Martins da Cruz deixa PSD. “Não me revejo em pacóvios suburbanos”

António Martins da Cruz, embaixador e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Durão Barroso, vai deixar o PSD, em protesto contra Rui Rio e a atual direção do partido.

“Não me revendo na orientação e prática política da atual liderança, e da maioria das figuras à sua volta, renuncio por este meio e a partir de hoje à condição de militante”, escreveu Martins da Cruz numa carta enviada ao partido, a que o Expresso teve acesso.

Em protesto contra Rui Rio e a atual direção do PSD, Martins da Cruz afirma em declarações semanário não se revê “na orientação que Rui Rio deu ao partido, nas práticas, no tom, no que diz às televisões, nas pessoas que cirandam à volta dele”.

“Não me revejo em nada e não me revejo em pacóvios suburbanos“, diz.

“Como não me revejo na orientação nem na prática política destes senhores que lá estão, nem no seu discurso exclusivo que põe de parte pessoas, por honestidade decidi sair.”

Falando ao semanário, António Martins da Cruz reitera tudo o que escreveu na carta: “Não estou para ser cúmplice da atual liderança com meu silêncio ou com a minha passividade. Saio por uma questão de honestidade intelectual”, nota.

Questionado sobre o seu futuro político, Martins da Cruz garante que não existe, para já, qualquer plano para vir a integrar outra formação política – como o recém-formado Aliança de Pedro Santana Lopes. “Saio sem segundas intenções“, remata.

António Martins da Cruz foi assessor diplomático de Cavaco Silva, quando este era primeiro-ministro, durante uma década “e não estava filiado” no PSD. Quando integrou o governo de Durão Barroso como chefe da diplomacia também ”era independente”.

O embaixador só se tornou militante em 2007 pelas mãos do seu amigo Luís Filipe Menezes, na altura na presidência do partido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. O Aníbal não era pacovio?Aquela cena do bolo rei,não era de pacovio?Aquele ar ,de nariz empinado,não era de pacovio?
    Quem tem “berço “não precisa de ter ares aristocráticos encenados,porque nasceu com eles!Não estou a defender este ou aquele da estrutura do PSD estou a interrogar o que um funcionário público criticou nuns dos seus pares

  2. “O embaixador só se tornou militante em 2007 pelas mãos do seu amigo Luís Filipe Menezes, na altura na presidência do partido.”, Este parágrafo explica tudo…

  3. Este senhor não faz falta nenhuma em lado nenhum. Relembremos agora a história triste do acesso facilitado da filha ao curso de Medicina, por não ter atingido a elevada nota exigida nesse ano. A lei previa apenas vagas especiais para filhos de embaixadores em funções no estrangeiro. Só que era ele ministro na altura, e não embaixador. Quanto a “honestidade intelectual”, estamos conversados.
    O que se está a passar no PSD é a fuga dos elementos que o “assaltaram ideologicamente” há 10-15 anos e que o dominaram até recentemente (o pico do domínio foi protagonizado pela dupla Passos Coelho e Miguel Relvas e a golpaça que fizeram à Manuela Ferreira Leite), deturpando as características iniciais que definiram o partido. O Santana Lopes saiu por outra razão: deixou de ter hipóteses de ser líder. Alguns vão querer atrelar-se ao seu novo partido, mas o falhanço é previsível, pois não tem sustentação nos militantes e muito menos nos eleitores.

  4. Faço minhas as palavras do utilizador “desconfiado”. Veio do Luis Filipe Menezes, está tudo dito. Eu, pelo contrário, começo a ver no PSD do Rui Rio uma séria alternativa ao PS. Acho que o Rui Rio está a “limpar” o PPD/PSD e isso está a incomodar muita gente… e ainda bem!

  5. Suponho que o PSD também não se revê em pacóvios urbanos, ou de qualquer espécie! Próxima paragem de Martins da Cruz: a santa Aliança ou os Roblistas. Tanto faz! É mais o seu estilo!

  6. Neste momento 90% do parlamento é de extrema esquerda ou quase extrema esquerda, com Rui Rio a ser um comunista que acha que lucrar com a venda de casas é imoral.

  7. O Sr Martins da cruz devia fazer uma declaração de interesses quanto á sua passagem pelo PSD e os proveitos que usufruiu durante o período que trabalhou para a câmara de Gaia liderada por lfm…enfim,…dr Rui rio parabéns pelo trabalho que desenvolve e os snobs interesseiros não fazem falta nenhuma ao partido que não se reve neste tipo de militantes

  8. Entre pacóvios suburbanos e pacóvios urbanos estes à partida são mais perigosos que os primeiros pois estão logo ali juntinhos a tudo que é Poder e normalmente com uma fome devassadora que pouco deixam para os outros.

  9. Consiga o pacóvio do Rui Rio limpar esta corja que se julgam donos do PSD, só desejo que o povo abra bem os olhos que comecem a pensar pela própria cabeça e concedam ao “pacovio” a força necessária pois só assim ele poderá limpar da esfera do poder gente como este senhor… Que só por si diz bem quem é…

  10. Esse deve pensar que é filho de rei se calhar os pais eram aldeões ou operários o que é normal em Portugal e com muita honra, pelo que afirma deve-se achar o rei da cocada preta !!

  11. Nos comentarios o que é que se lê, PSDs em dialogo uns com os outros e uns a favor e outros contra. Depois o estilo é muito futeboleiro, o que querem a todo o custo e sem olhar a meios é que ganhe o deles, mesmo que passem a vida a jogar mal.

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …