Marques Mendes mostra as garras a Rui Rio, o “anjinho da guarda” de António Costa

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Na opinião de Luís Marques Mendes, Rui Rio tem sido o “anjinho da guarda” de António Costa. No seu comentário no Jornal da Noite da SIC, Marques Mendes não poupou nas críticas ao líder do PSD.

No seu espaço habitual de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes não poupou críticas a Rui Rio. Para o comentador, o atual líder do PSD “tem um problema com a competência política” ou demasiada “subserviência ao primeiro-ministro”.

Na opinião de Marques Mendes, Rui Rio esteve mal ao defender que António Costa não devia ir à comissão de inquérito sobre o “caso Tancos”, traçando desta forma uma relação causa-efeito: o presidente do PSD está a ser “mais costista que Costa” porque ambiciona ser número dois num futuro Governo socialista.

“Rui Rio tem um de dois problemas: ou falta de competência política ou um problema de subserviência em relação ao primeiro-ministro. Está sempre a fazer de anjinho da guarda. Se Rui Rio acha que chega a vice-primeiro-ministro com falinhas mansas pode tirar o cavalinho da chuva. António Costa nunca lhe vai dar esse lugar“, argumentou.

No que diz respeito ao “caso Tancos”, o atual conselheiro de Estado do Presidente da República sugeriu que Marcelo desconfia que é o Governo quem está na origem das notícias que dão como cerca a tese de que o Chefe de Estado terá sido informado sobre a encenação em torno da recuperação do material militar roubado em Tancos.

Ao jornal público, esta sexta-feira, Marcelo fez declarações misteriosas, depois de ter sido confrontado com uma reportagem da RTP. “Se pensam que me calam, não me calam”, disse, nem, no entanto, adiantar quem é que está a tentar calar o Presidente da República.

Assim, Marques Mendes defendeu que estas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa eram uma espécie de “recado ao Governo” e uma forma que o Presidente encontrou para dizer “que não achou graça”.

Mas Marques Mendes vai mais longe: esta foi também uma maneira de Marcelo afirmar, ainda que nas entrelinhas, que suspeita de que foi “o Governo a ajudar à festa” atirando o nome do Presidente da República para o centro da “nebulosa”  em que se transformou o “caso Tancos”.

Segundo o Expresso, sobre o Orçamento do Estado para 2019, Luís Marques Mendes fez críticas aos dois maiores partidos.

Os socialistas mostraram “muita arrogância” quer na forma como Costa decidiu não participar no debate, quer na forma como o Governo tem feito a promoção do défice (“como se se tratasse da última coca-cola do deserto”) e como tem destratado as entidades independentes que questionam os números de Mário Centeno.

Por sua vez, os sociais-democratas mostraram, na opinião do comentador, a sua “impotência” e “irrelevância”, presos a uma “orgia de adjetivos”, incapazes de fazer um discurso com “cabeça, tronco e membros” e sem discernimento para apresentarem “alternativas” concretas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado este comentador.
    Não foi o Anjinhos da guarda que foi convidado para a caixa de Angola?
    Ou o Anjinho da guarda de Costa é Marques Mendes?
    Agora se compreende os ataques constantes ao PSD por parte deste Sr.
    Belos políticos que temos, começando por Marques Mendes acabando em Pedro Santana Lopes que acredito querer fazer parte do próximo Governo ao lado do PS.
    Acabaram com a democracia.

  2. Comparadando o veneno deste moço de recados do politburo do PSD com a cobra Oxyuranus microlepidotus, pode-se dizer que o veneno desta ultima é completamente inocuo.
    Como alguém diria “Cresce e aparece”

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …