Marcelo aconselha Passos e Costa a lerem “A Amiga Genial”

Ricardo Castelo / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a visita à Feira do Livro do Porto 2016

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a visita à Feira do Livro do Porto 2016

Aproveitando a visita à Feira do Livro no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa recomendou esta sexta-feira a leitura da tetralogia de Elena Ferranti “A Amiga Genial” quer ao primeiro-ministro, António Costa, como ao líder da oposição, Pedro Passos Coelho.

O PR, que diz estar a ler o terceiro volume desta obra, explica que este tipo de leitura melhora o “enriquecimento cultural” da classe política.

“Primeiro, porque não tem a ver diretamente com a política. Depois, porque dá um retrato da evolução de uma relação entre duas amigas, mas no fundo de uma geração ao longo de décadas. Faz a história da Itália do pós-guerra até ao presente e eu penso que os políticos ganham em não lerem só política“, explicou.

Marcelo Rebelo de Sousa justificou ainda, em tom de brincadeira, que para se lerem os quatro volumes “dá para encher a execução orçamental de 2016, a preparação do orçamento de 2017 e, se forem muito lentos, ainda o começo da execução orçamento de 2017”.

Na quinta-feira, o Presidente da República defendeu que é preciso esperar até ao final do ano para saber se o caminho económico do Governo teve sucesso ou não, mas manifestou-se confiante na redução do défice.

No entanto, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse ter ficado “mais tranquilo” depois de ver o Presidente da República convicto sobre a redução do défice para 2,5%, mas não consegue ser “tão categórico” com os dados de que dispõe.

Já o primeiro-ministro, António Costa, adiantou que se está “a inverter, ainda que ligeiramente, a tendência que vinha de 2015, de desaceleração” da economia e o défice deste ano ficará “confortavelmente abaixo de 2,5%”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou-se ontem convicto de que “há uma convergência nacional” para que o défice deste ano fique nos 2,5%, tal como houve contra as possíveis sanções a serem aplicadas a Portugal.

“Assim como em relação às sanções houve uma convergência nacional no sentido de não haver sanções, eu também tenho para mim que há uma convergência nacional dos vários quadrantes da vida portuguesa, no sentido de o défice ficar nos 2,5% de que fala a Comissão Europeia”, afirmou o chefe de Estado à margem da inauguração da Feira do Livro do Porto.

E acrescentou: “tudo o que nós queremos é que corra bem a Portugal e nesse sentido não pode ser apenas a vontade de um ou dois protagonistas, é uma conjugação nacional que é muito importante”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Presidente, já li, e efectivamente tem razão. Mas morre aqui. Obrigue-os a fazer os trabalhos de casa. Mas cá para nós. Vão reprovar todos. A sede de poder é infernal. Infelizmente não há o conceito de dever cívico na nossa classe política.

  2. “…este tipo de leitura melhora o “enriquecimento cultural” da classe política.” será que está a chamar “pouco inteligentes aos politicos?
    eu ja desconfiava que a classe politica era pouco inteligentes (para nao usar outra palavra que eles nao gostam lhes chamemos).
    inventa, cada lei que so sendo “poucos inteligentes” é que pensariam em cria-las

  3. Eu aconselho a essas duas personalidades da política portuguesa uns livros ainda mais lúdicos e mais educativos: ” Economia para tótós”, ” Legislação portuguesa para tótós”..” A constituição Portuguesa e ” como fazer politica honestamente e para o bem do povo”!!! Existem esses livros?!?!lol

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …