Mar galgou paredão da Costa da Caparica

 

O mar galgou hoje o paredão na zona urbana da Costa de Caparica, mas não provocou prejuízos significativas, nem acidentes pessoais, revelou à agência Lusa o comandante Cruz Gomes, adjunto do capitão do Porto de Lisboa.

Depois de uma onda gigante ter hoje atingido a Foz do Douro, no Porto, também a Costa da Caparica sentiu a força das águas do mar.

Durante o dia várias pessoas foram surpreendidas por ondas gigantes. No vídeo acima, um homem é apanhado desprevenido por uma onda, mas ainda assim consegue fugir à violência do impacto e salvar o carro das águas.

“Durante a tarde decidimos interditar o acesso aos bares e restaurantes das praias da Costa de Caparica e à zona do paredão urbano, porque é uma zona muito frequentada por desportistas, de forma a prevenir eventuais acidentes que viessem a ocorrer acidentes devido às condições de mar”, declarou Cruz Gomes.

As restrições no acesso às praias e ao paredão foram decididas numa reunião em que participaram a Autoridade Marítima, Proteção Civil, Agência do Ambiente e Bombeiros e poderão ser mantidas ou reavaliadas durante o dia de terça-feira.

Na localidade da Cova do Vapor, o mar também esteve bastante agitado durante toda a tarde, mas não provocou problemas de maior, para além dos prejuízos entre três ou quatro embarcações, que não foram retiradas da água em tempo oportuno.

“Só me lembro de um temporal destes há cerca de 12 anos, mas nessa altura, o esporão era metade do que é hoje”, disse à Lusa o presidente da associação de pescadores da Cova do Vapor.

“Se não fosse o novo esporão, construído há cerca de um ano, quase de certeza que a Cova do Vapor tinha sido inundado esta tarde, acrescentou a mesma fonte.

De acordo com o comandante Cruz Gomes, os piores momentos desta segunda-feira para as populações da margem Sul já terão passado, mas a previsão do tempo e das condições de mar para os próximos dois dias ainda apontam para mau tempo e forte ondulação, que poderá atingir seis a sete metros.

Elementos de corporações de bombeiros e da polícia marítima estão a percorrer as zonas de maior risco, mas até agora sem registo de ocorrência graves.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …