Marques Mendes quer demissão do presidente da Câmara de Borba

PSD / Flickr

Luís Marques Mendes

Marques Mendes falou este domingo sobre o acidente na pedreira de Borba e apontou falhas políticas, dizendo que o presidente da Câmara daquela região já se devia ter demitido.

No “Jornal da Noite”, da SIC, Luís Marques Mendes analisou o acidente na pedreira de Borba, que fez dois mortos e três desaparecidos.

O comentador político sublinhou que Portugal é um país de contrastes. Por um lado, organiza a Web Summit, “exponente máximo da modernidade tecnológica” e, passadas poucas semanas, dá-se o “colapso de uma estrada que dá origem à morte de pessoas”. Marques Mendes considera que o acidente foi uma “falha do Estado”.

Para o comentador, a “falta de investimento público” é um dos maiores problemas, ao qual se juntam a manutenção e fiscalização. “Somos bons a fazer obra pública nova, mas falhamos sempre na conversação da obra pública que já existe”, disse.

Marques Mendes referiu ainda as “prioridades invertidas” do país. “Somos capazes de passar um tempo imenso a discutir coisas acessórias, como o IVA das touradas. Mas essa é uma questão que não é essencial. Só discutimos o que é essencial, como a segurança das nossas infraestruturas, quando há uma tragédia”, relembrou o comentador.

Em relação às responsabilidades criminais, Marques Mendes destaca que “o Ministério Público abriu, e bem, uma investigação”, mas que isso não basta. Para o comentador político, as instituições e os seus representantes devem dar o exemplo e assumir as suas responsabilidades.

“O presidente da Câmara já devia ter-se demitido ou deve demitir-se nos próximos dias. Quem está no topo da hierarquia tem de assumir as responsabilidades”, considerou Marques Mendes. “Só ele podia decidir encerrar” aquele troço, assegurando a “questão essencial da segurança dos cidadãos”, disse, citado pelo Expresso.

Quanto à atuação do primeiro-ministro, Marques Mendes considera que António Costa “age mal sempre” quando estão em causa tragédias e que repetiu a atuação dos incêndios. “António Costa não foi a Borba e devia ter ido”. Devia ter falado logo em vez de só falar ao terceiro dia “de uma forma fria, calculista”, afastando o Estado de qualquer culpa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …