Marcelo na Casa Branca com uma “lição” para Trump e uns brincos para Melania

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se nesta quarta-feira com Donald Trump na Casa Branca, numa visita oficial de um dia e meio pelos EUA. Na bagagem, o Presidente da República leva uns brincos de filigrana de Viana do Castelo para oferecer a Melania e uma “lição” de diplomacia para Trump.

O Presidente da República chegou a Washington por volta das 15 horas locais (20 horas de terça-feira em Lisboa). O encontro com Donald Trump, na Casa Branca, está marcado para as 14 horas de Washington, 19 horas em Lisboa, nesta quarta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa foi parco em palavras antes de rumar aos EUA e tem optado por um discurso diplomático, que não entre em choque com o Presidente dos EUA, nomeadamente evitando os temas “quentes” das migrações e da guerra comercial contra a União Europeia que têm marcado as políticas de Trump.

Uma “lição” de diplomacia prévia que deverá continuar durante o encontro com o líder dos EUA. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz ao Diário de Notícias que não serão abordados “assuntos em que estamos 100% de acordo nem 0% de acordo” porque “não adianta nada”.

“Marcelo garantidamente não confrontará Trump com a política de emigração” que levou à separação de pais e filhos na fronteira com o México, conclui o DN, frisando que os “”Direitos humanos” são uma expressão tabu neste encontro”.

Prendas para Trump e Melania

No seu primeiro discurso em solo norte-americano, em Manassas, na Virgínia, perante mais de 300 portugueses e luso-descendentes, Marcelo sublinhou que antes deste encontro com Trump esteve com Vladimir Putin, Presidente da Rússia, e revelou que no final do ano, o Presidente da China vem a Portugal.

Exemplos que cita para realçar “a capacidade de diálogo e entendimento” dos portugueses para se “adaptarem a todas as latitudes e longitudes”, como destacou num subtil recado a Trump.

Quanto ao encontro em sim, Marcelo referiu que tem “sempre boas expectativas” porque “há uma amizade entre os dois países de 242 anos”.

Como sinal dessa amizade, Marcelo vai oferecer a Trump um fac simile da carta da Rainha D. Maria I onde o Reino de Portugal reconhece a independência dos EUA, em Fevereiro de 1783, como apurou o Observador. Vai também oferecer um conjunto de talhas Vista Alegre com as armas dos Estados Unidos e uns brincos de filigrana de Viana do Castelo como prenda especial para Melania Trump.

Na primeira paragem desta visita pelos EUA, no Centro Comunitário Português da Virgínia, Marcelo quis realçar a “excepcional” comunidade portuguesa no país e passar a ideia de que Portugal “não parou no tempo”.

“Não deixamos de ser o velho Portugal, mas além do velho Portugal, no que tem de bom, somos um Portugal novo. Um Portugal de esperança, um Portugal de confiança, um Portugal de mudança, um Portugal de futuro”, sublinhou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Marcelo, estás a fazer muito mal, em ires visitar o maior ditador de extrema-direita de sempre, o asqueroso nojento criminoso Trump, isso fica-te muito mal, porque não podias ter dito que “direitos humanos”, são uma expressão tabu, qualquer que seja o estado e o sistema político, isso nunca por nunca ser, pode ser tabu, pelo que, é mais 1 prego que espetas no teu caixão de famoso bom político, mas que tens, afinal, muito pouco!

  2. Como sempre o nosso presidente sempre em accao agora na visita aos usa tratar de assuntos do enteresse do pais e nao so
    como sempre os estados unidos precupado com o nosso portugal[ porta de entRADA DA EUROPA EDA PENINSULA IBERICA.

  3. bem queria dizer que em relacao a campanha e ´´a sua senhora parece bem que a 1\ dama dos estados unidos sabe como ajudar o presidente

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …