Marca de jóias indiana faz anúncio sobre harmonia hindu-muçulmana. Seguiu-se a indignação

O anúncio de 43 segundos da nova coleção da marca ­indiana Tanishq não foi recebido com bons olhos por promover a harmonia hindu-muçulmana.

O anúncio da marca de jóias indiana, a ­Tanishq, pretendia retratar a harmonia inter-religiosa: uma família muçulmana preparava um chá de revelação surpresa para a noiva hindu. O slogan dizia: “Uma bela confluência de duas religiões, tradições e culturas diferentes”, num tributo à reputação da Índia como a casa de múltiplas etnias e religiões.

Segundo o The Washington Post, poucos dias depois de o anúncio ter sido publicado no YouTube e no Twitter, a marca de joalharia retirou-o de todas as suas plataformas depois de ter sido surpreendida com uma avalanche de indignação e um boicote à marca.



As críticas chegaram até do Bharatiya Janata (Partido do Povo Indiano). Kothapalli Geetha, um ex-legislador, disse que o anúncio era “altamente questionável” e que “normalizava a jihad do amor“, uma teoria da conspiração defendida por ativistas hindus de direita que defende que os homens muçulmanos estão envolvidos num esforço deliberado para converter mulheres hindus através do casamento.

Num comunicado divulgado no Twitter, a Tanishq justificou a eliminação do anúncio em prol do “bem-estar” de funcionários e parceiros. A empresa disse que o objetivo por trás da nova coleção – Ekatvam (ou unidade) – era “celebrar a união de pessoas de diferentes estilos de vida” durante “estes tempos desafiadores”.

Esta não é a primeira vez que uma marca indiana é criticada por promover a harmonia hindu-muçulmana. No ano passado, um anúncio de um detergente que mostrava uma criança hindu a proteger uma criança muçulmana durante o festival das cores também gerou um boicote.

Segundo o matutino, este é o último exemplo da amarga divisão religiosa que varreu a Índia sob o Governo nacionalista hindu liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi.

Quase 80% da população indiana é hindu, enquanto que os muçulmanos representam 14%, quase 200 milhões de pessoas. As relações entre a maioria hindu e a minoria muçulmana estão cada vez mais sob pressão desde que Modi assumiu o poder em 2014.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. E enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …