Marcelo vai pedir “apoio rápido e robusto” aos cinco maiores bancos do país

Miguel A. Lopes / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias.

De acordo com semanário Expresso, o Presidente da República vai reunir por videoconferência com os presidentes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Novo Banco, Santander e BPI para discutir a situação decorrente da pandemia de covid-19.

Segundo o semanário, Marcelo vai começar por tentar perceber que retrato fazem os bancos da situação económica e o que perspetivam em termos de impacto e duração da crise.  Além disso, o Presidente vai querer saber como é que o bancos irão controlar a sua liquidez num cenário em que o crédito malparado vai disparar.

Marcelo vai também pedir-lhes uma avaliação das medidas de ajuda à economia aprovadas pelo Governo e quer ouvi-los sobre mais medidas que possam ser tomadas. Por último, vai pedir-lhes para assumirem o papel decisivo que terão no curso dos acontecimentos do ponto de vista económico.

Marcelo quer pôr a banca a ajudar rapidamente e de forma robusta empresas e famílias e espera ouvir garantias de que riscos de utilização por parte de alguns bancos das garantias que receberam do Estado para abater dívidas passadas das empresas estarão fora de causa.

Por outro lado, os banqueiros levarão uma crítica aos apoios dados às empresas. Ao contrário dos outros países europeus, Portugal foi o que menos linhas de crédito garantidas pelo Estado disponibilizou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • O circo esta a acabar, e a incompetencia total a mostra.

      Nem estado de emergencia nem fecho de fronteiras tiverama s pessoas q toamr medidas antes destes escroques fazer alguma coisa.

      O Costa nao sabe o que fazer, entao aproveita um deslize de um ministro holandez, que ate foi dirido a espanha e nao a nos, para desviar o foco das atenções.

      Ele que resolva os problemas de Portugal e deixe la o holandez disse de Espanha, nao temos nada a ver com isso.

      O que e que Costa vai fazer aos funcionários públicos, continuam a ganhar ordenados a 100% porque??, mais 3 meses assim e da banca rota.., povo portugues energumeno e estupido, so se mete na vida os outros em vez de tratar dos problemas deles.

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …