Mar galgou paredão da Costa da Caparica

 

O mar galgou hoje o paredão na zona urbana da Costa de Caparica, mas não provocou prejuízos significativas, nem acidentes pessoais, revelou à agência Lusa o comandante Cruz Gomes, adjunto do capitão do Porto de Lisboa.

Depois de uma onda gigante ter hoje atingido a Foz do Douro, no Porto, também a Costa da Caparica sentiu a força das águas do mar.

Durante o dia várias pessoas foram surpreendidas por ondas gigantes. No vídeo acima, um homem é apanhado desprevenido por uma onda, mas ainda assim consegue fugir à violência do impacto e salvar o carro das águas.

“Durante a tarde decidimos interditar o acesso aos bares e restaurantes das praias da Costa de Caparica e à zona do paredão urbano, porque é uma zona muito frequentada por desportistas, de forma a prevenir eventuais acidentes que viessem a ocorrer acidentes devido às condições de mar”, declarou Cruz Gomes.

As restrições no acesso às praias e ao paredão foram decididas numa reunião em que participaram a Autoridade Marítima, Proteção Civil, Agência do Ambiente e Bombeiros e poderão ser mantidas ou reavaliadas durante o dia de terça-feira.

Na localidade da Cova do Vapor, o mar também esteve bastante agitado durante toda a tarde, mas não provocou problemas de maior, para além dos prejuízos entre três ou quatro embarcações, que não foram retiradas da água em tempo oportuno.

“Só me lembro de um temporal destes há cerca de 12 anos, mas nessa altura, o esporão era metade do que é hoje”, disse à Lusa o presidente da associação de pescadores da Cova do Vapor.

“Se não fosse o novo esporão, construído há cerca de um ano, quase de certeza que a Cova do Vapor tinha sido inundado esta tarde, acrescentou a mesma fonte.

De acordo com o comandante Cruz Gomes, os piores momentos desta segunda-feira para as populações da margem Sul já terão passado, mas a previsão do tempo e das condições de mar para os próximos dois dias ainda apontam para mau tempo e forte ondulação, que poderá atingir seis a sete metros.

Elementos de corporações de bombeiros e da polícia marítima estão a percorrer as zonas de maior risco, mas até agora sem registo de ocorrência graves.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …