Marcelo também acha que Sá Carneiro e Mário Soares merecem ir para o Panteão

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República considera que tanto Francisco Sá Carneiro como Mário Soares merecem honras de Panteão Nacional, como “pais da democracia portuguesa”, e que cabe ao Parlamento definir regras estáveis sobre a matéria.

“Parecia-me e parece-me justíssimo, num caso como noutro. São pais da democracia portuguesa. Isso parece incontestável. Parece-me que o Parlamento tem de definir regras que não tenha de mudar todos os anos”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, prometendo aceitar “o que for votado pela Assembleia da República”.

O chefe de Estado falava à saída de uma sessão solene na Reitoria da Universidade de Lisboa, esta quarta-feira, após ser questionado sobre a proposta da concelhia de Lisboa do PSD de que os restos mortais do fundador deste partido e antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro sejam trasladados para o Panteão Nacional.

O Presidente da República recuperou a resposta que deu “quando se falou na hipótese ou na proposta ou na sugestão de haver uma homenagem ao Presidente Mário Soares precisamente análoga àquela de que se fala agora para o antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro”.

No seu entender, ambos merecem honras de Panteão Nacional, “isso parece incontestável”, mas a Assembleia da República “tem de definir regras” que sejam estáveis, “para evitar melindres – que neste caso não surgem, mas que podem surgir noutros casos”.

Segundo o chefe de Estado, o Parlamento tem duas opções: “Se sente que há homenagens que devem ser feitas, naturalmente que o quadro legislativo deve ser suficientemente flexível para permitir essas homenagens. Se sente, pelo contrário, que, uma vez feita a homenagem num determinado momento, há que deixar correr um período de tempo, e depois é discutível qual, legisla nesse sentido”.

Cabe à Assembleia da República – e o Presidente da República aceita o que for votado pela Assembleia da República -, obviamente, definir critérios“, acrescentou.

No início deste mês, no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se totalmente de acordo em que sejam concedidas honras de Panteão Nacional ao antigo chefe de Estado, antigo primeiro-ministro e fundador do PS Mário Soares, que morreu a 7 de janeiro de 2017.

“Eu concordo plenamente. E isso dá razão a uma observação que fiz há uns tempos, de que se devia pensar a lei para não ter de ser mudada com esta periodicidade. Devia ser repensada para ter a latitude suficiente para poder abarcar situações como esta, justíssima, do Presidente Mário Soares”, declarou, na altura.

Na terça-feira, a concelhia de Lisboa do PSD divulgou um comunicado com a proposta de “que sejam concedidas honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Francisco de Sá Carneiro”, que morreu em 4 de dezembro de 1980 na queda de um avião em Camarate, “homenageando o democrata e político, o cidadão corajoso que lutou afincadamente pelas causas da liberdade, igualdade, solidariedade, justiça, democracia e dignidade da pessoa humana”.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. … “pais da democracia portuguesa” que puta de pouca vergonha. O Panteão Nacional só não é designado para quem é serio e trabalhador de resto qualquer animal pode lá ser enterrado.

  2. A considerar pelos argumentos do PR e AR além do Quim Barreiros também o “PINTAS” deverá ter lugar no Panteão.
    Que falta de responsabilidade e respeito pelos verdadeiros e grandiosos portugueses que durante tantos anos
    estiveram em paz no Panteão.
    Com o oportunismo de colocar lá a Amália seguiu-se o Eusébio agora querem os Presidentes da República (o Américo Tomaz também vai ter lugar?) a começar já com o Mário Soares, propõem também o Sá Carneiro ( e porque não também Álvaro Cunhal?) e a continuar assim ainda vou ver ser lá enterrado o PINTAS!

RESPONDER

Encontrados restos mortais do general favorito de Napoleão. Estavam debaixo de uma pista de dança

Uma escavação sob a fundação de uma pista de dança na Rússia descobriu os restos mortais de um dos generais favoritos de Napoleão Bonaparte. O homem tinha apenas uma perna e foi morto por uma bala …

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …