Mário Soares deixou herança de 17 milhões de euros aos filhos

103

António Cotrim / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

Um colégio privado, casas, terrenos e depósitos bancários constituem parte da herança que Mário Soares deixou aos dois filhos, João Soares e Isabel Soares, num património avaliado em 17 milhões de euros.

Estas contas foram feitas pela revista Sábado que teve por base documentos de registos prediais e da Conservatória do Registo Civil de Lisboa, bem como a última declaração de interesses enviada por João Soares ao Tribunal Constitucional, no âmbito das suas funções de deputado do PS no Parlamento.

“Logo que a divisão do património herdado esteja feita se fará a descrição detalhada do que passa a ser meu”, escreveu João Soares na dita declaração, como cita a Sábado, notando que “todos os bens estão no país” e que “não há bens no estrangeiro”.

A Sábado refere que a habilitação de herdeiros foi feita a 27 de Janeiro de 2017, mas o processo ainda não foi encerrado, faltando dividir o património imobiliário e o Colégio Moderno que eram propriedade do antigo Presidente da República.

O Colégio Moderno é o activo de maior valor, estando avaliado em 12.515.778 euros, segundo a Sábado. Além disso, Mário Soares detinha uma moradia no Algarve avaliada em mais de 760 mil euros, uma casa em Sintra com terrenos agrícolas que valerá mais de 190 mil euros, e dois prédios em Lisboa avaliados em quatro milhões de euros, além de terrenos em Alvor e Azeitão.

A Fundação Mário Soares não entra na herança, já que o seu património é autónomo.

Mário Soares morreu a 7 de Janeiro de 2017, tendo sido uma das figuras marcantes do Século XX português. Foi um dos fundadores do PS,  desempenhou o cargo de primeiro-ministro por duas vezes e foi eleito, também por duas vezes, Presidente da República.

ZAP //

103 Comments

  1. Houve um homem que governou o país e que morreu sem nada …era Amado por uns odiado por outros chama se salazar … Houve outro que governou se a si proprio e aos seus, em ultimo lugar o país …seu nome Mario soares

      • Exagerado!!!!! Houve e há políticos não corruptos!!! Só que o último conhecido morreu há 583 triliões de anos-luz!!!! Presumo que saiba escrever esse número de anos!!!!!

      • Agora os milhões já aparecem! Por isso é que a política interessa a estes ladrões. A Fundação deste gajo para que era? Para a transição do dinheiro do Estado ? Só de uma vez, Guterres passou-lhe 500.000.

    • Roubou, mamou quanto quis e também pisou a Bandeira Nacional, e ainda fazem vénias a esta coisa a quem chamam de dr. (da mula ruça).

    • Bem observado!
      O Dr. Oliveira Salazar era um Cristão e como tal, trabalhou para os outros, tendo enriquecido os portugueses que morriam à fome ou por falta de assistência médica. Baixou a taxa de anlfabetismo de uns 70% para 27%, bem como a taxa de mortalidade infantil de 400 por mil para menos de 40 por mil.
      O outro, que está num lugar infernalmente quente onde as riquezas de nada lhe servem, encheu a boca com a igualdade, colaborou na página mais negra da História de Portugal, a descolonização…, foi um socialista, ateu e mação!

      • Não é verdade: Salazar deixou os Portugueses 90% ricos todos com casas próprias todos estudaram e mais se não tivesse morrido ainda hoje havia as colónias e todos bem.

        • … e deixou a sobrinho 300 mil euros que este teve que meter o estado em tribunal para ser ressarcido da herança. Ora, essa gente que não se cala com o “cai da cadeira” ser honesto. Jazus!… um bandido daqueles que felizmente são raros. Mais vale terem riqueza em bens que cadáveres.

          • Não sei se a sua fonte é credível, até porque a governanta que não sei se ainda é viva testemunhou o ambiente austero em que o dito viveu. Mesmo que seja verdade, em 40 anos o ditador pseudo arrecadou 300.000 € o outro que você defende em pouco mais de 20 arrecadou 17 milhões, sem incluir a fundação e o colégio. É obra.
            Mas se quiser ficar melhor esclarecido leia o livro ” Memórias de um PS desconhecido ” de Rui Mateus. Aí fica completamente esclarecido, mas se ficar com dúvidas o autor ainda deve ser vivo …

      • De duas uma: És um grande mentiroso, ou não sabes do que estás a falar.
        De cristão tinha pouco esqueceu-se de: Não matarás e amarás teu próximo como a ti mesmo!
        ” tendo enriquecido os portugueses que morriam à fome ou por falta de assistência médica.”
        Hospitais eram poucos centros de Saúde não existiam, e quem necessitava de ajuda médica era preciso 4 homens fortes para leva-lo numa cadeira até a estrada (caminho de terra) distante de vários quilómetros, andava-se descalço e barriga vazia.

        • Não quero entrar em polémicas mas foi quem construiu o Hospital Santa Maria e o S. João e centro de saúde até com dentistae isso eu confirmo, usufrui desses serviços…

    • para a minha ideia pessoal o mario soares foi o pior dos homens que portugal teve jà em frança era merda em portugal cotinuou para um prisioneiro politico como arranjou tanto dinheiroe quanto robou os portugueses a fortuna que deixou devia voltar para o estado o menos 50%e nao era demais

  2. Onde é que ele arranjou tanto património???
    com os salários que usufruiu enquanto político??
    Por algum motivo todos querem o poleiro, está á vista….

    • Caso não saiba, o Mário Soares nasceu rico e continuou rico. O pai era o dono do Colégio Moderno, que foi herdado pelo filho. Colégio para gente rica e sempre a facturar desde 1936.

      • Exactamente! E o tal colégio, rendeu-lhe quase 20 milhões?! Era tão rico, tão rico, que quando fugiu para França era sustentado pelos pais e vivia numa casa humilde. Rico, mas muito rico ficou com o dinheiro roubado aos portugueses e até os diamantes de Angola que não ‘falam’ nem estão na conta dos milhões deixados aos descendentes. Vá dormir que o seu mal é sono!

        • muito bem observado! acima de tudo, era um grande HIPÓCRITA pois falava em igualdade e contra o capitalismo, mas gostava da vida de capitalista e foi dono de um colégio para capitalistas.

      • O marocas era rico !!!! AH AH AH. O Sócrates também era herdado !!!! Se quiser ficar melhor esclarecido leia o livro ” Memórias de um PS desconhecido ” de Rui Mateus. Aí fica completamente esclarecido, mas se ficar com dúvidas o autor ainda deve ser vivo …

  3. E uma investigação séria e profunda ás origens de tanto património e de tal fortuna??
    A ser provado que foram obtidos de forma ilícita, reverter a favor do Estado…
    AH!!! Bolas!!! por momentos esqueci me que isso em Portugal não funciona….

  4. … vamos ter eleições. Vamos alimenta-los coitados tão pobres. Mário Soares não foi o professor do Sócrates ? está tudo dito.

  5. É por estes e outros como ele, e são muitos infelizmente, que temos um país como temos. Entrou na politica com um colégio falido, e nada mais tinha, e veja-se como saiu.

  6. Eu nunca entendi porque é que nunca investigaram essa família… não sei bem porquê, mas sempre que que ouço esses nomes lembro-me da cosa nostra… mas muito mais evoluída.

  7. Não percebo tanta indignação quando é por bem evidente que o regresso a Portugal em 74 foi de comboio precisamente para poder trazer todo o património…

  8. O homem pensou deixar uma fortuna ao Povo dele e conseguiu.
    De impostos sobre esta fortuna deve ter liquidador aproximadamente 12 ou 13 Milhões.
    Nada há a dizer, este Senhor levou o pais à banca rota, o seu sucessor Sócrates fez o mesmo e desta vá ser pior com o Sr. Costa.
    Mas enquanto o pau vai e volta folgam as costas!

  9. O colégio moderno, que representa 70% do valor da herança, foi fundado pelo pai de Mário Soares, João Lopes Soares.
    Por isso parem com a demagogia.

    • Mau… assim estragas a “festa”!…
      Os factos não interessam para nada – o importante é dizer mal, mesmo sem saberem NADA sobre o assunto!!

    • Na verdade a ignorância foi a herança de Salazar para este povo. Para governar “em paz”e ser cristão teve uma polícia política que matou muita gente,tirou o direito de ter opinião contrária como os que aqui disseram barbaridades.Pergunto:Quem é o pior ladrão? O que rouba ou o que finge não ver os ladrões?
      O país pertencia aos Melo,Champallimaud,Espírito Santo,Tenreiro e tantos mais. Leiam,investiguem formem uma opinião fundamentada em factos e não em notícias para vender jornais

      • Agora és um ser feliz. Continuas pobre mas podes falar à vontade.
        E agora o país pertence aos espanhóis, angolanos, franceses, brasileiros,…
        Como o amigo sugere… isto melhorou muito!
        Olhe… experimente beber água!

        • É experimente beber muita água… Mas não se afogue! Bem… Afogado já está… Num mar de burrice/estupidez aguda. Não consegue perceber que a maioria dos comentários parvos e ofensivos feitos contra Mário Soares nesta notícia são dos saudosos da ditadura. Também não percebem que se não fosse pela sua luta e de muitos outros e outras como ele (que até morreram por isso) é que agora há liberdade para dizerem as bacoradas que dizem sobre um homem que fez MUITO pela democracia em Portugal. Se a democracia é perfeita? É claro que não! Existe no mundo democracia perfeita? Claro que não! Mas… a ditadura do Salazar era “boa” Não! Basta tirar a liberdade de expressão ao povo para não ser “boa”. Vocês são uma cambada de ingratos que insultam um grande homem que lutou para que vocês tivessem direito a uma opinião! VERGONHA!!! Que nojo de portugueses (para mim não o são!). Querem ditadura e falta de liberdade (prefiro ser pobre e livre que “rico” mas sem liberdade – e não havia essa riqueza toda no esatdo Novo; Nem pouco mais ou menos)? Emigrem para a Coreia do Norte ou para alguns países árabes! Aproveitem e fiquem por lá!!! Não fazem cá falta!

          • Ó ignorante convencido. Pelo facto de se criticar o seu ídolo Marocas quer dizer que se é adepto do António Oliveira ?
            Como é óbvio, toda a gente tem qualquer coisa de bom e o Marocas o que de bom fez foi contribuir para evitar que o burgo virasse para o PCP, agora quanto ao resto, nem se dava ao trabalho de se informar dos assuntos, pagou-se como se fosse rei, basta ver as imagens da viagem em que andou de tartaruga.
            Para deixar de ser tão ignorante leia o livro ” Memórias de um PS desconhecido ” autor Rui Mateus. Depois diga qualquer coisa de útil …

    • Se c Colégio Moderno representasse 70% da herança então a fortuna deixada não seria se 18 milhões porque falta um número – 118 milhões será o nº correcto.

    • O colégio não tem grande valor finaceiro por ser uma escola, mas si pela sua localização, junto da Cidade Universitária, uma das grandes obras do Estadista e sem esmolas!

  10. Alguém me explica para que servem as “Fundações por esse portugal fora???
    99.9% das fundações não existiam se o estado não as subsidiasse, ou seja os nossos impostos.

  11. Quem é que não gostaria ser socialista nestas condições? Não estava de acordo com Salazar e eu também não estava de acordo com tudo, eu emigrei para França trabalhar no duro para governar a vida, este foi viver à custa do PSF, ele voltou e tomou conta disto levando o país duas vezes à banca rota coisa que Salazar jamais fez ou faria e encheu os bolsos, eu voltei para trabalhar de novo no duro e de noite, está visto que isto de trabalho a sério não dá para enriquecer!.

    • Valeram muito e foi tudo muito bem orquestrado! O novo aeroporto de Macau foi pago pelos portugueses mas as comissões de milhões foram parar às mãos de dois ou três. Adivinhem quais?

  12. … parece impossível como ainda existe pessoas que pensam que Soares merece ir mara a Torre do Tombo.
    Santa pobreza de visão, pobres de inteligência que ás tantas é artificial, muda o sistema e ficais desempregados ou falidos de favores.

  13. Já depois de morto, ainda fui prejudicado por esse gajo. Quando andaram com os ossos dele a correr Lisboa, à boa maneira da Coreia do Norte, um dia ia eu de autocarro, tinha pago o meu bilhete, e tive de andar metade do caminho a pé porque a transito estava interrompido.

  14. … peço desculpa por esta falha. Mas a família Soares não é exatamente como a família Santos? qual a diferença destes dois corruptos e exploradores dos contribuintes sérios que mal se podiam olhar nos olhos um do outro, com certeza não é pelo tom de pele, KKKKKKKKKK

  15. Um filho pergunta ao pai. Quem foi Salazar? Salazar foi o homem que pôs correntes no Povo português. E quem foi Mário Soares. Mário Soares foi o homem que tirou as correntes ao Povo português. Mas pai. Quem correntes eram essas? As correntes eram de ouro como aqueles que o teu avô usava para segurar o relógio no bolso do colete.

  16. 17 – 12,5 do colégio = 4,5 M€. Fora offshores. Ele era político a pensar nos desfavorecidos do país, ou um capitalista de sucesso? Não vivia do ar, tinha gastos ainda por cima.

  17. O colégio moderno antes do 25 de abril valia tostões .Estava abaixo de tostão agora vale milhões .O saque é que vale 17 mil milhões.Estes traidores foi com sangue de milhares de pessoas e sofrimento recolheram fortunas obescenas.Esta falsa democracia tem que acabar.Viva a democracia ao serviço do povo.

  18. O colégio moderno antes do 25 de abril valia tostões Ou propriamente abaixo de tostão.Depois Vale milhões .A fortuna durará dezenas anos agrupar se.A ganância sem pingo de humanidade .Milhares que sofreram perdendo a sua vida . País desapareceu foi tomado de assalto.Pior e mais cobarde que o mortagua .Este regime á Hugo Chavez e Maduro vigente e golpista tem que terminar.O povo tem direito a democracia,Vejam os países nórdicos .É o caminho e a vontade da maioria dos portugueses

  19. O socialismo foi a melhor desculpa que uma rapaziada inventou para vir sacar o máximo do nosso dinheiro e distribuí-lo pelos amigos, sob o pretexto que é para ter uma sociedade mais justa e ajudar os coitadinhos.

    Já se aperceberam que os coitadinhos continuam a precisar de ajuda e que todos os serviços públicos que poderemos usufruir temos de pagar no ato do consumo… para além de já o suportarmos pelos impostos? Isto é o socialismo. O nosso dinheiro é sistematicamente roubado.

  20. Bom, há um ditado popular hebraico, cuja tradução diz o seguinte – bem roubadinho e bem poupadinho, sabe tão bem como bem ganhadinho. Realmente a PGR deve ter falta de pessoal, porque uma noticia destas devia dar direito a abertura de um processo de investigação.

  21. penso que a ZAP também só publica o que lhe interessa, porque já são duas publicações minhas que não publica, será que também sofre influencias partidárias e politicas?

    • Caro/a sc,
      Tem dois comentários publicados. O terceiro, que usa linguagem que consideramos imprópria, foi removido pelos nossos mecanismos automáticos de moderação.
      Estes mecanismos são, por natureza, apolíticos, e não destrinçam a cor ou orientação ideológica do comentário insultuoso ou o destinatário do impropério, limitando-se a recusar os comentários que preencham determinados critérios, nomeadamente em termos de vocabulário.
      De qualquer forma, por curiosidade, está entre o grupo dos nossos leitores que acha que o ZAP é “um outlet de extrema esquerda”, ou faz pare do grupo que nos acusa de sermos “porta-voz dos interesses da direita capitalista”?

      • por curiosidade faço parte dos que falam a verdade sobre o estado deste pais, contudo verifico e é bom saber que o vosso sistema faz uma filtragem por grupos de leitores

  22. Provavelmente o maior bandido de Portugal em todos os tempos.
    E quanto ao que (des)fez pela naçao, é comparável ás batatas…: Só produzem debaixo da terra!
    Ainda bem que nao o quizeram no Panteao… coitados dos que lá estao!

    • Na verdade a ignorância foi a herança de Salazar para este povo. Para governar “em paz”e ser cristão teve uma polícia política que matou muita gente,tirou o direito de ter opinião contrária como os que aqui disseram barbaridades.Pergunto:Quem é o pior ladrão? O que rouba ou o que finge não ver os ladrões?
      O país pertencia aos Melo,Champallimaud,Espírito Santo,Tenreiro e tantos mais. Leiam,investiguem formem uma opinião fundamentada em factos e não em notícias para vender jornais

        • E aos novos ‘ricos’ de Portugal daquele estilo traficante mas em grande e batoteiros a quem foi oferecido milhares de milhões pelos próprios bancos que até aceitavam como garantia as acções do próprio banco (como fez o Berardo & Cª) e depois puseram-se ao fresco e ficamos nós contribuintes a pagar todas essa facturas gigantes.

      • Se a resposta era para o meu comentario, com o qual nao concorda, esta no seu direito.
        Ate lhe podem ter contado que Salazar so deixou ignorancia, mas isso e meia verdade, procure a verdade inteira antes de se armar em sabedor.
        Ja agora procure tambem saber quantos inocentes mataram os assassinos da abrilada.
        Os politicos de agora sao menos ladroes segundo a sua ilustre visao… Ou esta a defender a sua laia…

  23. Desculpem mas vocês não passam de uns ingratos, o Homem fez-se a vida, façam-se vocês também, trabalhem como ele trabalhou.

    Deixo aqui uma dica, não se esqueçam de votar PS para as próximas eleições, eles (xuxalistas) agradeçem

  24. É… Muitos saudosos da ditadura. Saudosos do Salazar e do Estado Novo… Que rica altura onde não se podia ter opinião. Não se podia expressá-la. Não se podia sequer fazer comentários como “estes” que por aqui “andam”. Em que, erradamente se diz que se vivia bem, mas não. Havia muita miséria. Estes saudosos se calhar viviam bem nessa altura porque o que tinham era roubado aos pobres. Que bela altura não é? Pois é…
    Mas aqui também há muitos ressabiados das ex-colónias… Aqueles que foram explorar o indígena e enriqueceram. Depois ficaram lixados quando aquilo que se fartaram de roubar lhes foi tirado e devolvido aos indígenas. E depois o Soares é que era ladrão… É.
    Tenho muita vergonha desta gente que faz estes comentários execráveis.
    Não gostam destes tempos agora? Temos pena (não não temos!)! Querem um bom lugar onde têm aquilo que querem (que não é nada mais nada menos que perderem a liberderdade de querer seja o que fôr porque tens alguém que te diz o que queres e o que não)? Coreia do Norte! Aí perdem a vossa liberdade e qualquer hipótese de expressarem a vossa opinião. E não me parece que vão ficar muito ricos…

    • Em França, Mário Soares vivia, como eu, em Paris e dava aulas em Rennes, demorava 7 h de comboio para dar 2 ou 3 horas de aulas, uma vez por semana. No fim de semana particapava em “festas comicios ilegais” (sendo refugiado não podia ter atividade politica). Também conheço a sua vivenda no Algarve, na praia do Alemão, e é bem modesta, agora vale dinheiro, na altura valia pouco. O Mário mais a mulher deixava os guardas na varanda, e iam as compras num carro velho, verde e castanho da ferrugem, era na altura, só Presidente da República. Pareceu-me sempre um homem humilde e simples.

  25. Estejam todos caladinhos…nao vale a pena a manada estrebuchar…temos até o exemplo a senhora do CASACO SILVA a ganhar uma misera reforma de 800€…; e resto que se lixe, ou melhor, o gado que se lixe

  26. Onde é que este senhor foi bastante tanto dinheiro? De certeza absoluta não foi com o vencimento de Presidente.
    Se a filha deste Senhor, Isabel Soares, fizesse aquilo que apregoa, não nos podemos esquecer que foi a mandatária da Ana Gomes, poderia distribuir algum pelos mais necessitados ou então alocar no seu colégio, porque não faltam lá espaços vazios, muitos do que dormem ao relento em Lisboa.

    • Tal qual como fazem os rapazes da direita!!!!Não é o ps um partido de direita? Esperavam de um ps que ajudou a fazer o 25 de novembro que fosse de esquerda e andasse a distribuir o dinheiro pelos pobres? Não foi mário soares que “salvou” estes críticos salazarentos das “garras do copcon”. Mas queixam-se de quê? é com o ps que o país chega a este estado e vocês sempre gostaram? Agora aguentem…

  27. !6 milhoes foram roubados em jogos de poder….. quem perdeu fomos todos nos que estamos aos milhares fora do pais… enquanto os milhoes aparecem nas contas desta gente… pais vai, vai … por ai abaixo… povo tem de emigrar….

  28. Ainda continua a conversa do bom, pobre e honesto Salazar ???!! Haja pachorra para tanta ignorância e não só !!! Esses ignorantes deviam levar com uma PIDE/DGS em cima, que lhes fizesse umas saudáveis massagens ou lhes dessem uma eutanásia humanitária, coisas que eram especialidade de tão carinhosa e caridosa organização !!! Ah, já me esquecia que os aduladores/adoradores do Salazar, que aqui expressaram a sua admiração por tal personagem, não teriam direito ás tais benesses pidescas !!!… Os admiradores do Salazar também não teriam direito a saber as porcarias que o seu padrinho fazia, juntamente com os seus capangas e lacaios, incluíndo corrupção porque, além de não poderem criticar o que nunca saberiam, como têm uns óculos de sola aplaudiriam de pé tudo o que o seu adorado Salazar fizesse. Agora, ao contrário do que acontecia quando o seu querido ídolo mandava no País, os adoradores de Salazar sabem o que se passa e têm o direito, o privilégio e o gozo de criticarem os políticos, a democracia e o que corre menos bem, e tal facto devia ser mais do que suficiente para ganharem juízo, mas incrivelmente isso não acontece !!! Como gostam de ditaduras e de ditadores o que não faltam são paises para onde podem emigrar, desde a Venezuela á Coreia do Norte existem múltiplas opções !!! Salazar promoveu o subdesenvolvimento e a pobreza, com consequente emigração de mais de um milhão e meio de portugueses, e fomentou a estúpida e inútil guerra colonial que provocou a morte a muitos milhares de portugueses e de muitos mais indígenas, extremando posições e tornando impraticável uma descolonização pacífica, tornando impossível a permanência de centenas de milhares de portugueses nas excolónias !!! E foram os políticos pós revolução, incluíndo Mário Soares, que tiveram que lidar com as consequências das porcarias feitas por Salazar !!! Para não falar nos milhares de portugueses que foram presos, torturados e até assassinados apenas porque discordavam do Antoninho Salazar e dos seus capangas e lacaios !!! É fácil de caraterizar e de adjetivar quem defende um tal personagem e um tal regime, infelizmente não posso usar aqui tais palavras que seriam de um vernáculo puro e duro !!! Já não há pachorra !!!!…

  29. uma vida de poupanças, dificuldades e exílios … bancarrotas nacionais, dinheiros de fundações, etc,…e existe quem o considere o pai da democracia…. só se for o pai d determinada democracia , cujo outro exemplo é o seu amigo Sócrates e outros que tais por todos conhecidos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.