Partidos com reembolso total do IVA e sem limites para angariação de fundos

Lusa

Esta quinta-feira, foi aprovada a lei do Tribunal Constitucional que retira os limites à angariação de fundos por parte dos partidos e prevê que estes possam pedir a devolução total do IVA sobre todas as despesas.

Com a lei aprovada esta quinta-feira no Parlamento, os partidos deixam de ter um valor máximo para os fundos angariados e passam a poder pedir a devolução do IVA de todas as duas despesas.

Além disso, a Entidade das Contas e Financiamentos Públicos passa a ter poderes sancionatórios, como a aplicação de coimas por irregularidades nas contas dos partidos e das campanhas eleitorais.

De acordo com o Público, o PSD, PS, BE, PCP e PEV votaram a favor das novas regras enquanto o CDS-PP e o PAN votaram contra.

A nova lei deixa de impor limites na angariação de fundos. Até agora, os partidos só estavam autorizados a ter receitas de angariação de fundos no valor anual de 1.500 vezes o IAS, o que perfaz em 2017 o montante de 631.980 euros.

No caso do IVA, a lei estipula apenas que os partidos estão isentos, através do pedido de restituição, do IVA “suportado na totalidade de aquisições de bens e serviços”.

Antes, a isenção do IVA recaía sobre a “aquisição e transmissão de bens e serviços que visem difundir a sua mensagem política ou identidade própria, através de quaisquer suportes, impressos, audiovisuais ou multimédia, incluindo os usados como material de propaganda e meios de comunicação e transporte”.

As críticas à nova lei vieram dos centristas que acusaram, no debate desta quinta-feira, as outras bancadas de fazerem alterações de financiamento encapotadas em mudanças nos poderes da Entidade de Contas, escreve o Público.

O deputado António Carlos Monteiro avisou que o fim do teto máximo arrisca transformar os partidos em “empresas de angariação de fundos” e considera “grave” o alargamento da devolução do IVA a todas as atividades partidárias.

No que diz respeito ao PCP, o deputado António Filipe reiterou que o partido é contra – apesar de ter votado favoravelmente – por considerar “inaceitável” a ingerência na vida financeira dos partidos por parte da Entidade de Contas, refere o jornal.

Ao PS, a questão do IVA pode ser favorável, já que tem no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa pelo menos sete processos contra a Autoridade Tributária no valor de “vários milhões de euros” cuja devolução o partido reclama do Estado.

Luís Patrão, o responsável financeiro do PS, recusa que estas sejam alterações para beneficiar o PS. “Não somos beneficiados. Nós estávamos a cumprir com a lei ao pedir a devolução do IVA das despesas das campanhas eleitorais, quem não estava era a Autoridade Tributária”, afirma.

De acordo com o jornal, o socialista admite ainda que participou na elaboração das alterações à lei, mas garante que “não há aqui favores”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Três pontos principais a reter:
    1. Ao PS, a questão do IVA pode ser favorável – razão pela qual isto vai para a frente e é basicamente para se safarem administrativamente. Este PS é absolutamente inqualificável.
    2. PCP reiterou que o partido é contra apesar de ter votado favoravelmente – É o costume nos comunas, não são de respeito ou não regulam bem da cabeça.
    3. CDS-PP e o PAN votaram contra – É de louvar, demonstra integridade.

  2. Não podemos compará-los a Empresas, pois que essas pagam IVA e todos os outros impostos. São sanguessugas que angariam fundos, pelos quais nem têm de prestar contas ao Fisco!
    São filhos de uma mãe vadia!
    Não respeitam as regras que impõem a todos os outros…

  3. Já decidi. Vou criar um partido para não pagar IMI nem IVA. Vou tratar de arranjar as assinaturas necessárias. É a única forma destes artistas verem as borradas que fazem …

  4. ISTO E MAIS UMA PROVA DE SACRIFISIO PARA O BEM COMUM E QUE NOS DEIXA MUIIIIIITO SENSIBILIZADOS, TAL COMO A MENSAGEM DE NATAL DO 1- MINISTRO

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …