Marcelo diz que “a História é o que é” e realça importância da língua portuguesa

Homem de Gouveia / Lusa

Sobre o possível ensino do crioulo em Cabo Verde e Portugal, o Presidente da República afirmou que o português é “um instrumento universal fundamental”. 

O Presidente da República afirmou que “a História é o que é” e tem de ser aceite como um todo, e realçou a importância da língua portuguesa como “realidade estratégica universal”.

“A História é o que é. Não é possível estar a dizer: eu da História aceito uma parte, outra parte não aceito. Foi o que foi. Podemos gostar mais ou gostar menos, honrarmo-nos mais, como eu disse em Portalegre, noutra parte, e evocarmos outra, honrando-nos menos, muito menos. Mas é uma realidade”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Marcelo falava numa cerimónia no Mindelo, em Cabo Verde, no seguimento de uma intervenção do presidente da comissão organizadora do Dia de Portugal, João Miguel Tavares, que falou sobre as marcas do período colonial e defendeu o ensino do crioulo cabo-verdiano em escolas dos dois países.

Sobre a questão linguística, o chefe de Estado português considerou que, “sem embargo da chamada de atenção aqui feita” quanto ao crioulo, “a língua portuguesa é um instrumento universal fundamental” para todo o espaço lusófono, “um trunfo essencial” no plano internacional.

Nesta cerimónia de receção à comunidade portuguesa, num hotel do Mindelo, na ilha de São Vicente, que foi o último ponto das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu também ao desafio do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, para que Portugal e Cabo Verde avancem a nível bilateral na mobilidade de cidadãos.

Bilateralmente é possível, se houver Estados que querem dar esse passo”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que é preciso “encontrar a fórmula” para isso, cumprindo “duas condições”.

“A primeira é que não seja visto como algo contra outros Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). E, havendo reuniões que envolvem todos, essas reuniões têm primazia sobre aprofundamentos bilaterais”, apontou.

Em segundo lugar, acrescentou, é preciso atender ao “quadro europeu em que Portugal se integra” e evitar “criar problemas” com outros Estados-membros da União Europeia que “não têm a mesma compreensão” relativamente a esta matéria.

Fazem parte da CPLP, além de Portugal e Cabo Verde (que tem a presidência rotativa da CPLP), Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …