“Acima do Nobel”. Marcelo atribui a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade a António Lobo Antunes

O escritor António Lobo Antunes foi este sábado condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, durante o encerramento de um colóquio sobre a vida literária do autor.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que António Lobo Antunes “não precisava” do prémio Nobel da Literatura, porque “estava acima” desse galardão e, por isso, “não há que esperar notícias” de Estocolmo.

“Há um quarto de século havia um debate na sociedade portuguesa que eu achei sempre despiciendo, que era sobre o prémio Nobel da Literatura para o António Lobo Antunes, porque eu achava que ele estava acima disso”, afirmou o chefe de Estado, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



Marcelo Rebelo de Sousa referiu que António Lobo Antunes “não precisava” dessa condecoração “para ser quem era” e, por essa razão “não há que esperar notícias dessa capital da Europa nórdica” – referindo-se a Estocolmo, na Suécia, onde é atribuído o Nobel da Literatura.

“Claro que isso [a qualidade literária de Lobo Antunes] ficou mais claro quando a [Biblioteca] La Pléiade lho reconheceu, portanto, o chamou ao Olimpo. Entrou no Olimpo” prosseguiu o Presidente.

O escritor foi condecorado pelo chefe de Estado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, que é “o pouco que está ao alcance de um Presidente”, na opinião de Marcelo.

Antes, o escritor e também médico psiquiatra contou histórias sobre o seu percurso pessoal diante de uma plateia cheia e da qual faziam parte os antigos Presidentes da República Jorge Sampaio e Ramalho Eanes.

Durante a intervenção, Lobo Antunes recordou dois episódios com Mário Soares e Jorge Sampaio. “Diz o António que os sucessivos Presidentes da República sempre tiveram um carinho enorme por ele”, disse Marcelo, recordando esse momento da intervenção do escritor, acrescentando que “os portugueses, sucessivamente, ao longo destes anos de obra literária e democracia tiveram um carinho enorme” pelo autor.

E, por essa razão, os “Presidentes cumpriram a sua missão”, que é “interpretar a vontade do povo”, uma vez que “é para isso que são eleitos”.

Durante a intervenção, o Presidente recordou também os momentos em que se cruzava com Lobo Antunes num alfarrabista, ao sábado, e terminou com um elogio ao escritor. “Foi, é e será sempre um homem essencialmente livre e que contribuiu para a nossa liberdade, por aquilo que pensou, por aquilo que fez e por aquilo que escreveu”, finalizou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …