Marinho e Pinto abandona MPT e vai criar novo partido

RTP / Flickr

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito eurodeputado pelo MPT

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito eurodeputado pelo MPT

O eurodeputado Marinho e Pinto, eleito pelo MPT, pretende criar um novo partido este ano e conta ter o processo pronto para entregar no Tribunal Constitucional até ao final de Outubro, disse esta quinta-feira o próprio à agência Lusa.

O programa será ainda elaborado no âmbito de uma reunião de fundadores, disse Marinho e Pinto, frisando que reúne apoiantes em todo o país, das mais variadas áreas.

Depois de aprovada a declaração de princípios e os estatutos com que se apresentará o novo partido — cujo nome deverá ser Partido Democrático Republicano —, serão recolhidas as assinaturas necessárias (7500) a submeter ao Tribunal Constitucional.

“Estamos a trabalhar na elaboração da declaração de princípios e do projecto de estatutos, e quando estiver concluído convocamos uma assembleia de fundadores para fazermos a aprovação”, afirmou o advogado, eleito nas últimas europeias pelo Movimento Partido da Terra (MPT).

O partido, acrescentou, terá como principal objectivo “contribuir para a resolução dos graves problemas” do país. “É um partido que irá pôr os interesses dos cidadãos acima dos interesses dos agentes políticos”, sublinhou. O nome será discutido e aprovado em reunião da assembleia constituinte, ainda não agendada.

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados declarou ainda que o partido será constituído de acordo com as convicções de “um conjunto muito amplo de pessoas totalmente insatisfeitas com a situação que o país atingiu” e com o que classificou de “degenerescência das instituições democráticas e o apodrecimento que se verifica em muitas instituições da República”.

São essas pessoas “inconformadas” que querem “contribuir para uma nova forma de fazer política, com mais honestidade”, frisou, em declarações à Lusa por telefone.

A notícia da criação do novo partido foi avançada pela edição electrónica do jornal i, citando fonte próxima do eurodeputado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou a 1ª na lista se me aceitarem mesmo aos 70 anos sou de lutas sérias tal como esse grande Sr. nunca estive filiada em Partidos de chacha e de mentirosos, Fui convidada sim aquando do inicio do MPT mas antes de aceitar houve algo que não era bem assim dai não ter ido mas nunca é tarde para meter a cabeça e levantar um País : Tenho tanta força como anos mas que não me pesam o que me pesa sim são as injustiças que todos nós deixamos fazer a estes miúdos que sem saberem ler nem escrever são mandantes dum País que foi ao fundo pela incompetência de Incompetentes e sabujos

  2. Que dizer….que a sociedade portuguesa precisa de ser regenerada…precisa, que será o sr. Marinho Pinto a iniciar esse processo….duvido. E porque? Penso que talvez tenha ficado com uma falsa ideia, mas a ideia com que fiquei é que o Sr. Marinho Pinto que prezo aproveitou-se dum partido, foi eleito para a Europa, mas ainda nesta área não deu provas de competência…faladura até agora só e já pensa em Portugal, então porque se candidatou à Europa se não era isso que queria? Não sei não…mas parece que esta a dar um passo maior que a perna e nestes casos, quando assim é o manco fica pela caminho, na corrida de estafeta…Gostava que assim não fosse…verdade, mas quere-me que ainda não vai ser este Sr. a conseguir a dita regeneração social e politica da nossa sociedade, pois cheira-me a interesse muito pessoal de evidenciação, sem ter para já, feito algo ou dito de relevante…A ver vamos…e que eu me engane

  3. até que enfim que vamos poder ter um grande HOMEM na politica PORTUGUESA.
    A VER SE NOS LIVRAMOS DESTA CANALHA !!!
    FORÇA SRº-MARINHO PINTO

  4. Serei dos primeiros a tornar-me Sócio do Partido , acho que não me arrependerei, confio inteiramente no Dtº. Marinho Pinto , temos de Mudar o Rumo a Portugal

  5. Simpatizo bastante com o Sr. Dr. Marinho e Pinto pela sua frontalidade e verticalidade, bem como pelos princípios que parece defender: justiça, honra e direito à dignidade. Fiquei muito satisfeito quando o vi entrar na vida política activa. Pensei de imediato que teríamos aí um homem de carácter e honesto, aquilo que muitas vezes falta na vida política. Mas agora penso que talvez me tenha entusiasmado em demasia. Aquilo que me é dado agora conhecer através da comunicação social de ontem, sugere-me que a sua atitude foi de menos honestidade para com o partido MPT que o acolheu, e através do qual se tornou politicamente conhecido, chegando mesmo até Bruxelas, Nem sequer terá comunicado ao partido o seu projecto de mudança de rumo, tendo aquele tomado conhecimento também através da comunicação social. É pena, porque necessitamos urgentemente de alternativas, que não temos. Por mim ter-me-ei agora de me convencer que o Dr. Marinho e Pinto é aquele do antes do MPT e não o de hoje, porque senão fico tremendamente desapontado e sem uma visão de alternativa para o momento político que atravessamos.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …