/

Marcelo lança charme a Merkel (e tira medidas para estátua de cera em Madrid)

presidencia.pt

Marcelo Rebelo de Sousa está na Alemanha para tentar sensibilizar Angela Merkel para a injustiça da eventual aplicação de sanções a Portugal. E depois de tirar medidas para uma estátua de cera para o Muse de Madrid, o Presidente da República desmentiu a alegada desconfiança com as contas do governo.

À chegada a Berlim, Marcelo foi confrontado com as alegadas divergências com o governo, depois da notícia do Expresso que adiantou que o Presidente já não acredita nas contas de Costa. Algo que Marcelo desmente, frisando que para já a execução orçamental não suscita preocupações.

Acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros e “número dois” do governo, Augusto Santos Silva, Marcelo ainda disse aos jornalistas que “é muito importante” que a Alemanha compreenda os esforços e os sacrifícios feitos por Portugal para cumprir os compromissos europeus. Assim, o Presidente releva que a aplicação de sanções devido ao défice seria “injusta”.

É este ponto que o Presidente da República vai vincar no encontro com Angela Merkel, nesta segunda-feira, admitindo ainda que “um ponto que inevitavelmente poderá vir à baila é o da importância da estabilidade do sistema financeiro“, e designadamente o seu “reforço contínuo”.

Marcelo deverá assim, também tentar convencer a chanceler alemã para a importância da capitalização da Caixa Geral de Depósitos, onde o governo pretende injectar quatro mil milhões de euros, abordando igualmente, o processo de venda do Novo Banco.

Antes desta operação de charme na Alemanha, Marcelo esteve a tirar as medidas para a criação da sua estátua de cera.

O Presidente da República vai juntar-se às 470 personalidades que já “residem” no Museu de Cera de Madrid, em Espanha, juntando-se aos ex-governantes portugueses Cavaco Silva, Jorge Sampaio e Mário Soares, e integrando o painel de celebridades como Barack Obama, George Clooney, Brad Pitt, Angelina Jolie e Cristiano Ronaldo que fazem parte dos figurinos do local.

A agência de notícias EFE reporta que Marcelo quer ser retratado “de pé, com as mãos um pouco levantadas, como se estivesse a gesticular com elas a falar”, e que vincou à equipa artística que lhe vai fazer a estátua que não quer ser perpetuado com um ar sério.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.