Marcelo diz estar a “carregar baterias” quando questionado sobre recandidatura

Nuno Veiga / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa disse esta terça-feira estar a “carregar baterias” em Moçambique quando questionado sobre uma eventual recandidatura à Presidência da República portuguesa, deixando a resposta em aberto.

“Estou a carregar baterias em Moçambique, pode ser que isso ajude em termos também de Portugal”, respondeu, à saída de um encontro com o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, no palácio da presidência em Maputo.

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se em Moçambique desde segunda-feira para uma visita de cinco dias centrada na tomada de posse de Nyusi para um segundo mandato, cerimónia agendada para quarta-feira. “Quem está para tomar posse é o Presidente moçambicano. Vamos deixar cada coisa para seu momento“, concluiu Marcelo.

Em outubro, Marcelo revelou que a sua recandidatura à Presidência da República dependia dos resultados de um exame médico. Nesse mês, Marcelo fez um cateterismo cardíaco que, segundo o comunicado da equipa médica, confirmou “a existência de obstruções coronárias importantes que foram tratadas no mesmo procedimento, com sucesso e sem complicações”.

Após sair do hospital, o Presidente da República considerou que o estado da sua saúde “é um fator positivo na ponderação” sobre uma recandidatura, mas remeteu essa decisão para outubro de 2020.

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre o primeiro mandato como Presidente da República. Em 2016, Marcelo venceu as eleições presidenciais com 52% dos votos, tornando-se no 20.º Presidente da República portuguesa, o 5.º desde o 25 de abril de 1974. As próximas eleições presidenciais realizam-se em 2021.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.