Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

João Relvas / Lusa

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política “o que nunca se tinha feito antes” e alerta que o que se conseguiu alcançar “não chega” face a “tudo o que há para fazer”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) apelou na segunda-feira aos eleitores para que “não sejam menos exigentes” do que há quatro anos, nas últimas legislativas, quando se fez na política “o que nunca se tinha feito antes”.

Iniciando a sua intervenção em Quarteira, no seu primeiro comício de verão no Algarve, com uma palavra de solidariedade para com os que combatem e são vítimas dos incêndios que lavram na zona Centro do país, Catarina Martins pediu aos eleitores para que “não sejam menos exigentes desta vez”.

Falando para uma plateia composta, no Calçadão de Quarteira, no concelho de Loulé, a coordenadora do BE frisou que o que se conseguiu alcançar nesta legislatura “não chega” face a “tudo o que há para fazer” num país “ainda tão desigual e injusto”, e pediu “mais força”.

Para Catarina Martins, de forma a continuar a combater as desigualdades existentes em vários setores em Portugal, o partido precisa de “mais força” e, para isso, conta com todas as pessoas que acreditam que se “pode fazer muito melhor” e que têm “vontade de um país mais justo”.

O deputado José Manuel Pureza, que assumiu a segunda intervenção da noite, aproveitou para lembrar que várias das medidas que foram aprovadas pelo Parlamento, sobretudo, de reposição de rendimentos, foram alcançadas “apesar de quase nada” constar no programa eleitoral do PS.

“Tivesse havido maioria absoluta do Partido Socialista e muitas destas conquistas para a segurança da vida das pessoas não teriam acontecido”, frisou José Manuel Pureza, sublinhando que o BE se portou nesta legislatura como uma força “estável”, que “nunca fez marcha-atrás” ou “ziguezague na altura de decidir de que lado estava”.

Para o deputado, a escolha nas próximas eleições legislativas é entre “uma maioria absoluta que é igual na arrogância e igual na estratégia de cortar direitos” de todas as maiorias absolutas que houve em Portugal e entre “mais força para quem, à esquerda, é estável e confiável”.

No comício intervieram também João Vasconcelos, cabeça-de-lista do BE por Faro, e Maria Baião, que integra também as listas para as próximas eleições legislativas, marcadas para 6 de outubro.

Este foi o comício estreia de um ciclo de comícios de verão que o BE promove no Algarve, com a presença da coordenadora e de outros membros do partido.

Na terça-feira o comício do BE terá lugar em Portimão, na quarta-feira em Armação de Pêra (Silves) e na quinta-feira em Monte Gordo (Vila Real de Santo António).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …