Marcelo já decidiu: vai vetar lei do financiamento dos partidos

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, que está a recuperar de uma cirurgia a uma hérnia umbilical, vai anunciar esta decisão no final da próxima semana.

De acordo com o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa vai vetar as alterações à lei do financiamento dos partidos. A decisão já estava tomada antes de ser internado de urgência no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e deverá ser anunciada no final da semana.

Na segunda-feira, já depois de ter alta hospitalar, o Presidente da República vai falar ao país, na habitual mensagem de Ano Novo, e vai querer deixar passar algum tempo antes de voltar a pronunciar-se. O semanário adianta que o veto só deverá ser conhecido depois do jogo Benfica-Sporting, que acontece na quarta-feira, devido à atenção mediática.

Segundo o Diário de Notícias, Marcelo tem a partir de hoje 12 dias para decidir se veta, ou não, as alterações à lei. Se optar pelo veto, o diploma é devolvido à Assembleia da República para eventuais alterações, normalmente apontadas numa mensagem fundamentada sobre as objeções de Belém. Por ser uma lei orgânica, o Parlamento pode reconfirmá-la por dois terços dos deputados.

Caso contrário, se o chefe de Estado optar pela promulgação, a lei entra em vigor depois de estar publicada em Diário da República mas, ainda assim, Marcelo poderá pedir a fiscalização sucessiva do diploma ao Tribunal Constitucional.

O Parlamento aprovou no passado dia 21, em votação final global, alterações à lei do financiamento dos partidos, com o voto contra do CDS-PP e do PAN, que retira os limites à angariação de fundos e prevê que possam pedir a devolução total do IVA sobre todas as despesas.

Posteriormente, o Presidente sugeriu ao primeiro-ministro e aos deputados que poderiam requerer a fiscalização preventiva das alterações à lei do financiamento dos partidos junto do Tribunal Constitucional.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Só podia ser! A lei vai voltar ao parlamento e as coisas já não serão discutidas em 17 minutos e no segredo dos Deuses. Como essas corjas ainda devem ter alguma raça de vergonha, tudo levará uma volta muito grande, penso eu de que…! O PCP lá terá que pagar o IVA das festas do avante e não só. Os vários processos do PS continuarão no Tribunal Constitucional e eles terão de ir roubar a outro lado para equilibrar as contas. Eu, que voto sempre contrariado, da próxima vez nem lá ponho os pés…!! Tenho dito!! Escrito!!

      • Descem baixo de toda a maneira. Ainda vêm atirar poeira para os olhos dizendo que essa lei não ia criar encargos para o Estado e que não foi cozinhada em segredo. E que teve um amplo consenso partidário. Pudera…Os do berloque vieram dizer que não concordam com muitos pontos da lei, mas votaram-na favoravelmente. Se tivessem vergonha metiam-se pelo chão abaixo!!

        • Estou a ficar senil.
          Por ouvir dizer que há politiqueiros, de baixa estirpe, com assento na Assembleia da República(?) que não concordam com muitos pontos da lei mas votaram-na favoravelmente.

  2. Ao longo destes 43 anos de Democracia nas eleições para
    as presidenciais não votei nos dois melhores presidentes.. Ramalho Eanes e Marcelo Rebelo de Sousa. Este último está me a fascinar. Se for verdade que vai vetar esta lei… Irá ter sempre a minha admiração..

    • HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!!!!! O Ramalho Eanes e o Marcelo… Os dois melhores Presidentes em 43 anos de democracia?… HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!!!!! Admiração sua? Claro! Admira-se com tãaaaaaoooooo pouco. Eanes e Marcelo… Agora, já “ouvi” tudo…

  3. Ao Vetar as alterações à lei do financiamento dos partidos.
    Já tinha a minha consideração e passa a ter melhor e mais, os portuguêses honestos e sinceros agradecem Senhor Presidente da República, Marcelo Ribeiro Sousa.
    E os Partidos aprovaram em segredo e quantos aprovam outras coisas que o povo não sabe!!!!!????
    E esses Partidos da Extrema Esquerda a querem mais para o seu umbigo, e dizem que estão na Assembleia para ajudar os pobrezinhos!!!!!!!????
    Era a quererem roubar de mais, pois admira-me o PCP, BE, PS e PSD partidos de esquerda e de extrema esquerda e de direita, a seguirem as pisadas de quem tira ao povo.
    Eu e muitos portuguêses não confiamos em vós.
    O PS que deve há Banca 6 milhões de euros, está criar solução para pagar!!!!!
    Abaixo essa gente que dá 6,00€ e 10,00€ de aumento aos reformados e passa a aumentar, água, gaz, energia eléctrica, pão, bebidas, Auto-Estradas, transportes públicos etc… etc…Então para que é esse miserável aumento????????
    E vocês a quererem comer mais…mais.. mais…
    Deviam era reduzir os vencimentos como Angola o fez…e acabar com a Subvenção Vitalícia, devem sim ter a reforma como os mais portuguêses e aos 67 anos…
    DEUS NÃO DORME…NÃO SE ESQUEÇAM QUE JUSTIÇA DE DEUS VOS ESPERA…
    Como é que dois Partidos de Extrema Esquerda que nada têm do PS aliaram-se ao PS????????
    É só para o tacho e seu umbigo, já não acredito nessa gente é tudo igual, todos comem no mesmo tacho…
    VIVA PORTUGAL ABAIXO OS QUEREM VIVER Á CUSTA DO ZÉ POVINHO…

  4. Caramba! Agora o Expresso, para além de publicar notícias, também lê mentes… à distância! Oh Expresso: Em que é que estou a pensar agora?

  5. o “eu” como de costume .. esta na galaxia da geringonça conven-lhe mudar de assunto e nao sabe como….ehehehehe… o que esta em causa é a lei que dá aos partidos milhoes e milhoes para se auto enriquecerem cada vez mais e o “eu” nao percebe….. nao lhe interessa… como e que ele ia depois receber a avençazita?????
    quanto ao imi…. o que devia ser abolido era o imposto em geral…..nao a este ou aquele. imi e um imposto so possivel em tempos em que o pais estava com crise financeira e com graves problemas de falencia tecnica. hoje nada disto se passa…..
    marcelo se vetar a lei fica bem na fotografia ..mas sabe que a geringonça e certa oposiçao vai ter opçoes de manobra para que tudo se resolva na boa…. ate ja nao ha ninguem que suscite o tribunal constitucional!!!!

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …