/

Marques Mendes diz que decisão de Marcelo é “aviso para o Governo” (e anuncia avanço na vacinação em abril)

1

Carlos Barroso / Lusa

No seu espaço de comentário na SIC, na noite deste domingo, Luís Marques Mendes abordou a promulgação dos apoios sociais urgentes pelo Presidente da República e anunciou que vai haver um grande avanço das vacinas em abril.

Este domingo, Marques Mendes disse que a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de promulgar os três decretos que implementam uma série de medidas urgentes de apoio social “não é uma derrota do Governo, mas é um aviso” de que é preciso “mais humildade” para dialogar com a oposição.

Segundo o comentador, “o Governo não terá gostado da decisão”, mas era previsível. “O Presidente não é muito de enviar leis ao Tribunal Constitucional por motivos políticos. Um veto também não faria, por isso restava a promulgação”.

O ex-líder do PSD considerou ainda que será “um erro” se o Governo recorrer ao Tribunal Constitucional para tentar travar a lei. “Querer contrariar o discurso social da oposição com um discurso jurídico que poucos entendem só conduz ao isolamento do Governo”.

Para Marques Mendes, um “Governo que é minoritário mas comporta-se, a maior parte das vezes, como se fosse de maioria absoluta, dialogando pouco”, deve ter “um pouco mais de humildade”.

O ex-líder do PSD alertou que Costa terá de dialogar mais para evitar problemas maiores. “São estas arrogâncias, que há um pouco por todo o Governo, que não ajudam a situação de quem é minoritário”, rematou.

Em relação à polémica das seis barragens que a EDP vendeu aos franceses da Engie, Marques Mendes considerou “inqualificável” o “comportamento arrogante de Matos Fernandes”.

Além disso, o comentador acrescentou que o governante foi um “catavento” nas suas declarações públicas quanto às obrigações fiscais da EDP.

Reforço da vacinação em abril

Em relação à situação pandémica, Marques Mendes disse que o “desconfinamento está a correr bem e a situação, ao fim de duas semanas, aparenta estar controlada”. “Já fomos os piores em casos por 100 mil habitantes na União Europeia e agora somos os melhores”.

A falta de vacinas, que Marques Mendes diz ser culpa da União Europeia, foi um entrave. Contudo, esse atraso pode vir a ser revertido já durante o próximo trimestre, porque está previsto que Portugal receba “quase 4 vezes mais do que no 1 trimestre (8.864.494 vacinas)” e é seguro que já em abril cheguem 1.764.980 vacinas.

Assim, “num só mês vamos receber praticamente o mesmo que recebemos num trimestre”.

Em relação às moratórias da banca às empresas, Marques Mendes disse que deverão acabar mesmo em setembro, depois de as moratórias do crédito à habitação chegarem ao fim em março.

Segundo o comentador, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, já deu orientações ao Banco de Fomento para encontrar soluções para setores mais afetados, como a hotelaria e a restauração, que podem passar pela capitalização de empresas e novos apoios financeiros com garantias do Estado.

O comentador também alertou para indicadores relacionados com a crise social provocada pela pandemia, incluindo o aumento de 30 mil inscritos nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e os mais três mil beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) desde janeiro.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

  1. Não tenho nada contra nem a favor com o M Mendes nem o PSD, assim como também com a SIC alem de não gostar do desrespeito para com os telespectadores quer no que diz respeito a Programação e falta de jornalismo em vez de pivôs, mas gostava de saber, as autoridades não dizem, o que MM terá feito em beneficio da SIC para que a SIC esteja obrigada a manter o seu posto semanalmente á já largos anos, já o mesmo se passa na TVI com o Paulo Portas e outros do flanco extremo de direita da politica portuguesa, a TVI até parece ter um tipo casa do Artista para políticos de extrema direita desempregados ou reformados, já que as autoridades fazem que não veem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.