Marques Mendes mostra as garras a Rui Rio, o “anjinho da guarda” de António Costa

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Na opinião de Luís Marques Mendes, Rui Rio tem sido o “anjinho da guarda” de António Costa. No seu comentário no Jornal da Noite da SIC, Marques Mendes não poupou nas críticas ao líder do PSD.

No seu espaço habitual de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes não poupou críticas a Rui Rio. Para o comentador, o atual líder do PSD “tem um problema com a competência política” ou demasiada “subserviência ao primeiro-ministro”.

Na opinião de Marques Mendes, Rui Rio esteve mal ao defender que António Costa não devia ir à comissão de inquérito sobre o “caso Tancos”, traçando desta forma uma relação causa-efeito: o presidente do PSD está a ser “mais costista que Costa” porque ambiciona ser número dois num futuro Governo socialista.

“Rui Rio tem um de dois problemas: ou falta de competência política ou um problema de subserviência em relação ao primeiro-ministro. Está sempre a fazer de anjinho da guarda. Se Rui Rio acha que chega a vice-primeiro-ministro com falinhas mansas pode tirar o cavalinho da chuva. António Costa nunca lhe vai dar esse lugar“, argumentou.

No que diz respeito ao “caso Tancos”, o atual conselheiro de Estado do Presidente da República sugeriu que Marcelo desconfia que é o Governo quem está na origem das notícias que dão como cerca a tese de que o Chefe de Estado terá sido informado sobre a encenação em torno da recuperação do material militar roubado em Tancos.

Ao jornal público, esta sexta-feira, Marcelo fez declarações misteriosas, depois de ter sido confrontado com uma reportagem da RTP. “Se pensam que me calam, não me calam”, disse, nem, no entanto, adiantar quem é que está a tentar calar o Presidente da República.

Assim, Marques Mendes defendeu que estas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa eram uma espécie de “recado ao Governo” e uma forma que o Presidente encontrou para dizer “que não achou graça”.

Mas Marques Mendes vai mais longe: esta foi também uma maneira de Marcelo afirmar, ainda que nas entrelinhas, que suspeita de que foi “o Governo a ajudar à festa” atirando o nome do Presidente da República para o centro da “nebulosa”  em que se transformou o “caso Tancos”.

Segundo o Expresso, sobre o Orçamento do Estado para 2019, Luís Marques Mendes fez críticas aos dois maiores partidos.

Os socialistas mostraram “muita arrogância” quer na forma como Costa decidiu não participar no debate, quer na forma como o Governo tem feito a promoção do défice (“como se se tratasse da última coca-cola do deserto”) e como tem destratado as entidades independentes que questionam os números de Mário Centeno.

Por sua vez, os sociais-democratas mostraram, na opinião do comentador, a sua “impotência” e “irrelevância”, presos a uma “orgia de adjetivos”, incapazes de fazer um discurso com “cabeça, tronco e membros” e sem discernimento para apresentarem “alternativas” concretas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado este comentador.
    Não foi o Anjinhos da guarda que foi convidado para a caixa de Angola?
    Ou o Anjinho da guarda de Costa é Marques Mendes?
    Agora se compreende os ataques constantes ao PSD por parte deste Sr.
    Belos políticos que temos, começando por Marques Mendes acabando em Pedro Santana Lopes que acredito querer fazer parte do próximo Governo ao lado do PS.
    Acabaram com a democracia.

  2. Comparadando o veneno deste moço de recados do politburo do PSD com a cobra Oxyuranus microlepidotus, pode-se dizer que o veneno desta ultima é completamente inocuo.
    Como alguém diria “Cresce e aparece”

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …