Mário Soares deixou herança de 17 milhões de euros aos filhos

António Cotrim / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

Um colégio privado, casas, terrenos e depósitos bancários constituem parte da herança que Mário Soares deixou aos dois filhos, João Soares e Isabel Soares, num património avaliado em 17 milhões de euros.

Estas contas foram feitas pela revista Sábado que teve por base documentos de registos prediais e da Conservatória do Registo Civil de Lisboa, bem como a última declaração de interesses enviada por João Soares ao Tribunal Constitucional, no âmbito das suas funções de deputado do PS no Parlamento.

“Logo que a divisão do património herdado esteja feita se fará a descrição detalhada do que passa a ser meu”, escreveu João Soares na dita declaração, como cita a Sábado, notando que “todos os bens estão no país” e que “não há bens no estrangeiro”.

A Sábado refere que a habilitação de herdeiros foi feita a 27 de Janeiro de 2017, mas o processo ainda não foi encerrado, faltando dividir o património imobiliário e o Colégio Moderno que eram propriedade do antigo Presidente da República.

O Colégio Moderno é o activo de maior valor, estando avaliado em 12.515.778 euros, segundo a Sábado. Além disso, Mário Soares detinha uma moradia no Algarve avaliada em mais de 760 mil euros, uma casa em Sintra com terrenos agrícolas que valerá mais de 190 mil euros, e dois prédios em Lisboa avaliados em quatro milhões de euros, além de terrenos em Alvor e Azeitão.

A Fundação Mário Soares não entra na herança, já que o seu património é autónomo.

Mário Soares morreu a 7 de Janeiro de 2017, tendo sido uma das figuras marcantes do Século XX português. Foi um dos fundadores do PS,  desempenhou o cargo de primeiro-ministro por duas vezes e foi eleito, também por duas vezes, Presidente da República.

ZAP //

PARTILHAR

54 COMENTÁRIOS

  1. Houve um homem que governou o país e que morreu sem nada …era Amado por uns odiado por outros chama se salazar … Houve outro que governou se a si proprio e aos seus, em ultimo lugar o país …seu nome Mario soares

      • Exagerado!!!!! Houve e há políticos não corruptos!!! Só que o último conhecido morreu há 583 triliões de anos-luz!!!! Presumo que saiba escrever esse número de anos!!!!!

    • Roubou, mamou quanto quis e também pisou a Bandeira Nacional, e ainda fazem vénias a esta coisa a quem chamam de dr. (da mula ruça).

    • Bem observado!
      O Dr. Oliveira Salazar era um Cristão e como tal, trabalhou para os outros, tendo enriquecido os portugueses que morriam à fome ou por falta de assistência médica. Baixou a taxa de anlfabetismo de uns 70% para 27%, bem como a taxa de mortalidade infantil de 400 por mil para menos de 40 por mil.
      O outro, que está num lugar infernalmente quente onde as riquezas de nada lhe servem, encheu a boca com a igualdade, colaborou na página mais negra da História de Portugal, a descolonização…, foi um socialista, ateu e mação!

      • Não é verdade: Salazar deixou os Portugueses 90% ricos todos com casas próprias todos estudaram e mais se não tivesse morrido ainda hoje havia as colónias e todos bem.

    • para a minha ideia pessoal o mario soares foi o pior dos homens que portugal teve jà em frança era merda em portugal cotinuou para um prisioneiro politico como arranjou tanto dinheiroe quanto robou os portugueses a fortuna que deixou devia voltar para o estado o menos 50%e nao era demais

  2. Onde é que ele arranjou tanto património???
    com os salários que usufruiu enquanto político??
    Por algum motivo todos querem o poleiro, está á vista….

  3. E uma investigação séria e profunda ás origens de tanto património e de tal fortuna??
    A ser provado que foram obtidos de forma ilícita, reverter a favor do Estado…
    AH!!! Bolas!!! por momentos esqueci me que isso em Portugal não funciona….

    • Caso não saiba, o Mário Soares nasceu rico e continuou rico. O pai era o dono do Colégio Moderno, que foi herdado pelo filho. Colégio para gente rica e sempre a facturar desde 1936. Era gerida pela mulher e agora pela filha. Daí a fortuna…

  4. … vamos ter eleições. Vamos alimenta-los coitados tão pobres. Mário Soares não foi o professor do Sócrates ? está tudo dito.

  5. É por estes e outros como ele, e são muitos infelizmente, que temos um país como temos. Entrou na politica com um colégio falido, e nada mais tinha, e veja-se como saiu.

  6. Eu nunca entendi porque é que nunca investigaram essa família… não sei bem porquê, mas sempre que que ouço esses nomes lembro-me da cosa nostra… mas muito mais evoluída.

  7. Não percebo tanta indignação quando é por bem evidente que o regresso a Portugal em 74 foi de comboio precisamente para poder trazer todo o património…

  8. O homem pensou deixar uma fortuna ao Povo dele e conseguiu.
    De impostos sobre esta fortuna deve ter liquidador aproximadamente 12 ou 13 Milhões.
    Nada há a dizer, este Senhor levou o pais à banca rota, o seu sucessor Sócrates fez o mesmo e desta vá ser pior com o Sr. Costa.
    Mas enquanto o pau vai e volta folgam as costas!

  9. O colégio moderno, que representa 70% do valor da herança, foi fundado pelo pai de Mário Soares, João Lopes Soares.
    Por isso parem com a demagogia.

    • Mau… assim estragas a “festa”!…
      Os factos não interessam para nada – o importante é dizer mal, mesmo sem saberem NADA sobre o assunto!!

    • Na verdade a ignorância foi a herança de Salazar para este povo. Para governar “em paz”e ser cristão teve uma polícia política que matou muita gente,tirou o direito de ter opinião contrária como os que aqui disseram barbaridades.Pergunto:Quem é o pior ladrão? O que rouba ou o que finge não ver os ladrões?
      O país pertencia aos Melo,Champallimaud,Espírito Santo,Tenreiro e tantos mais. Leiam,investiguem formem uma opinião fundamentada em factos e não em notícias para vender jornais

      • Agora és um ser feliz. Continuas pobre mas podes falar à vontade.
        E agora o país pertence aos espanhóis, angolanos, franceses, brasileiros,…
        Como o amigo sugere… isto melhorou muito!
        Olhe… experimente beber água!

  10. Alguém me explica para que servem as “Fundações por esse portugal fora???
    99.9% das fundações não existiam se o estado não as subsidiasse, ou seja os nossos impostos.

  11. Quem é que não gostaria ser socialista nestas condições? Não estava de acordo com Salazar e eu também não estava de acordo com tudo, eu emigrei para França trabalhar no duro para governar a vida, este foi viver à custa do PSF, ele voltou e tomou conta disto levando o país duas vezes à banca rota coisa que Salazar jamais fez ou faria e encheu os bolsos, eu voltei para trabalhar de novo no duro e de noite, está visto que isto de trabalho a sério não dá para enriquecer!.

  12. E os sacos de dinheiro que andaram a voar em Macau quando era governador o melancia, grande amigo do soares, não valeram nada??

  13. … parece impossível como ainda existe pessoas que pensam que Soares merece ir mara a Torre do Tombo.
    Santa pobreza de visão, pobres de inteligência que ás tantas é artificial, muda o sistema e ficais desempregados ou falidos de favores.

  14. Já depois de morto, ainda fui prejudicado por esse gajo. Quando andaram com os ossos dele a correr Lisboa, à boa maneira da Coreia do Norte, um dia ia eu de autocarro, tinha pago o meu bilhete, e tive de andar metade do caminho a pé porque a transito estava interrompido.

  15. … peço desculpa por esta falha. Mas a família Soares não é exatamente como a família Santos? qual a diferença destes dois corruptos e exploradores dos contribuintes sérios que mal se podiam olhar nos olhos um do outro, com certeza não é pelo tom de pele, KKKKKKKKKK

  16. Um filho pergunta ao pai. Quem foi Salazar? Salazar foi o homem que pôs correntes no Povo português. E quem foi Mário Soares. Mário Soares foi o homem que tirou as correntes ao Povo português. Mas pai. Quem correntes eram essas? As correntes eram de ouro como aqueles que o teu avô usava para segurar o relógio no bolso do colete.

  17. 17 – 12,5 do colégio = 4,5 M€. Fora offshores. Ele era político a pensar nos desfavorecidos do país, ou um capitalista de sucesso? Não vivia do ar, tinha gastos ainda por cima.

  18. O colégio moderno antes do 25 de abril valia tostões .Estava abaixo de tostão agora vale milhões .O saque é que vale 17 mil milhões.Estes traidores foi com sangue de milhares de pessoas e sofrimento recolheram fortunas obescenas.Esta falsa democracia tem que acabar.Viva a democracia ao serviço do povo.

  19. O colégio moderno antes do 25 de abril valia tostões Ou propriamente abaixo de tostão.Depois Vale milhões .A fortuna durará dezenas anos agrupar se.A ganância sem pingo de humanidade .Milhares que sofreram perdendo a sua vida . País desapareceu foi tomado de assalto.Pior e mais cobarde que o mortagua .Este regime á Hugo Chavez e Maduro vigente e golpista tem que terminar.O povo tem direito a democracia,Vejam os países nórdicos .É o caminho e a vontade da maioria dos portugueses

  20. O socialismo foi a melhor desculpa que uma rapaziada inventou para vir sacar o máximo do nosso dinheiro e distribuí-lo pelos amigos, sob o pretexto que é para ter uma sociedade mais justa e ajudar os coitadinhos.

    Já se aperceberam que os coitadinhos continuam a precisar de ajuda e que todos os serviços públicos que poderemos usufruir temos de pagar no ato do consumo… para além de já o suportarmos pelos impostos? Isto é o socialismo. O nosso dinheiro é sistematicamente roubado.

  21. Bom, há um ditado popular hebraico, cuja tradução diz o seguinte – bem roubadinho e bem poupadinho, sabe tão bem como bem ganhadinho. Realmente a PGR deve ter falta de pessoal, porque uma noticia destas devia dar direito a abertura de um processo de investigação.

  22. penso que a ZAP também só publica o que lhe interessa, porque já são duas publicações minhas que não publica, será que também sofre influencias partidárias e politicas?

    • Caro/a sc,
      Tem dois comentários publicados. O terceiro, que usa linguagem que consideramos imprópria, foi removido pelos nossos mecanismos automáticos de moderação.
      Estes mecanismos são, por natureza, apolíticos, e não destrinçam a cor ou orientação ideológica do comentário insultuoso ou o destinatário do impropério, limitando-se a recusar os comentários que preencham determinados critérios, nomeadamente em termos de vocabulário.
      De qualquer forma, por curiosidade, está entre o grupo dos nossos leitores que acha que o ZAP é “um outlet de extrema esquerda”, ou faz pare do grupo que nos acusa de sermos “porta-voz dos interesses da direita capitalista”?

      • por curiosidade faço parte dos que falam a verdade sobre o estado deste pais, contudo verifico e é bom saber que o vosso sistema faz uma filtragem por grupos de leitores

  23. Provavelmente o maior bandido de Portugal em todos os tempos.
    E quanto ao que (des)fez pela naçao, é comparável ás batatas…: Só produzem debaixo da terra!
    Ainda bem que nao o quizeram no Panteao… coitados dos que lá estao!

    • Na verdade a ignorância foi a herança de Salazar para este povo. Para governar “em paz”e ser cristão teve uma polícia política que matou muita gente,tirou o direito de ter opinião contrária como os que aqui disseram barbaridades.Pergunto:Quem é o pior ladrão? O que rouba ou o que finge não ver os ladrões?
      O país pertencia aos Melo,Champallimaud,Espírito Santo,Tenreiro e tantos mais. Leiam,investiguem formem uma opinião fundamentada em factos e não em notícias para vender jornais

      • Se a resposta era para o meu comentario, com o qual nao concorda, esta no seu direito.
        Ate lhe podem ter contado que Salazar so deixou ignorancia, mas isso e meia verdade, procure a verdade inteira antes de se armar em sabedor.
        Ja agora procure tambem saber quantos inocentes mataram os assassinos da abrilada.
        Os politicos de agora sao menos ladroes segundo a sua ilustre visao… Ou esta a defender a sua laia…

RESPONDER

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …