Marcelo também acha que Sá Carneiro e Mário Soares merecem ir para o Panteão

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República considera que tanto Francisco Sá Carneiro como Mário Soares merecem honras de Panteão Nacional, como “pais da democracia portuguesa”, e que cabe ao Parlamento definir regras estáveis sobre a matéria.

“Parecia-me e parece-me justíssimo, num caso como noutro. São pais da democracia portuguesa. Isso parece incontestável. Parece-me que o Parlamento tem de definir regras que não tenha de mudar todos os anos”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, prometendo aceitar “o que for votado pela Assembleia da República”.

O chefe de Estado falava à saída de uma sessão solene na Reitoria da Universidade de Lisboa, esta quarta-feira, após ser questionado sobre a proposta da concelhia de Lisboa do PSD de que os restos mortais do fundador deste partido e antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro sejam trasladados para o Panteão Nacional.

O Presidente da República recuperou a resposta que deu “quando se falou na hipótese ou na proposta ou na sugestão de haver uma homenagem ao Presidente Mário Soares precisamente análoga àquela de que se fala agora para o antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro”.

No seu entender, ambos merecem honras de Panteão Nacional, “isso parece incontestável”, mas a Assembleia da República “tem de definir regras” que sejam estáveis, “para evitar melindres – que neste caso não surgem, mas que podem surgir noutros casos”.

Segundo o chefe de Estado, o Parlamento tem duas opções: “Se sente que há homenagens que devem ser feitas, naturalmente que o quadro legislativo deve ser suficientemente flexível para permitir essas homenagens. Se sente, pelo contrário, que, uma vez feita a homenagem num determinado momento, há que deixar correr um período de tempo, e depois é discutível qual, legisla nesse sentido”.

Cabe à Assembleia da República – e o Presidente da República aceita o que for votado pela Assembleia da República -, obviamente, definir critérios“, acrescentou.

No início deste mês, no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se totalmente de acordo em que sejam concedidas honras de Panteão Nacional ao antigo chefe de Estado, antigo primeiro-ministro e fundador do PS Mário Soares, que morreu a 7 de janeiro de 2017.

“Eu concordo plenamente. E isso dá razão a uma observação que fiz há uns tempos, de que se devia pensar a lei para não ter de ser mudada com esta periodicidade. Devia ser repensada para ter a latitude suficiente para poder abarcar situações como esta, justíssima, do Presidente Mário Soares”, declarou, na altura.

Na terça-feira, a concelhia de Lisboa do PSD divulgou um comunicado com a proposta de “que sejam concedidas honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Francisco de Sá Carneiro”, que morreu em 4 de dezembro de 1980 na queda de um avião em Camarate, “homenageando o democrata e político, o cidadão corajoso que lutou afincadamente pelas causas da liberdade, igualdade, solidariedade, justiça, democracia e dignidade da pessoa humana”.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. … “pais da democracia portuguesa” que puta de pouca vergonha. O Panteão Nacional só não é designado para quem é serio e trabalhador de resto qualquer animal pode lá ser enterrado.

  2. A considerar pelos argumentos do PR e AR além do Quim Barreiros também o “PINTAS” deverá ter lugar no Panteão.
    Que falta de responsabilidade e respeito pelos verdadeiros e grandiosos portugueses que durante tantos anos
    estiveram em paz no Panteão.
    Com o oportunismo de colocar lá a Amália seguiu-se o Eusébio agora querem os Presidentes da República (o Américo Tomaz também vai ter lugar?) a começar já com o Mário Soares, propõem também o Sá Carneiro ( e porque não também Álvaro Cunhal?) e a continuar assim ainda vou ver ser lá enterrado o PINTAS!

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …