Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas.

A perspetiva do Chefe de Estado sobre a regionalização tem vindo a evoluir, e esta semana, durante uma visita ao Minho, Marcelo assumiu que depois das autárquicas o tema “deve ser debatido”.

Segundo o Presidente da República, este tema é urgente na agenda política, sobretudo numa altura em que muito se fala na execução da bazuca.

Marcelo sublinha que é ”preciso haver uma instância de poder entre o poder central, municípios e comunidades intermunicipais (CIM), o que recoloca o debate sobre a regio­nalização”, afirmou.

De acordo com o Expresso, para o Presidente a lei negociada entre PS e PSD, e que recentemente permitiu que os presidentes das CCDR passassem a ser eleitos, de pouco serve se não for seguida de uma outra lei que delegue competências nestas estruturas regionais.

É por esta razão, que Marcelo quer forçar a regionalização, motivado pelas recentes conversas que teve com os presidentes das cinco CCDR e pela convicção de que é preciso distribuir o poder para melhor controlar os gastos.

Segundo mesmo jornal, o PR não concorda que um presidente de uma CCDR, mesmo eleito, tenha menos poder do que um diretor-geral em Lisboa, ou que veja passar-lhe completamente ao lado a cadeia de comando entre os diretores regionais das diversas áreas, que apenas respondem aos respetivos ministérios.

De olhos e ouvidos postos naquilo que defendem as direções regionais, Marcelo Rebelo de Sousa está a abrir espaço para esta discussão.

A prazo, isto teria como resultado que as cinco CCDR se tornariam numa espécie de regiões naturais, sem se assumir uma regionalização, coisa que Marcelo disse na campanha eleitoral que nunca seria possível sem um referendo.

O Chefe de Estado sabe que o Governo não quer reabrir este dossier nesta altura, mas no segundo dia no Norte voltou a dizer que depois de ouvir as CCDR tenciona ouvir as CIM.

Para o Expresso, este é mais um sinal claro de que não tenciona desistir de forçar o poder sediado em Lisboa a contar com os poderes locais não só para executarem obra, mas para terem uma palavra decisiva na execução da bazuca.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …

Fatura da luz vai aumentar já no próximo mês

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou um aumento nos preços da luz para as cerca de 954 mil famílias que são abastecidas no mercado regulado. A revisão entra em vigor a 1 de julho …

Num dia "incrivelmente positivo", Biden lançou avisos a Putin e teve uma reunião "muito boa" com a Turquia

O presidente dos EUA, Joe Biden, considerou a cimeira da NATO, realizada esta segunda-feira em Bruxelas, um dia "incrivelmente positivo", naquela que foi a sua primeira deslocação internacional desde que tomou posse. Joe Biden destacou, durante …