Marcelo também acha que Sá Carneiro e Mário Soares merecem ir para o Panteão

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República considera que tanto Francisco Sá Carneiro como Mário Soares merecem honras de Panteão Nacional, como “pais da democracia portuguesa”, e que cabe ao Parlamento definir regras estáveis sobre a matéria.

“Parecia-me e parece-me justíssimo, num caso como noutro. São pais da democracia portuguesa. Isso parece incontestável. Parece-me que o Parlamento tem de definir regras que não tenha de mudar todos os anos”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, prometendo aceitar “o que for votado pela Assembleia da República”.

O chefe de Estado falava à saída de uma sessão solene na Reitoria da Universidade de Lisboa, esta quarta-feira, após ser questionado sobre a proposta da concelhia de Lisboa do PSD de que os restos mortais do fundador deste partido e antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro sejam trasladados para o Panteão Nacional.

O Presidente da República recuperou a resposta que deu “quando se falou na hipótese ou na proposta ou na sugestão de haver uma homenagem ao Presidente Mário Soares precisamente análoga àquela de que se fala agora para o antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro”.

No seu entender, ambos merecem honras de Panteão Nacional, “isso parece incontestável”, mas a Assembleia da República “tem de definir regras” que sejam estáveis, “para evitar melindres – que neste caso não surgem, mas que podem surgir noutros casos”.

Segundo o chefe de Estado, o Parlamento tem duas opções: “Se sente que há homenagens que devem ser feitas, naturalmente que o quadro legislativo deve ser suficientemente flexível para permitir essas homenagens. Se sente, pelo contrário, que, uma vez feita a homenagem num determinado momento, há que deixar correr um período de tempo, e depois é discutível qual, legisla nesse sentido”.

Cabe à Assembleia da República – e o Presidente da República aceita o que for votado pela Assembleia da República -, obviamente, definir critérios“, acrescentou.

No início deste mês, no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se totalmente de acordo em que sejam concedidas honras de Panteão Nacional ao antigo chefe de Estado, antigo primeiro-ministro e fundador do PS Mário Soares, que morreu a 7 de janeiro de 2017.

“Eu concordo plenamente. E isso dá razão a uma observação que fiz há uns tempos, de que se devia pensar a lei para não ter de ser mudada com esta periodicidade. Devia ser repensada para ter a latitude suficiente para poder abarcar situações como esta, justíssima, do Presidente Mário Soares”, declarou, na altura.

Na terça-feira, a concelhia de Lisboa do PSD divulgou um comunicado com a proposta de “que sejam concedidas honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Francisco de Sá Carneiro”, que morreu em 4 de dezembro de 1980 na queda de um avião em Camarate, “homenageando o democrata e político, o cidadão corajoso que lutou afincadamente pelas causas da liberdade, igualdade, solidariedade, justiça, democracia e dignidade da pessoa humana”.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. … “pais da democracia portuguesa” que puta de pouca vergonha. O Panteão Nacional só não é designado para quem é serio e trabalhador de resto qualquer animal pode lá ser enterrado.

  2. A considerar pelos argumentos do PR e AR além do Quim Barreiros também o “PINTAS” deverá ter lugar no Panteão.
    Que falta de responsabilidade e respeito pelos verdadeiros e grandiosos portugueses que durante tantos anos
    estiveram em paz no Panteão.
    Com o oportunismo de colocar lá a Amália seguiu-se o Eusébio agora querem os Presidentes da República (o Américo Tomaz também vai ter lugar?) a começar já com o Mário Soares, propõem também o Sá Carneiro ( e porque não também Álvaro Cunhal?) e a continuar assim ainda vou ver ser lá enterrado o PINTAS!

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …