Marques Mendes mostra as garras a Rui Rio, o “anjinho da guarda” de António Costa

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Na opinião de Luís Marques Mendes, Rui Rio tem sido o “anjinho da guarda” de António Costa. No seu comentário no Jornal da Noite da SIC, Marques Mendes não poupou nas críticas ao líder do PSD.

No seu espaço habitual de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes não poupou críticas a Rui Rio. Para o comentador, o atual líder do PSD “tem um problema com a competência política” ou demasiada “subserviência ao primeiro-ministro”.

Na opinião de Marques Mendes, Rui Rio esteve mal ao defender que António Costa não devia ir à comissão de inquérito sobre o “caso Tancos”, traçando desta forma uma relação causa-efeito: o presidente do PSD está a ser “mais costista que Costa” porque ambiciona ser número dois num futuro Governo socialista.

“Rui Rio tem um de dois problemas: ou falta de competência política ou um problema de subserviência em relação ao primeiro-ministro. Está sempre a fazer de anjinho da guarda. Se Rui Rio acha que chega a vice-primeiro-ministro com falinhas mansas pode tirar o cavalinho da chuva. António Costa nunca lhe vai dar esse lugar“, argumentou.

No que diz respeito ao “caso Tancos”, o atual conselheiro de Estado do Presidente da República sugeriu que Marcelo desconfia que é o Governo quem está na origem das notícias que dão como cerca a tese de que o Chefe de Estado terá sido informado sobre a encenação em torno da recuperação do material militar roubado em Tancos.

Ao jornal público, esta sexta-feira, Marcelo fez declarações misteriosas, depois de ter sido confrontado com uma reportagem da RTP. “Se pensam que me calam, não me calam”, disse, nem, no entanto, adiantar quem é que está a tentar calar o Presidente da República.

Assim, Marques Mendes defendeu que estas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa eram uma espécie de “recado ao Governo” e uma forma que o Presidente encontrou para dizer “que não achou graça”.

Mas Marques Mendes vai mais longe: esta foi também uma maneira de Marcelo afirmar, ainda que nas entrelinhas, que suspeita de que foi “o Governo a ajudar à festa” atirando o nome do Presidente da República para o centro da “nebulosa”  em que se transformou o “caso Tancos”.

Segundo o Expresso, sobre o Orçamento do Estado para 2019, Luís Marques Mendes fez críticas aos dois maiores partidos.

Os socialistas mostraram “muita arrogância” quer na forma como Costa decidiu não participar no debate, quer na forma como o Governo tem feito a promoção do défice (“como se se tratasse da última coca-cola do deserto”) e como tem destratado as entidades independentes que questionam os números de Mário Centeno.

Por sua vez, os sociais-democratas mostraram, na opinião do comentador, a sua “impotência” e “irrelevância”, presos a uma “orgia de adjetivos”, incapazes de fazer um discurso com “cabeça, tronco e membros” e sem discernimento para apresentarem “alternativas” concretas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado este comentador.
    Não foi o Anjinhos da guarda que foi convidado para a caixa de Angola?
    Ou o Anjinho da guarda de Costa é Marques Mendes?
    Agora se compreende os ataques constantes ao PSD por parte deste Sr.
    Belos políticos que temos, começando por Marques Mendes acabando em Pedro Santana Lopes que acredito querer fazer parte do próximo Governo ao lado do PS.
    Acabaram com a democracia.

  2. Comparadando o veneno deste moço de recados do politburo do PSD com a cobra Oxyuranus microlepidotus, pode-se dizer que o veneno desta ultima é completamente inocuo.
    Como alguém diria “Cresce e aparece”

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …