PSD devia ter sido “refrescado” após Europeias. Marco António vai sair da Assembleia da República

O ex-vice-presidente do PSD Marco António Costa considera que “teria sido útil um refrescamento no PSD após as europeias”, numa entrevista em que anuncia que não será deputado na próxima legislatura.

Numa entrevista ao Público e à Rádio Renascença, e quando questionado sobre se o líder do PSD, Rui Rio, deveria ter colocado o lugar à disposição após o mau resultado nas europeias, Marco António Costa evita responder: “Não queria dizer muito mais do que isto.”

O PSD precisa de ter um golpe de alma para as próximas eleições. Ele pode ser obtido de várias maneiras. Ou por uma atitude do líder ou por um programa altamente reformista que conduza o debate nas próximas legislativas”, defende.

O presidente da comissão parlamentar de Defesa considera “um bocado redutor” dizer que Rio “falhou” nas europeias de 26 de maio, argumentando que houve “vários fatores que se associaram para que isso sucedesse” e insistindo na necessidade de um “programa reformista” que permita ultrapassar as dificuldades. “O líder do partido precisa de dar sinais de unidade interna e isso constrói-se”, defende.

À pergunta se isso vai acontecer, Marco António responde: “Tem de perguntar ao dr. Rui Rio. O Dr. Passos Coelho foi eleito líder, tinha uma bancada escolhida pela dra. Ferreira Leite e chegou a primeiro-ministro. É tudo uma questão de arte e tolerância e bom senso”.

Os jornalistas perguntam depois se Rui Rio tem bom senso, ao que Marco António responde: “Não sei.” As entrevistadoras insistem e o deputado acrescenta: “Espero que tenha. Julgo que é uma pessoa moderada, no essencial, às vezes sobressaem aspetos da personalidade dele que nem sempre o retratam”.

Na entrevista, Marco António Costa afirma que o partido “foi inábil” a lidar com a questão da contagem do tempo de serviço congelado aos professores durante a crise, chegando mesmo a dizer “foi uma armadilha em que o PSD caiu”.

Marco António confirma ainda a sua saída da Assembleia da República na próxima legislatura, depois de ter sido deputado eleito nas últimas três, afirmando que só não saiu mais cedo do parlamento por causa da comissão de inquérito ao furto de armas em Tancos, cujo relatório foi votado na quarta-feira.

“Não saio por estar em conflito com ninguém nem por estar de mal com a vida política nem com a minha vida. Não desejo nem pretendo transmitir uma mensagem de que estou a fazer um afastamento”, sublinha o antigo vice-presidente do PSD durante a liderança de Pedro Passos Coelho.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Como o celebre Marco António, acaba por se suicidar “Politicamente falando” !!!……… Só lhe falta uma Cleópatra para lhe fazer companhia, e há uma …….adivinhem !

RESPONDER

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Já há onzes oficiais

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …