Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

João Relvas / Lusa

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política “o que nunca se tinha feito antes” e alerta que o que se conseguiu alcançar “não chega” face a “tudo o que há para fazer”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) apelou na segunda-feira aos eleitores para que “não sejam menos exigentes” do que há quatro anos, nas últimas legislativas, quando se fez na política “o que nunca se tinha feito antes”.

Iniciando a sua intervenção em Quarteira, no seu primeiro comício de verão no Algarve, com uma palavra de solidariedade para com os que combatem e são vítimas dos incêndios que lavram na zona Centro do país, Catarina Martins pediu aos eleitores para que “não sejam menos exigentes desta vez”.

Falando para uma plateia composta, no Calçadão de Quarteira, no concelho de Loulé, a coordenadora do BE frisou que o que se conseguiu alcançar nesta legislatura “não chega” face a “tudo o que há para fazer” num país “ainda tão desigual e injusto”, e pediu “mais força”.

Para Catarina Martins, de forma a continuar a combater as desigualdades existentes em vários setores em Portugal, o partido precisa de “mais força” e, para isso, conta com todas as pessoas que acreditam que se “pode fazer muito melhor” e que têm “vontade de um país mais justo”.

O deputado José Manuel Pureza, que assumiu a segunda intervenção da noite, aproveitou para lembrar que várias das medidas que foram aprovadas pelo Parlamento, sobretudo, de reposição de rendimentos, foram alcançadas “apesar de quase nada” constar no programa eleitoral do PS.

“Tivesse havido maioria absoluta do Partido Socialista e muitas destas conquistas para a segurança da vida das pessoas não teriam acontecido”, frisou José Manuel Pureza, sublinhando que o BE se portou nesta legislatura como uma força “estável”, que “nunca fez marcha-atrás” ou “ziguezague na altura de decidir de que lado estava”.

Para o deputado, a escolha nas próximas eleições legislativas é entre “uma maioria absoluta que é igual na arrogância e igual na estratégia de cortar direitos” de todas as maiorias absolutas que houve em Portugal e entre “mais força para quem, à esquerda, é estável e confiável”.

No comício intervieram também João Vasconcelos, cabeça-de-lista do BE por Faro, e Maria Baião, que integra também as listas para as próximas eleições legislativas, marcadas para 6 de outubro.

Este foi o comício estreia de um ciclo de comícios de verão que o BE promove no Algarve, com a presença da coordenadora e de outros membros do partido.

Na terça-feira o comício do BE terá lugar em Portimão, na quarta-feira em Armação de Pêra (Silves) e na quinta-feira em Monte Gordo (Vila Real de Santo António).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …