Afinal, autarca de Borba sabia que estrada estava em perigo desde 2014

Nuno Veiga / Lusa

O Presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, afirmou publicamente que não tinha conhecimento de que a estrada municipal entre Borba e Vila Viçosa, que ruiu, matando pelo menos duas pessoas, estava em perigo. Mas há uma acta municipal que o desmente.

A SIC teve acesso à acta de uma Assembleia Municipal da Câmara de Borba, no distrito de Évora, que atesta que o presidente da autarquia sabia desde 2014 que a estrada municipal que ruiu corria o risco de desabar.

Datada de 27 de Dezembro de 2014, a acta cita António Anselmo a revelar aos deputados municipais que tinha sido “informado” de que “havia um estudo da DRE [Direcção Geral de Economia] que informava que a estrada estava em perigo“.

Todavia, o autarca desvalorizou aquela informação, realçando que o problema “se arrasta há 10 anos” e perguntando até “agora é que está em perigo de cair?”. “A estrada só vai ser derrubada se estiver mesmo em perigo”, disse ainda António Anselmo.

O presidente da Câmara admitia que a autarquia podia “limitar o trânsito dos pesados” na estrada, caso recebesse “informações concretas dos técnicos sobre o verdadeiro perigo ali instalado”.

Nuno Veiga / Lusa

Em conferência de imprensa nesta segunda-feira, o dia em que a estrada ruiu, António Anselmo garantiu que “em termos legais e de conhecimento” a Câmara tinha a garantia de que “a situação estava perfeitamente segura”.

Todavia, uma outra reunião realizada em 2014, entre os proprietários de pedreiras da zona e técnicos da Direcção Geral de Energia e Geologia, terminou com a conclusão de que o melhor era encerrar a estrada, face ao perigo existente. Há um documento desse encontro que deixa mesmo o alerta de que se a estrada desabasse, a culpa seria da Câmara.

O colapso de um troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa ocorreu nesta segunda-feira, pelas 15:45 horas, arrastando uma retro-escavadora com dois trabalhadores, e mais duas viaturas, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta, para o poço de uma das pedreiras da zona.

Até ao momento, só foram retirados os corpos dos dois trabalhadores da retro-escavadora, que já tinham sido confirmados como mortos. Haverá ainda mais três pessoas no poço.

SV, ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Querem “descentralizar” serviços centrais, nomeadamente serviços técnicos de segurança e passá-los para presidentes de Câmara sem formação e o resultado é esse. Isso sim é verdadeiro populismo

  2. Perante tão evidente laxismo surpreende-me como ainda não há culpados a fazerem companhia aos outros brincalhões de Alcochete, é que aqui existe crime com pelo menos cinco vidas acabadas ali num sofrimento atroz e poderiam ter sido mais. Impensável e arrepiante ver as imagens daquela “estrada” armadilha aberta ao público, isto é de loucos!

  3. Estranhamente ninguém diz nada sobre a responsabilidade das pedreiras em tapar os buracos que fizeram…
    Levam o lucro e depois quando já não dá para “sacar” mais, deixam as crateras e vão à “falência”!…
    Parece-me óbvio que os administradores das pedreiras devem ser os primeiros a ser chamados à responsabilidade.

  4. Nessa conferência também disse o Sr presidente que assumia as responsabilidades. Que pague então as indemnizações do próprio bolso.

  5. O ministro diz que o estado vai reforçar os taludes em risco com o dinheiro do “fundo do ambiente”… mas então os tipos enchem os bolsos com o que extraem dos buracos e a massa dos contribuintes é que paga os reforços e resolução dos buracos abertos?… é pá isto parece uma anedota… os gajos metem-nos o dedo mesmo até la´cima… aiaiaiaiaiaiaiaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

RESPONDER

Foguete impresso em 3D está quase pronto para a sua primeira missão no Espaço

A Relativity Space é uma empresa que pretende lançar em órbita o primeiro foguete imprimido a 3D. A startup diz que já recolheu o financiamento necessário para a sua primeira missão. Com uma visão inovadora, a …

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …