Para Marques Mendes, Marcelo venceu os debates. “Foi ao campo de Ventura e derrotou-o”

PSD / Flickr

Luís Marques Mendes

Este domingo, no habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes atribuiu a vitória dos debates presidenciais a Marcelo Rebelo de Sousa. Por outro lado, o candidato do Chega, André Ventura, “não foi capaz de mostrar um pensamento estruturado ou uma ideia sólida”.

Para o comentador político, os debates presidenciais foram “globalmente muito úteis”. Passando em revista todos os candidatos a Belém, Luís Marques Mendes disse que Vitorino Silva se mostrou “espontâneo e genuíno” e que João Ferreira “fidelizou os eleitores do PCP”. E se Marisa Matias “foi a grande desilusão”, Tiago Mayan foi “a maior surpresa”.

Ana Gomes, a candidata socialista que não conta com o apoio do partido, “esteve globalmente em bom nível”, ao contrário de André Ventura, que “perdeu face às expectativas, ficou aquém, não foi capaz de mostrar um pensamento com substância”. “Mas vai ter um bom resultado”, completou Marques Mendes.

Os maiores elogios – e a taça, se houvesse – foram atribuídos ao atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que “esteve bem em todos os debates, mas particularmente com André Ventura e com Ana Gomes”.

O antigo líder social-democrata comparou Marcelo a Macron, na forma como “foi ao campo de Ventura e o derrotou”.

Sobre as eleições marcadas para 24 de janeiro, o comentador mostrou-se certo de que não haverá alteração da data, independentemente da situação pandémica. Marques Mendes rejeitou adiamentos, uma vez que “ninguém garante que se se adiasse uma ou duas semanas a situação estivesse melhor”. Além disso, um adiamento mais longo “precisa de uma revisão constitucional”.

Este domingo, o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, revelou o que muda nas próximas eleições Presidenciais, confirmando que os idosos que vivem em lares poderão votar antecipadamente. O Governo anunciou também o alargamento do voto antecipado em mobilidade e o aumento do número de mesas de voto, diminuindo consequentemente o número de eleitores em cada mesa.

A comunicação do ministro mereceu elogios por parte de Luís Marques Mendes. “Esteve bem”, disse, referindo-se a Eduardo Cabrita.

Quanto ao caso do procurador europeu, o comentador avisou que “a procissão ainda vai no adro”. “Este assunto merecia uma comissão de inquérito parlamentar, mas António Costa teve a sorte de nenhum partido o ter pedido”, disse.

Ao dizer que “pensou em pôr o lugar à disposição, a ministra esteve mal”, uma vez que, em seu entender, “é um assumir de culpa”.

“Não há alternativa a um confinamento geral”

“Vamos ter um confinamento geral e não há alternativa“, disse Marques Mendes este domingo, na antena da SIC, lembrando que deverá durar, pelo menos, um mês.

Os pormenores serão conhecidos na quarta-feira, após o Conselho de Ministros. Mas “porque é que a decisão do próximo Conselho de Ministros não foi tomada na passada semana?”, questionou.

O comentador criticou o “facilitismo e relaxamento” por causa da vacinação e disse que “estamos a pagar essa leviandade”, ainda que tenha feito um balanço positivo do processo de vacinação. O único senão? “É lento“.

Os números apresentados por Luís Marques Mendes indicam que só 74.099 pessoas tomaram a primeira dose da vacina. Na próxima semana, devem ser ministradas oito mil doses da Moderna e 399 mil doses da da Pfizer até final de janeiro. Nas suas contas, devem chegar 1,2 milhões de vacinas até ao final de março para inocular 600 mil pessoas em Portugal.

“As pessoas têm de ter calma”, apelou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …