Marcelo está esperançoso em relação à evolução da pandemia em Portugal

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Índices de transmissão e a incidência a diminuir, assim como a pressão sobre o SNS, são os motivos apresentados pelo Presidente da República para o otimismo. Marcelo Rebelo de Sousa também aproveitou para reiterar o apelo à vacinação.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está otimista e esperançoso em relação à evolução da pandemia em Portugal, atendendo aos números que foram revelados nos últimos dias — relativos às novas infeções, mas também ao ritmo do processo de vacinação. O chefe de Estado afirmou não haver motivos para acreditar que uma nova escalada de contágios poderá acontecer.

“Quando vemos nos nos últimos dias o índice de transmissão cair, temos mais uma razão para ter esperança. E quando isso significa que a incidência cairá depois, vai caindo lentamente no número de casos, temos razão para ter esperança“, afirmou aos jornalistas, em Vila Real, depois de ter visitado a bombeira que ficou ferida num acidente a caminho de um incêndio em Vinhais. No que respeita aos níveis de ocupação do Serviço Nacional de Saúde, também aqui Marcelo consegue retirar sinais positivos.

“A pressão (…) não ultrapassou os patamares que se podia. E mesmo quando, aqui e ali, vemos o número de mortes subir — mas bem longe das seis dezenas do tempo em que declarei o último estado de emergência, essa esperança significa não só a economia funcionar mais e melhor, mas também a saúde mental que melhora”, reforçou. Segundo o Presidente da República, este é o “resultado de uma ação constante, consistente de vacinação”, aponta o Expresso.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a ocasião para reforçar o apelo à vacinação, afirmando que esta “faz a diferença entre o galope que houve no outono do ano passado” e “o galope que muitos temiam que se desse, mas até agora não se deu, este ano”. “A resposta, além da competência dos nossos profissionais e do bom senso das pessoas, chama-se vacinas. É muito simples. Vacinas“, rematou.

ARM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …