Marcelo aconselha Passos e Costa a lerem “A Amiga Genial”

Ricardo Castelo / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a visita à Feira do Livro do Porto 2016

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a visita à Feira do Livro do Porto 2016

Aproveitando a visita à Feira do Livro no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa recomendou esta sexta-feira a leitura da tetralogia de Elena Ferranti “A Amiga Genial” quer ao primeiro-ministro, António Costa, como ao líder da oposição, Pedro Passos Coelho.

O PR, que diz estar a ler o terceiro volume desta obra, explica que este tipo de leitura melhora o “enriquecimento cultural” da classe política.

“Primeiro, porque não tem a ver diretamente com a política. Depois, porque dá um retrato da evolução de uma relação entre duas amigas, mas no fundo de uma geração ao longo de décadas. Faz a história da Itália do pós-guerra até ao presente e eu penso que os políticos ganham em não lerem só política“, explicou.

Marcelo Rebelo de Sousa justificou ainda, em tom de brincadeira, que para se lerem os quatro volumes “dá para encher a execução orçamental de 2016, a preparação do orçamento de 2017 e, se forem muito lentos, ainda o começo da execução orçamento de 2017”.

Na quinta-feira, o Presidente da República defendeu que é preciso esperar até ao final do ano para saber se o caminho económico do Governo teve sucesso ou não, mas manifestou-se confiante na redução do défice.

No entanto, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse ter ficado “mais tranquilo” depois de ver o Presidente da República convicto sobre a redução do défice para 2,5%, mas não consegue ser “tão categórico” com os dados de que dispõe.

Já o primeiro-ministro, António Costa, adiantou que se está “a inverter, ainda que ligeiramente, a tendência que vinha de 2015, de desaceleração” da economia e o défice deste ano ficará “confortavelmente abaixo de 2,5%”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou-se ontem convicto de que “há uma convergência nacional” para que o défice deste ano fique nos 2,5%, tal como houve contra as possíveis sanções a serem aplicadas a Portugal.

“Assim como em relação às sanções houve uma convergência nacional no sentido de não haver sanções, eu também tenho para mim que há uma convergência nacional dos vários quadrantes da vida portuguesa, no sentido de o défice ficar nos 2,5% de que fala a Comissão Europeia”, afirmou o chefe de Estado à margem da inauguração da Feira do Livro do Porto.

E acrescentou: “tudo o que nós queremos é que corra bem a Portugal e nesse sentido não pode ser apenas a vontade de um ou dois protagonistas, é uma conjugação nacional que é muito importante”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Presidente, já li, e efectivamente tem razão. Mas morre aqui. Obrigue-os a fazer os trabalhos de casa. Mas cá para nós. Vão reprovar todos. A sede de poder é infernal. Infelizmente não há o conceito de dever cívico na nossa classe política.

  2. “…este tipo de leitura melhora o “enriquecimento cultural” da classe política.” será que está a chamar “pouco inteligentes aos politicos?
    eu ja desconfiava que a classe politica era pouco inteligentes (para nao usar outra palavra que eles nao gostam lhes chamemos).
    inventa, cada lei que so sendo “poucos inteligentes” é que pensariam em cria-las

  3. Eu aconselho a essas duas personalidades da política portuguesa uns livros ainda mais lúdicos e mais educativos: ” Economia para tótós”, ” Legislação portuguesa para tótós”..” A constituição Portuguesa e ” como fazer politica honestamente e para o bem do povo”!!! Existem esses livros?!?!lol

RESPONDER

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …