/

Execução orçamental para já não suscita preocupações a Marcelo

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República afirmou este domingo, em Berlim, que, para já, “a execução orçamental não dá razões para preocupação”, considerando mesmo que os números de abril, já na aplicação do Orçamento de Estado de 2016, constituem um “sucesso apreciável”.

Em declarações aos jornalistas pouco depois de chegar à Alemanha, para uma visita oficial de dois dias, durante a qual se reunirá com a chanceler alemã Angela Merkel, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, “da ótica da execução orçamental, as notícias a dar são notícias boas“.

Marcelo lembrou que já teve “oportunidade de chamar a atenção para um facto que não foi muito sublinhado”, o de a execução relativamente ao mês de abril, já na aplicação do OE2016, ter dado, no saldo primário, “um resultado apreciavelmente simpático, no sentido em que há uma contenção de despesas”.

O chefe de Estado admitiu no entanto que é necessário estar vigilante, até devido a fatores externos, que não se controlam, mas insistiu que “a execução orçamental não dá razões para preocupação“.

“Em termos financeiros, Portugal está ou não a fazer um esforço para cumprir os compromissos europeus em termos de controlo de défice? E aí, a resposta, com base em números de abril é: no funcionamento corrente da administração pública, está“, afirmou.

O Presidente da República acrescentou que, no entanto, “é evidente” que “há que ir acompanhando a evolução económica global e os seus reflexos na economia portuguesa, e há que ir verificando se, como aconteceu até abril, há um sucesso apreciável em termos de contenção de despesa e de controlo em termos de défice orçamental”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.