, à esquerda, é estável e confiável”.

No comício intervieram também João Vasconcelos, cabeça-de-lista do BE por Faro, e Maria Baião, que integra também as listas para as próximas eleições legislativas, marcadas para 6 de outubro.

Este foi o comício estreia de um ciclo de comícios de verão que o BE promove no Algarve, com a presença da coordenadora e de outros membros do partido.

Na terça-feira o comício do BE terá lugar em Portimão, na quarta-feira em Armação de Pêra (Silves) e na quinta-feira em Monte Gordo (Vila Real de Santo António).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …