Execução orçamental para já não suscita preocupações a Marcelo

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República afirmou este domingo, em Berlim, que, para já, “a execução orçamental não dá razões para preocupação”, considerando mesmo que os números de abril, já na aplicação do Orçamento de Estado de 2016, constituem um “sucesso apreciável”.

Em declarações aos jornalistas pouco depois de chegar à Alemanha, para uma visita oficial de dois dias, durante a qual se reunirá com a chanceler alemã Angela Merkel, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, “da ótica da execução orçamental, as notícias a dar são notícias boas“.

Marcelo lembrou que já teve “oportunidade de chamar a atenção para um facto que não foi muito sublinhado”, o de a execução relativamente ao mês de abril, já na aplicação do OE2016, ter dado, no saldo primário, “um resultado apreciavelmente simpático, no sentido em que há uma contenção de despesas”.

O chefe de Estado admitiu no entanto que é necessário estar vigilante, até devido a fatores externos, que não se controlam, mas insistiu que “a execução orçamental não dá razões para preocupação“.

“Em termos financeiros, Portugal está ou não a fazer um esforço para cumprir os compromissos europeus em termos de controlo de défice? E aí, a resposta, com base em números de abril é: no funcionamento corrente da administração pública, está“, afirmou.

O Presidente da República acrescentou que, no entanto, “é evidente” que “há que ir acompanhando a evolução económica global e os seus reflexos na economia portuguesa, e há que ir verificando se, como aconteceu até abril, há um sucesso apreciável em termos de contenção de despesa e de controlo em termos de défice orçamental”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Freitas do Amaral internado nos cuidados intermédios em hospital de Cascais

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, de 78 anos, está internado nos cuidados intermédios no Hospital da CUF em Cascais. O antigo presidente e fundador do CDS Diogo Freitas do Amaral encontra-se desde segunda-feira internado nos …

PCTP/MRPP critica PCP e BE por terem votado todos orçamentos do PS

O PCTP/MRPP critica o PCP e o Bloco por terem apoiado o Governo de António Costa. Maria Cidália Guerreiro diz que país passou quatro anos a pagar dívida "impagável". O PCTP/MRPP critica o PCP e o …

Caçadores admitem criar partido político contra uma aliança PS-PAN

Um cenário de aliança entre PS e PAN depois das eleições de Outubro próximo originará o aparecimento de um novo partido político em Portugal. A promessa é da Fencaça — Federação Portuguesa de Caça que …

Governo ignorou recomendação parlamentar na auditoria feita ao Novo Banco

Mário Centeno e António Costa ignoraram a recomendação aprovada em Parlamento na sua auditoria ao Novo Banco. Os socialistas defendem que seria inconstitucional avaliar o desempenho do Banco de Portugal. Uma proposta do PSD aprovada em …

Avarias param 9 das 20 novas ambulâncias do INEM

Só entraram em serviço em abril, mas as novas ambulâncias do INEM já estão a dar problemas. Dos 20 novos veículos, apenas 11 estão a circular normalmente. As sirenes e as luzes desligam-se em andamento e …

Máfias e milícias responsáveis por incêndios da Amazónia, conclui relatório

As queimadas associadas aos desmatamento da Amazónia resultam em grande parte da ação violenta de redes criminosas, conclui um relatório da Human Rights Watch. Divulgado esta terça-feira, um relatório da Human Rights Watch conclui que as …

Benfica lança-se à 'Champions' com Lage a admitir mexer no ataque

O Benfica estreia-se hoje diante dos alemães do Leipzig na edição 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol, competição em que tentará ultrapassar os 'fracassos' das duas anteriores épocas, nas quais foi eliminado na fase …

Itália. Matteo Renzi abandona o Partido Democrata e anuncia formação de novo partido

O ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi anunciou que vai deixar o Partido Democrata (PD), do qual era secretário-geral, para criar a sua própria formação, mas garantiu que o grupo continuará a apoiar o Governo de Giuseppe …

Tribunal Arbitral reduz suspensão de Neymar na Champions

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu a suspensão imposta pelo Comité de Disciplina da UEFA de três para dois jogos a Neymar. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) decidiu esta terça-feira reduzir a suspensão imposta …

Jerónimo admite "um ou outro descontente" interno e ataca arrivismo do PAN

Jerónimo de Sousa admitiu haver militantes descontentes com a participação na denominada "geringonça", embora frisando que o sentimento geral é de satisfação, e atacou algumas posições do PAN, defendendo que "Os Verdes" são o verdadeiro …