Marca de jóias indiana faz anúncio sobre harmonia hindu-muçulmana. Seguiu-se a indignação

O anúncio de 43 segundos da nova coleção da marca ­indiana Tanishq não foi recebido com bons olhos por promover a harmonia hindu-muçulmana.

O anúncio da marca de jóias indiana, a ­Tanishq, pretendia retratar a harmonia inter-religiosa: uma família muçulmana preparava um chá de revelação surpresa para a noiva hindu. O slogan dizia: “Uma bela confluência de duas religiões, tradições e culturas diferentes”, num tributo à reputação da Índia como a casa de múltiplas etnias e religiões.

Segundo o The Washington Post, poucos dias depois de o anúncio ter sido publicado no YouTube e no Twitter, a marca de joalharia retirou-o de todas as suas plataformas depois de ter sido surpreendida com uma avalanche de indignação e um boicote à marca.

As críticas chegaram até do Bharatiya Janata (Partido do Povo Indiano). Kothapalli Geetha, um ex-legislador, disse que o anúncio era “altamente questionável” e que “normalizava a jihad do amor“, uma teoria da conspiração defendida por ativistas hindus de direita que defende que os homens muçulmanos estão envolvidos num esforço deliberado para converter mulheres hindus através do casamento.

Num comunicado divulgado no Twitter, a Tanishq justificou a eliminação do anúncio em prol do “bem-estar” de funcionários e parceiros. A empresa disse que o objetivo por trás da nova coleção – Ekatvam (ou unidade) – era “celebrar a união de pessoas de diferentes estilos de vida” durante “estes tempos desafiadores”.

Esta não é a primeira vez que uma marca indiana é criticada por promover a harmonia hindu-muçulmana. No ano passado, um anúncio de um detergente que mostrava uma criança hindu a proteger uma criança muçulmana durante o festival das cores também gerou um boicote.

Segundo o matutino, este é o último exemplo da amarga divisão religiosa que varreu a Índia sob o Governo nacionalista hindu liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi.

Quase 80% da população indiana é hindu, enquanto que os muçulmanos representam 14%, quase 200 milhões de pessoas. As relações entre a maioria hindu e a minoria muçulmana estão cada vez mais sob pressão desde que Modi assumiu o poder em 2014.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …