Para Marques Mendes, Marcelo venceu os debates. “Foi ao campo de Ventura e derrotou-o”

PSD / Flickr

Luís Marques Mendes

Este domingo, no habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes atribuiu a vitória dos debates presidenciais a Marcelo Rebelo de Sousa. Por outro lado, o candidato do Chega, André Ventura, “não foi capaz de mostrar um pensamento estruturado ou uma ideia sólida”.

Para o comentador político, os debates presidenciais foram “globalmente muito úteis”. Passando em revista todos os candidatos a Belém, Luís Marques Mendes disse que Vitorino Silva se mostrou “espontâneo e genuíno” e que João Ferreira “fidelizou os eleitores do PCP”. E se Marisa Matias “foi a grande desilusão”, Tiago Mayan foi “a maior surpresa”.

Ana Gomes, a candidata socialista que não conta com o apoio do partido, “esteve globalmente em bom nível”, ao contrário de André Ventura, que “perdeu face às expectativas, ficou aquém, não foi capaz de mostrar um pensamento com substância”. “Mas vai ter um bom resultado”, completou Marques Mendes.

Os maiores elogios – e a taça, se houvesse – foram atribuídos ao atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que “esteve bem em todos os debates, mas particularmente com André Ventura e com Ana Gomes”.

O antigo líder social-democrata comparou Marcelo a Macron, na forma como “foi ao campo de Ventura e o derrotou”.

Sobre as eleições marcadas para 24 de janeiro, o comentador mostrou-se certo de que não haverá alteração da data, independentemente da situação pandémica. Marques Mendes rejeitou adiamentos, uma vez que “ninguém garante que se se adiasse uma ou duas semanas a situação estivesse melhor”. Além disso, um adiamento mais longo “precisa de uma revisão constitucional”.

Este domingo, o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, revelou o que muda nas próximas eleições Presidenciais, confirmando que os idosos que vivem em lares poderão votar antecipadamente. O Governo anunciou também o alargamento do voto antecipado em mobilidade e o aumento do número de mesas de voto, diminuindo consequentemente o número de eleitores em cada mesa.

A comunicação do ministro mereceu elogios por parte de Luís Marques Mendes. “Esteve bem”, disse, referindo-se a Eduardo Cabrita.

Quanto ao caso do procurador europeu, o comentador avisou que “a procissão ainda vai no adro”. “Este assunto merecia uma comissão de inquérito parlamentar, mas António Costa teve a sorte de nenhum partido o ter pedido”, disse.

Ao dizer que “pensou em pôr o lugar à disposição, a ministra esteve mal”, uma vez que, em seu entender, “é um assumir de culpa”.

“Não há alternativa a um confinamento geral”

“Vamos ter um confinamento geral e não há alternativa“, disse Marques Mendes este domingo, na antena da SIC, lembrando que deverá durar, pelo menos, um mês.

Os pormenores serão conhecidos na quarta-feira, após o Conselho de Ministros. Mas “porque é que a decisão do próximo Conselho de Ministros não foi tomada na passada semana?”, questionou.

O comentador criticou o “facilitismo e relaxamento” por causa da vacinação e disse que “estamos a pagar essa leviandade”, ainda que tenha feito um balanço positivo do processo de vacinação. O único senão? “É lento“.

Os números apresentados por Luís Marques Mendes indicam que só 74.099 pessoas tomaram a primeira dose da vacina. Na próxima semana, devem ser ministradas oito mil doses da Moderna e 399 mil doses da da Pfizer até final de janeiro. Nas suas contas, devem chegar 1,2 milhões de vacinas até ao final de março para inocular 600 mil pessoas em Portugal.

“As pessoas têm de ter calma”, apelou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo. Milhares de motociclistas participaram no desfile "Acelere …

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …

Bloco ataca ministro do Ambiente, que acusa Catarina Martins de fazer declarações "infames e infundadas"

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai pedir a apreciação parlamentar do decreto que regula a lei das minas e acusou o ministro do Ambiente de ser "mais rápido a defender negócios" do …