“É uma batalha por Portugal”. Marcelo alerta para fase decisiva para travar Covid-19

Eduardo Costa / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa alertou que o país se encontra numa fase decisiva para travar a propagação do surto de Covid-19. “É uma batalha por Portugal”, atirou o presidente português.

O presidente da República falou esta terça-feira ao país, trazendo uma mensagem de esperança e salientando que esta “é uma batalha por Portugal” e que estamos “todos a remar no mesmo sentido”. Em Portugal, há 2.369 infetados por Covid-19, um aumento de 14,7% relativamente ao valor divulgado na segunda-feira e o aumento diário mais baixo até agora.

É uma batalha por Portugal e uma batalha de todos os portugueses, uma batalha por todos os responsáveis políticos e económicos e sociais portugueses”, atirou Marcelo, deixando ainda uma mensagem de agradecimento aos profissionais de saúde: “Um obrigado não é suficiente”.

Estamos todos a remar no mesmo sentido e vamos remar no mesmo sentido e esse é o sinal mais positivo desta reunião”, acrescentou.

O chefe de Estado português esteve reunido com especialistas do Infarmed, em Lisboa, onde também esteve o primeiro-ministro António Costa e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

“Os especialistas são unânimes ao dizer que estamos perante uma mola que é esta pandemia que, se não for contida nesta fase muito firme, naturalmente, tende a multiplicar de forma imprevisível os efeitos negativos na saúde e na vida dos portugueses. Os portugueses têm compreendido isso e aderido massivamente a esse apelo nacional. É preciso manter a compressão na mola”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela Rádio Renascença.

O presidente português alertou que “as semanas que se seguem até à Páscoa são fundamentais” e pediu um sacrifício extra aos portugueses “para que passem a quadra de forma mais recatada, sem deslocações, celebrações e contactos sociais”.

Com o país em estado de emergência, Marcelo realçou a importância de seguir as indicações das entidades de saúde de forma a combater a propagação do surto de Covid-19. “Há razões para ter esperança”, reiterou.

“Há esta noção que se retirou do encontro de hoje de que há razões para ter esperança, alimentadas todos os dias por esta contenção, por todos quantos ao mesmo tempo trabalham para que ela seja possível. Há portugueses que estão a trabalhar nas fábricas, nas empresas, forças de segurança, proteção civil, bombeiros… esse trabalho e esse contributo é inestimável”, declarou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …