Marcelo já decidiu: vai vetar lei do financiamento dos partidos

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, que está a recuperar de uma cirurgia a uma hérnia umbilical, vai anunciar esta decisão no final da próxima semana.

De acordo com o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa vai vetar as alterações à lei do financiamento dos partidos. A decisão já estava tomada antes de ser internado de urgência no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e deverá ser anunciada no final da semana.

Na segunda-feira, já depois de ter alta hospitalar, o Presidente da República vai falar ao país, na habitual mensagem de Ano Novo, e vai querer deixar passar algum tempo antes de voltar a pronunciar-se. O semanário adianta que o veto só deverá ser conhecido depois do jogo Benfica-Sporting, que acontece na quarta-feira, devido à atenção mediática.

Segundo o Diário de Notícias, Marcelo tem a partir de hoje 12 dias para decidir se veta, ou não, as alterações à lei. Se optar pelo veto, o diploma é devolvido à Assembleia da República para eventuais alterações, normalmente apontadas numa mensagem fundamentada sobre as objeções de Belém. Por ser uma lei orgânica, o Parlamento pode reconfirmá-la por dois terços dos deputados.

Caso contrário, se o chefe de Estado optar pela promulgação, a lei entra em vigor depois de estar publicada em Diário da República mas, ainda assim, Marcelo poderá pedir a fiscalização sucessiva do diploma ao Tribunal Constitucional.

O Parlamento aprovou no passado dia 21, em votação final global, alterações à lei do financiamento dos partidos, com o voto contra do CDS-PP e do PAN, que retira os limites à angariação de fundos e prevê que possam pedir a devolução total do IVA sobre todas as despesas.

Posteriormente, o Presidente sugeriu ao primeiro-ministro e aos deputados que poderiam requerer a fiscalização preventiva das alterações à lei do financiamento dos partidos junto do Tribunal Constitucional.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Só podia ser! A lei vai voltar ao parlamento e as coisas já não serão discutidas em 17 minutos e no segredo dos Deuses. Como essas corjas ainda devem ter alguma raça de vergonha, tudo levará uma volta muito grande, penso eu de que…! O PCP lá terá que pagar o IVA das festas do avante e não só. Os vários processos do PS continuarão no Tribunal Constitucional e eles terão de ir roubar a outro lado para equilibrar as contas. Eu, que voto sempre contrariado, da próxima vez nem lá ponho os pés…!! Tenho dito!! Escrito!!

      • Descem baixo de toda a maneira. Ainda vêm atirar poeira para os olhos dizendo que essa lei não ia criar encargos para o Estado e que não foi cozinhada em segredo. E que teve um amplo consenso partidário. Pudera…Os do berloque vieram dizer que não concordam com muitos pontos da lei, mas votaram-na favoravelmente. Se tivessem vergonha metiam-se pelo chão abaixo!!

        • Estou a ficar senil.
          Por ouvir dizer que há politiqueiros, de baixa estirpe, com assento na Assembleia da República(?) que não concordam com muitos pontos da lei mas votaram-na favoravelmente.

  2. Ao longo destes 43 anos de Democracia nas eleições para
    as presidenciais não votei nos dois melhores presidentes.. Ramalho Eanes e Marcelo Rebelo de Sousa. Este último está me a fascinar. Se for verdade que vai vetar esta lei… Irá ter sempre a minha admiração..

    • HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!!!!! O Ramalho Eanes e o Marcelo… Os dois melhores Presidentes em 43 anos de democracia?… HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!!!!! Admiração sua? Claro! Admira-se com tãaaaaaoooooo pouco. Eanes e Marcelo… Agora, já “ouvi” tudo…

  3. Ao Vetar as alterações à lei do financiamento dos partidos.
    Já tinha a minha consideração e passa a ter melhor e mais, os portuguêses honestos e sinceros agradecem Senhor Presidente da República, Marcelo Ribeiro Sousa.
    E os Partidos aprovaram em segredo e quantos aprovam outras coisas que o povo não sabe!!!!!????
    E esses Partidos da Extrema Esquerda a querem mais para o seu umbigo, e dizem que estão na Assembleia para ajudar os pobrezinhos!!!!!!!????
    Era a quererem roubar de mais, pois admira-me o PCP, BE, PS e PSD partidos de esquerda e de extrema esquerda e de direita, a seguirem as pisadas de quem tira ao povo.
    Eu e muitos portuguêses não confiamos em vós.
    O PS que deve há Banca 6 milhões de euros, está criar solução para pagar!!!!!
    Abaixo essa gente que dá 6,00€ e 10,00€ de aumento aos reformados e passa a aumentar, água, gaz, energia eléctrica, pão, bebidas, Auto-Estradas, transportes públicos etc… etc…Então para que é esse miserável aumento????????
    E vocês a quererem comer mais…mais.. mais…
    Deviam era reduzir os vencimentos como Angola o fez…e acabar com a Subvenção Vitalícia, devem sim ter a reforma como os mais portuguêses e aos 67 anos…
    DEUS NÃO DORME…NÃO SE ESQUEÇAM QUE JUSTIÇA DE DEUS VOS ESPERA…
    Como é que dois Partidos de Extrema Esquerda que nada têm do PS aliaram-se ao PS????????
    É só para o tacho e seu umbigo, já não acredito nessa gente é tudo igual, todos comem no mesmo tacho…
    VIVA PORTUGAL ABAIXO OS QUEREM VIVER Á CUSTA DO ZÉ POVINHO…

  4. Caramba! Agora o Expresso, para além de publicar notícias, também lê mentes… à distância! Oh Expresso: Em que é que estou a pensar agora?

  5. o “eu” como de costume .. esta na galaxia da geringonça conven-lhe mudar de assunto e nao sabe como….ehehehehe… o que esta em causa é a lei que dá aos partidos milhoes e milhoes para se auto enriquecerem cada vez mais e o “eu” nao percebe….. nao lhe interessa… como e que ele ia depois receber a avençazita?????
    quanto ao imi…. o que devia ser abolido era o imposto em geral…..nao a este ou aquele. imi e um imposto so possivel em tempos em que o pais estava com crise financeira e com graves problemas de falencia tecnica. hoje nada disto se passa…..
    marcelo se vetar a lei fica bem na fotografia ..mas sabe que a geringonça e certa oposiçao vai ter opçoes de manobra para que tudo se resolva na boa…. ate ja nao ha ninguem que suscite o tribunal constitucional!!!!

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …