Marcelo já decidiu: vai vetar lei do financiamento dos partidos

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, que está a recuperar de uma cirurgia a uma hérnia umbilical, vai anunciar esta decisão no final da próxima semana.

De acordo com o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa vai vetar as alterações à lei do financiamento dos partidos. A decisão já estava tomada antes de ser internado de urgência no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e deverá ser anunciada no final da semana.

Na segunda-feira, já depois de ter alta hospitalar, o Presidente da República vai falar ao país, na habitual mensagem de Ano Novo, e vai querer deixar passar algum tempo antes de voltar a pronunciar-se. O semanário adianta que o veto só deverá ser conhecido depois do jogo Benfica-Sporting, que acontece na quarta-feira, devido à atenção mediática.

Segundo o Diário de Notícias, Marcelo tem a partir de hoje 12 dias para decidir se veta, ou não, as alterações à lei. Se optar pelo veto, o diploma é devolvido à Assembleia da República para eventuais alterações, normalmente apontadas numa mensagem fundamentada sobre as objeções de Belém. Por ser uma lei orgânica, o Parlamento pode reconfirmá-la por dois terços dos deputados.

Caso contrário, se o chefe de Estado optar pela promulgação, a lei entra em vigor depois de estar publicada em Diário da República mas, ainda assim, Marcelo poderá pedir a fiscalização sucessiva do diploma ao Tribunal Constitucional.

O Parlamento aprovou no passado dia 21, em votação final global, alterações à lei do financiamento dos partidos, com o voto contra do CDS-PP e do PAN, que retira os limites à angariação de fundos e prevê que possam pedir a devolução total do IVA sobre todas as despesas.

Posteriormente, o Presidente sugeriu ao primeiro-ministro e aos deputados que poderiam requerer a fiscalização preventiva das alterações à lei do financiamento dos partidos junto do Tribunal Constitucional.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Só podia ser! A lei vai voltar ao parlamento e as coisas já não serão discutidas em 17 minutos e no segredo dos Deuses. Como essas corjas ainda devem ter alguma raça de vergonha, tudo levará uma volta muito grande, penso eu de que…! O PCP lá terá que pagar o IVA das festas do avante e não só. Os vários processos do PS continuarão no Tribunal Constitucional e eles terão de ir roubar a outro lado para equilibrar as contas. Eu, que voto sempre contrariado, da próxima vez nem lá ponho os pés…!! Tenho dito!! Escrito!!

      • Descem baixo de toda a maneira. Ainda vêm atirar poeira para os olhos dizendo que essa lei não ia criar encargos para o Estado e que não foi cozinhada em segredo. E que teve um amplo consenso partidário. Pudera…Os do berloque vieram dizer que não concordam com muitos pontos da lei, mas votaram-na favoravelmente. Se tivessem vergonha metiam-se pelo chão abaixo!!

        • Estou a ficar senil.
          Por ouvir dizer que há politiqueiros, de baixa estirpe, com assento na Assembleia da República(?) que não concordam com muitos pontos da lei mas votaram-na favoravelmente.

  2. Ao longo destes 43 anos de Democracia nas eleições para
    as presidenciais não votei nos dois melhores presidentes.. Ramalho Eanes e Marcelo Rebelo de Sousa. Este último está me a fascinar. Se for verdade que vai vetar esta lei… Irá ter sempre a minha admiração..

    • HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!!!!! O Ramalho Eanes e o Marcelo… Os dois melhores Presidentes em 43 anos de democracia?… HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!!!!! Admiração sua? Claro! Admira-se com tãaaaaaoooooo pouco. Eanes e Marcelo… Agora, já “ouvi” tudo…

  3. Ao Vetar as alterações à lei do financiamento dos partidos.
    Já tinha a minha consideração e passa a ter melhor e mais, os portuguêses honestos e sinceros agradecem Senhor Presidente da República, Marcelo Ribeiro Sousa.
    E os Partidos aprovaram em segredo e quantos aprovam outras coisas que o povo não sabe!!!!!????
    E esses Partidos da Extrema Esquerda a querem mais para o seu umbigo, e dizem que estão na Assembleia para ajudar os pobrezinhos!!!!!!!????
    Era a quererem roubar de mais, pois admira-me o PCP, BE, PS e PSD partidos de esquerda e de extrema esquerda e de direita, a seguirem as pisadas de quem tira ao povo.
    Eu e muitos portuguêses não confiamos em vós.
    O PS que deve há Banca 6 milhões de euros, está criar solução para pagar!!!!!
    Abaixo essa gente que dá 6,00€ e 10,00€ de aumento aos reformados e passa a aumentar, água, gaz, energia eléctrica, pão, bebidas, Auto-Estradas, transportes públicos etc… etc…Então para que é esse miserável aumento????????
    E vocês a quererem comer mais…mais.. mais…
    Deviam era reduzir os vencimentos como Angola o fez…e acabar com a Subvenção Vitalícia, devem sim ter a reforma como os mais portuguêses e aos 67 anos…
    DEUS NÃO DORME…NÃO SE ESQUEÇAM QUE JUSTIÇA DE DEUS VOS ESPERA…
    Como é que dois Partidos de Extrema Esquerda que nada têm do PS aliaram-se ao PS????????
    É só para o tacho e seu umbigo, já não acredito nessa gente é tudo igual, todos comem no mesmo tacho…
    VIVA PORTUGAL ABAIXO OS QUEREM VIVER Á CUSTA DO ZÉ POVINHO…

  4. Caramba! Agora o Expresso, para além de publicar notícias, também lê mentes… à distância! Oh Expresso: Em que é que estou a pensar agora?

  5. o “eu” como de costume .. esta na galaxia da geringonça conven-lhe mudar de assunto e nao sabe como….ehehehehe… o que esta em causa é a lei que dá aos partidos milhoes e milhoes para se auto enriquecerem cada vez mais e o “eu” nao percebe….. nao lhe interessa… como e que ele ia depois receber a avençazita?????
    quanto ao imi…. o que devia ser abolido era o imposto em geral…..nao a este ou aquele. imi e um imposto so possivel em tempos em que o pais estava com crise financeira e com graves problemas de falencia tecnica. hoje nada disto se passa…..
    marcelo se vetar a lei fica bem na fotografia ..mas sabe que a geringonça e certa oposiçao vai ter opçoes de manobra para que tudo se resolva na boa…. ate ja nao ha ninguem que suscite o tribunal constitucional!!!!

RESPONDER

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …