Marques Mendes diz que decisão de Marcelo é “aviso para o Governo” (e anuncia avanço na vacinação em abril)

Carlos Barroso / Lusa

No seu espaço de comentário na SIC, na noite deste domingo, Luís Marques Mendes abordou a promulgação dos apoios sociais urgentes pelo Presidente da República e anunciou que vai haver um grande avanço das vacinas em abril.

Este domingo, Marques Mendes disse que a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de promulgar os três decretos que implementam uma série de medidas urgentes de apoio social “não é uma derrota do Governo, mas é um aviso” de que é preciso “mais humildade” para dialogar com a oposição.

Segundo o comentador, “o Governo não terá gostado da decisão”, mas era previsível. “O Presidente não é muito de enviar leis ao Tribunal Constitucional por motivos políticos. Um veto também não faria, por isso restava a promulgação”.

O ex-líder do PSD considerou ainda que será “um erro” se o Governo recorrer ao Tribunal Constitucional para tentar travar a lei. “Querer contrariar o discurso social da oposição com um discurso jurídico que poucos entendem só conduz ao isolamento do Governo”.

Para Marques Mendes, um “Governo que é minoritário mas comporta-se, a maior parte das vezes, como se fosse de maioria absoluta, dialogando pouco”, deve ter “um pouco mais de humildade”.

O ex-líder do PSD alertou que Costa terá de dialogar mais para evitar problemas maiores. “São estas arrogâncias, que há um pouco por todo o Governo, que não ajudam a situação de quem é minoritário”, rematou.

Em relação à polémica das seis barragens que a EDP vendeu aos franceses da Engie, Marques Mendes considerou “inqualificável” o “comportamento arrogante de Matos Fernandes”.

Além disso, o comentador acrescentou que o governante foi um “catavento” nas suas declarações públicas quanto às obrigações fiscais da EDP.

Reforço da vacinação em abril

Em relação à situação pandémica, Marques Mendes disse que o “desconfinamento está a correr bem e a situação, ao fim de duas semanas, aparenta estar controlada”. “Já fomos os piores em casos por 100 mil habitantes na União Europeia e agora somos os melhores”.

A falta de vacinas, que Marques Mendes diz ser culpa da União Europeia, foi um entrave. Contudo, esse atraso pode vir a ser revertido já durante o próximo trimestre, porque está previsto que Portugal receba “quase 4 vezes mais do que no 1 trimestre (8.864.494 vacinas)” e é seguro que já em abril cheguem 1.764.980 vacinas.

Assim, “num só mês vamos receber praticamente o mesmo que recebemos num trimestre”.

Em relação às moratórias da banca às empresas, Marques Mendes disse que deverão acabar mesmo em setembro, depois de as moratórias do crédito à habitação chegarem ao fim em março.

Segundo o comentador, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, já deu orientações ao Banco de Fomento para encontrar soluções para setores mais afetados, como a hotelaria e a restauração, que podem passar pela capitalização de empresas e novos apoios financeiros com garantias do Estado.

O comentador também alertou para indicadores relacionados com a crise social provocada pela pandemia, incluindo o aumento de 30 mil inscritos nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e os mais três mil beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) desde janeiro.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …