“Mário Centeno, o Cativador” não revelou o que todos queriam saber

Rodrigo Antunes / Lusa

Ministro das Finanças, Mário Centeno, durante conferência de imprensa sobre proposta do Orçamento do Estado para 2019.

Mário Centeno, ministro das Finanças, não deu aos deputados o número que todos queriam saber, quanto ao valor das cativações para 2019, avançando apenas uma evasiva previsão.

Centeno referiu no Parlamento, perante a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e a Comissão de Trabalho e Segurança Social, no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2019 (OE2019), que as cativações atingiram um valor próximo dos 500 milhões de euros em 2018.

Mas quanto aos valores de 2019, só nos “próximos dias” se saberá, notou o ministro das Finanças.

O governante respondia aos deputados dos vários partidos que o questionaram sobre as cativações, com o deputado do PSD Duarte Pacheco a apelidar o ministro das Finanças de “Mário, o cativador”.

Duarte Pacheco referiu-se ao OE2019 como “manhoso” e pouco transparente, exigindo saber o valor das cativações. Mas Mário Centeno não respondeu, acusando antes o PSD de apresentar “propostas desesperadas” e “de outros partidos, porque são o contrário do que sempre defendeu”.

Também a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua insistiu no valor das cativações, acusando o Governo de inscrever “uma meta no Orçamento para cumprir outra”.

O deputado do CDS João Almeida abordou igualmente o assunto, pretendendo saber se haverá “outro ano extraordinário de cativações”.

Investimento no SNS atinge “valor mais elevado” dos últimos 20 anos

No Parlamento, Centeno garantiu que o investimento aumentou 34% até Outubro, e que o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) “cresce 52% e atingirá este ano o valor mais elevado das últimas duas décadas”.

Também na CP – Comboios de Portugal há um “forte crescimento de 21%”, enquanto na Infraestruturas de Portugal (IP) a subida é de 138%, mais 63 milhões, sobretudo no âmbito do “projecto Ferrovia 2020”.

O ministro das Finanças adiantou ainda que na Polícia Judiciária a despesa com investimento “mais do que triplicou”, com o investimento no Ministério da Administração Interna a registar um acréscimo de 47%.

“São apenas alguns dos números do que é o Orçamento de 2018 e que se projectam no OE2019”, defendeu o governante.

“Ao longo da legislatura, o orçamento da Saúde aumenta 1.900 milhões de euros“, reforçou também, acrescentando que na Educação são mais 685 milhões de euros.

Os partidos apresentaram já 527 propostas de alteração ao OE2019. Só o PSD apresentou mais de 100 propostas de alteração, entre elas medidas para travar a especulação imobiliária, a redução do IVA para espectáculos e até produtos de poupança.

O prazo de entrega de propostas de alteração termina nesta sexta-feira às 19 horas. Depois do debate destas propostas, a votação final global está marcada para 29 de Novembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente alguém trata esta criatura pelo seu nome correto e que ficará para a posterioridade das finanças públicas “Centeno, O Cativador – 2015-2019”.

    Se o Sousa Franco soubesse o que este homem anda a fazer com as contas públicas… andaria seguramente às voltas na campa. Deus o tenha.

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …