Marcelo aconselha Passos e Costa a lerem “A Amiga Genial”

Ricardo Castelo / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a visita à Feira do Livro do Porto 2016

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a visita à Feira do Livro do Porto 2016

Aproveitando a visita à Feira do Livro no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa recomendou esta sexta-feira a leitura da tetralogia de Elena Ferranti “A Amiga Genial” quer ao primeiro-ministro, António Costa, como ao líder da oposição, Pedro Passos Coelho.

O PR, que diz estar a ler o terceiro volume desta obra, explica que este tipo de leitura melhora o “enriquecimento cultural” da classe política.

“Primeiro, porque não tem a ver diretamente com a política. Depois, porque dá um retrato da evolução de uma relação entre duas amigas, mas no fundo de uma geração ao longo de décadas. Faz a história da Itália do pós-guerra até ao presente e eu penso que os políticos ganham em não lerem só política“, explicou.

Marcelo Rebelo de Sousa justificou ainda, em tom de brincadeira, que para se lerem os quatro volumes “dá para encher a execução orçamental de 2016, a preparação do orçamento de 2017 e, se forem muito lentos, ainda o começo da execução orçamento de 2017”.

Na quinta-feira, o Presidente da República defendeu que é preciso esperar até ao final do ano para saber se o caminho económico do Governo teve sucesso ou não, mas manifestou-se confiante na redução do défice.

No entanto, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse ter ficado “mais tranquilo” depois de ver o Presidente da República convicto sobre a redução do défice para 2,5%, mas não consegue ser “tão categórico” com os dados de que dispõe.

Já o primeiro-ministro, António Costa, adiantou que se está “a inverter, ainda que ligeiramente, a tendência que vinha de 2015, de desaceleração” da economia e o défice deste ano ficará “confortavelmente abaixo de 2,5%”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou-se ontem convicto de que “há uma convergência nacional” para que o défice deste ano fique nos 2,5%, tal como houve contra as possíveis sanções a serem aplicadas a Portugal.

“Assim como em relação às sanções houve uma convergência nacional no sentido de não haver sanções, eu também tenho para mim que há uma convergência nacional dos vários quadrantes da vida portuguesa, no sentido de o défice ficar nos 2,5% de que fala a Comissão Europeia”, afirmou o chefe de Estado à margem da inauguração da Feira do Livro do Porto.

E acrescentou: “tudo o que nós queremos é que corra bem a Portugal e nesse sentido não pode ser apenas a vontade de um ou dois protagonistas, é uma conjugação nacional que é muito importante”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Presidente, já li, e efectivamente tem razão. Mas morre aqui. Obrigue-os a fazer os trabalhos de casa. Mas cá para nós. Vão reprovar todos. A sede de poder é infernal. Infelizmente não há o conceito de dever cívico na nossa classe política.

  2. “…este tipo de leitura melhora o “enriquecimento cultural” da classe política.” será que está a chamar “pouco inteligentes aos politicos?
    eu ja desconfiava que a classe politica era pouco inteligentes (para nao usar outra palavra que eles nao gostam lhes chamemos).
    inventa, cada lei que so sendo “poucos inteligentes” é que pensariam em cria-las

  3. Eu aconselho a essas duas personalidades da política portuguesa uns livros ainda mais lúdicos e mais educativos: ” Economia para tótós”, ” Legislação portuguesa para tótós”..” A constituição Portuguesa e ” como fazer politica honestamente e para o bem do povo”!!! Existem esses livros?!?!lol

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. E enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …