“Mário Centeno, o Cativador” não revelou o que todos queriam saber

Rodrigo Antunes / Lusa

Ministro das Finanças, Mário Centeno, durante conferência de imprensa sobre proposta do Orçamento do Estado para 2019.

Mário Centeno, ministro das Finanças, não deu aos deputados o número que todos queriam saber, quanto ao valor das cativações para 2019, avançando apenas uma evasiva previsão.

Centeno referiu no Parlamento, perante a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e a Comissão de Trabalho e Segurança Social, no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2019 (OE2019), que as cativações atingiram um valor próximo dos 500 milhões de euros em 2018.

Mas quanto aos valores de 2019, só nos “próximos dias” se saberá, notou o ministro das Finanças.

O governante respondia aos deputados dos vários partidos que o questionaram sobre as cativações, com o deputado do PSD Duarte Pacheco a apelidar o ministro das Finanças de “Mário, o cativador”.

Duarte Pacheco referiu-se ao OE2019 como “manhoso” e pouco transparente, exigindo saber o valor das cativações. Mas Mário Centeno não respondeu, acusando antes o PSD de apresentar “propostas desesperadas” e “de outros partidos, porque são o contrário do que sempre defendeu”.

Também a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua insistiu no valor das cativações, acusando o Governo de inscrever “uma meta no Orçamento para cumprir outra”.

O deputado do CDS João Almeida abordou igualmente o assunto, pretendendo saber se haverá “outro ano extraordinário de cativações”.

Investimento no SNS atinge “valor mais elevado” dos últimos 20 anos

No Parlamento, Centeno garantiu que o investimento aumentou 34% até Outubro, e que o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) “cresce 52% e atingirá este ano o valor mais elevado das últimas duas décadas”.

Também na CP – Comboios de Portugal há um “forte crescimento de 21%”, enquanto na Infraestruturas de Portugal (IP) a subida é de 138%, mais 63 milhões, sobretudo no âmbito do “projecto Ferrovia 2020”.

O ministro das Finanças adiantou ainda que na Polícia Judiciária a despesa com investimento “mais do que triplicou”, com o investimento no Ministério da Administração Interna a registar um acréscimo de 47%.

“São apenas alguns dos números do que é o Orçamento de 2018 e que se projectam no OE2019”, defendeu o governante.

“Ao longo da legislatura, o orçamento da Saúde aumenta 1.900 milhões de euros“, reforçou também, acrescentando que na Educação são mais 685 milhões de euros.

Os partidos apresentaram já 527 propostas de alteração ao OE2019. Só o PSD apresentou mais de 100 propostas de alteração, entre elas medidas para travar a especulação imobiliária, a redução do IVA para espectáculos e até produtos de poupança.

O prazo de entrega de propostas de alteração termina nesta sexta-feira às 19 horas. Depois do debate destas propostas, a votação final global está marcada para 29 de Novembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente alguém trata esta criatura pelo seu nome correto e que ficará para a posterioridade das finanças públicas “Centeno, O Cativador – 2015-2019”.

    Se o Sousa Franco soubesse o que este homem anda a fazer com as contas públicas… andaria seguramente às voltas na campa. Deus o tenha.

RESPONDER

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …

"Mais Siza e menos Centeno". Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso. De acordo com …

FBI já apurou a causa da morte de três turistas na República Dominicana

Testes toxicológicos apresentados esta semana pelo FBI determinaram que a morte de três turistas norte-americanos na República Dominicana se deveu a causas naturais, avança o jornal New York Times. De acordo com o diário, no caso …

"Discos encriptados de Rui Pinto são pisa papéis para a Judiciária"

A Polícia Judiciária "precisaria de milhares de anos" para conseguir" descodificar os discos encriptados pelo hacker Rui Pinto, onde se acredita que estejam provas relevantes sobre os alegados roubos de emails e os acessos ilegais …