Marta Temido rejeita acusações de “vingança” da bastonária dos Enfermeiros

António Pedro Santos / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido, rejeitou esta quarta-feira as acusações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, de que o resultado da sindicância, segundo a qual há fundamentos para dissolver os órgãos desta entidade, é “uma vingança do Governo”.

“Só posso repudiar frontalmente qualquer suspeita relativamente a uma utilização dos órgãos inspetivos de que o Estado dispõe para qualquer tipo de avaliação que não seja adequada”, afirmou a ministra Marta Temido, durante uma visita a Portel, no Alentejo.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, disse à agência Lusa, na sexta-feira, que o resultado da sindicância determinada pelo Ministério da Saúde é “uma vingança do Governo” que já esperava.

A sindicância determinada pelo Ministério da Saúde à OE conclui que há fundamentos para dissolver os órgãos da entidade liderada por Ana Rita Cavaco, segundo o relatório final da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

Esta quarta-feira, em Portel, no distrito de Évora, à margem da inauguração de uma unidade de saúde familiar (USF), a ministra indicou que a tutela recebeu o relatório da IGAS e que o seu gabinete “está a analisar” o documento.

“Os procedimentos normativos relativos a audiências prévias e audição das partes irão agora ser cumpridos. É um processo que tem sede própria e órgãos independentes e tecnicamente preparados para fazer essas avaliações”, referiu.

Marta Temido notou que “as associações públicas profissionais são delegações de poderes da Assembleia da República e do Estado e têm um regime de exercício próprio específico e não se podem desviar desse regime”.

“Quando, eventualmente, as associações como associações infringem determinadas regras, certamente que os portugueses não nos perdoariam se nós não fizéssemos respeitar aquilo que são regras do sistema jurídico”, acrescentou.

O relatório final da IGAS, revelado pela estação de televisão SIC, afirma que foram detetados gastos sem justificação da bastonária dos Enfermeiros e evidências da sua participação na “greve cirúrgica” que estes profissionais realizaram no final de 2018 e início deste ano e que paralisou blocos operatórios em todo o país.

A IGAS aponta a recusa da OE no acesso a documentação durante a sindicância, que encontrou armários fechados a cadeado na sede da entidade, mas, apesar disso, identificou vários gastos da bastonária que considera injustificados.

Entre os gastos, a IGAS refere seis mil euros em restaurantes, mais de três mil euros em levantamentos, cerca de cinco mil em compras no estrangeiro, quase oito mil em Via Verde e 70 mil em cartão de crédito, além de deslocações em viatura própria que rondavam em média 2.600 euros por mês, o que, segundo as contas da SIC, implicaria viagens de 400 quilómetros diários pagos a 36 cêntimos/quilómetro.

O relatório cita igualmente mensagens da bastonária nas redes sociais, que, segundo a IGAS, demonstram o seu envolvimento em atividade sindical que legalmente está proibida a uma ordem profissional.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No outro dia mandaram-me parar numa operação stop, fui fiscalizado e multado porque não tinha o dístico do seguro actualizado no para brisas!
    Ninguém me tira da cabeça que foi uma vingança da PSP para me apanhar!
    ESTA BASTONÁRIA É DEMENTE

  2. Vingança é isto
    https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/estou-cansada-magoada-muito-desiludida-mas-nao-mudo-uma-unica-virgula-ao-que-denunciei-10639340.html
    02 Março 2019
    Graça Machado era vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros.
    “Estou cansada, magoada, desiludida, mas não mudo uma única vírgula ao que denunciei”
    Foi acusada por Ana Rita Cavaco e suspensa de exercer enfermagem por cinco anos.

    Isto diz tudo acerca da execrável nulidade que esta gaja é, e digam lá que as autoridades não protegem esta canalha do psd / cds.

RESPONDER

Hamas engana soldados israelitas com fotografias de mulheres

Dezenas de soldados israelitas foram alvo de um ataque informático do Hamas, que usou fotografias de mulheres para infetar os seus telemóveis. De acordo com a BBC, o tenente-coronel Jonathan Conricus afirmou que os soldados receberam …

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …