Marinho e Pinto abandona MPT e vai criar novo partido

RTP / Flickr

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito eurodeputado pelo MPT

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito eurodeputado pelo MPT

O eurodeputado Marinho e Pinto, eleito pelo MPT, pretende criar um novo partido este ano e conta ter o processo pronto para entregar no Tribunal Constitucional até ao final de Outubro, disse esta quinta-feira o próprio à agência Lusa.

O programa será ainda elaborado no âmbito de uma reunião de fundadores, disse Marinho e Pinto, frisando que reúne apoiantes em todo o país, das mais variadas áreas.

Depois de aprovada a declaração de princípios e os estatutos com que se apresentará o novo partido — cujo nome deverá ser Partido Democrático Republicano —, serão recolhidas as assinaturas necessárias (7500) a submeter ao Tribunal Constitucional.

“Estamos a trabalhar na elaboração da declaração de princípios e do projecto de estatutos, e quando estiver concluído convocamos uma assembleia de fundadores para fazermos a aprovação”, afirmou o advogado, eleito nas últimas europeias pelo Movimento Partido da Terra (MPT).

O partido, acrescentou, terá como principal objectivo “contribuir para a resolução dos graves problemas” do país. “É um partido que irá pôr os interesses dos cidadãos acima dos interesses dos agentes políticos”, sublinhou. O nome será discutido e aprovado em reunião da assembleia constituinte, ainda não agendada.

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados declarou ainda que o partido será constituído de acordo com as convicções de “um conjunto muito amplo de pessoas totalmente insatisfeitas com a situação que o país atingiu” e com o que classificou de “degenerescência das instituições democráticas e o apodrecimento que se verifica em muitas instituições da República”.

São essas pessoas “inconformadas” que querem “contribuir para uma nova forma de fazer política, com mais honestidade”, frisou, em declarações à Lusa por telefone.

A notícia da criação do novo partido foi avançada pela edição electrónica do jornal i, citando fonte próxima do eurodeputado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou a 1ª na lista se me aceitarem mesmo aos 70 anos sou de lutas sérias tal como esse grande Sr. nunca estive filiada em Partidos de chacha e de mentirosos, Fui convidada sim aquando do inicio do MPT mas antes de aceitar houve algo que não era bem assim dai não ter ido mas nunca é tarde para meter a cabeça e levantar um País : Tenho tanta força como anos mas que não me pesam o que me pesa sim são as injustiças que todos nós deixamos fazer a estes miúdos que sem saberem ler nem escrever são mandantes dum País que foi ao fundo pela incompetência de Incompetentes e sabujos

  2. Que dizer….que a sociedade portuguesa precisa de ser regenerada…precisa, que será o sr. Marinho Pinto a iniciar esse processo….duvido. E porque? Penso que talvez tenha ficado com uma falsa ideia, mas a ideia com que fiquei é que o Sr. Marinho Pinto que prezo aproveitou-se dum partido, foi eleito para a Europa, mas ainda nesta área não deu provas de competência…faladura até agora só e já pensa em Portugal, então porque se candidatou à Europa se não era isso que queria? Não sei não…mas parece que esta a dar um passo maior que a perna e nestes casos, quando assim é o manco fica pela caminho, na corrida de estafeta…Gostava que assim não fosse…verdade, mas quere-me que ainda não vai ser este Sr. a conseguir a dita regeneração social e politica da nossa sociedade, pois cheira-me a interesse muito pessoal de evidenciação, sem ter para já, feito algo ou dito de relevante…A ver vamos…e que eu me engane

  3. até que enfim que vamos poder ter um grande HOMEM na politica PORTUGUESA.
    A VER SE NOS LIVRAMOS DESTA CANALHA !!!
    FORÇA SRº-MARINHO PINTO

  4. Serei dos primeiros a tornar-me Sócio do Partido , acho que não me arrependerei, confio inteiramente no Dtº. Marinho Pinto , temos de Mudar o Rumo a Portugal

  5. Simpatizo bastante com o Sr. Dr. Marinho e Pinto pela sua frontalidade e verticalidade, bem como pelos princípios que parece defender: justiça, honra e direito à dignidade. Fiquei muito satisfeito quando o vi entrar na vida política activa. Pensei de imediato que teríamos aí um homem de carácter e honesto, aquilo que muitas vezes falta na vida política. Mas agora penso que talvez me tenha entusiasmado em demasia. Aquilo que me é dado agora conhecer através da comunicação social de ontem, sugere-me que a sua atitude foi de menos honestidade para com o partido MPT que o acolheu, e através do qual se tornou politicamente conhecido, chegando mesmo até Bruxelas, Nem sequer terá comunicado ao partido o seu projecto de mudança de rumo, tendo aquele tomado conhecimento também através da comunicação social. É pena, porque necessitamos urgentemente de alternativas, que não temos. Por mim ter-me-ei agora de me convencer que o Dr. Marinho e Pinto é aquele do antes do MPT e não o de hoje, porque senão fico tremendamente desapontado e sem uma visão de alternativa para o momento político que atravessamos.

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …