“Foi tão positivo quanto rápido”. Marcelo esteve com Bolsonaro numa reunião “entre irmãos”

Marcelo Rebelo de Sousa e Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, reuniram na quarta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a reunião com Jair Bolsonaro foi “muito boa” e decorreu num “tom fraternal” de encontro “entre irmãos”. ”A reunião foi muito boa, foi formalmente muito boa, foi substancialmente muito boa”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no final do encontro.

O Presidente português salientou o “tom fraternal” da reunião: “Como disse, e como disse o Presidente Bolsonaro, era uma reunião entre irmãos, e entre irmãos o que há a dizer diz-se rápido, como se diz em família, e há uma empatia natural entre povos que facilita fazer passar a mensagem”. “Houve um leque de temas bilaterais e multilaterais que foram tratados. E foi tão positivo quanto rápido”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou na segunda-feira a Brasília para assistir à posse de Jair Bolsonaro, na terça-feira, foi recebido na quarta-feira pelo novo Presidente do Brasil pelas 10h55 (12h55 em Lisboa), num encontro que durou cerca de 20 minutos, terminando às 11h15 (13h15 em Lisboa).

No Palácio do Planalto, Marcelo esteve acompanhado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, pelo chefe da Casa Militar, o tenente-general Vaz Antunes, e pelo embaixador de Portugal em Brasília, Jorge Cabral.

 

Bolsonaro poderá vir a Portugal ainda este ano

O chefe de Estado português anunciou também que ficou de ser acertada a nível dos ministérios dos Negócios Estrangeiros “entre o final de 2019, mas provavelmente princípio de 2020, uma eventual ida do Presidente Bolsonaro a Portugal”.

Questionado se neste encontro convidou Jair Bolsonaro para visitar Portugal, o chefe de Estado português começou por referir que “o calendário do Presidente Bolsonaro é muito ocupado” e que “há um calendário muito ocupado em Portugal durante boa parte deste ano”, em que haverá três atos eleitorais: europeias, legislativas e eleições na Madeira.

Por isso, adiantou, “ficaram os chanceleres — em terminologia portuguesa, ministros dos Negócios Estrangeiros — de ajustar entre o final de 2019, mas provavelmente princípio de 2020 uma eventual ida do Presidente Bolsonaro a Portugal”.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …