Cientistas do MIT estão a construir uma máquina para invadir os seus sonhos

MIT

Aparelho usado para ‘hackear’ os sonhos.

Investigadores do MIT estão a construir um aparelho capaz de invadir o seu cérebro e moldar os sonhos de uma pessoa. Os especialistas sugerem que isto pode ser benéfico para a saúde.

Em média, uma pessoa passa cerca de um terço da sua vida a dormir e, mesmo que não saibamos porquê ou nos lembremos, sonhamos todas as noites. Um laboratório do Massachusetts Institute of Technology (MIT) está agora a construir um aparelho capaz de invadir a nossa mente e moldar aquilo com que sonhamos.

“Na verdade, sonhar é apenas pensar à noite”, disse redundantemente Adam Horowitz, investigador do Dream Lab do MIT. “Quando você entra, sai diferente de manhã. Mas não estamos a fazer perguntas sobre a experiência dessa transformação de informação ou sobre os pensamentos que a guiam”.

Para além de estudar o papel dos sonhos na nossa vida, os investigadores querem ver o que acontece quando se interfere com eles. Segundo o OneZero, o objetivo deste projeto é mostrar que, quando os sonhos são invadidos, aprimorados e influenciados, nós beneficiamos com isso.

“As pessoas não sabem que um terço de sua vida é um terço em que elas podem mudar, estruturar ou melhorar-se”, realça Horowitz. “Quer você esteja a falar sobre aumento da memória ou aumento da criatividade ou a melhorar o humor no dia seguinte ou a melhorar o desempenho nos testes, há todas essas coisas que você pode fazer à noite que são importantes”.

A joia da coroa do laboratório é o Dormio, um aparelho semelhante a uma luva destinado a aumentar a criatividade e ajudar a explorar a hipnagogia, o estado semilúcido entre acordado e a dormir, onde os pensamentos se desviam da realidade e começam a entrar no capítulo dos sonhos.

Quando a pessoa entra em hipnagogia, o Dormio reproduz um áudio pré-gravado, geralmente composto por uma palavra, e grava qualquer coisa que a pessoa possa dizer em resposta. Em experiências realizadas no laboratório, Horowitz concluiu que a pista oferecida pelo áudio apareceu nos sonhos dos voluntários.

A investigadora do Dream Lab Judith Amores quer alargar ao olfato esta capacidade de influenciar os sonhos. Dessa ideia surgiu o BioEssence, um difusor de aroma que monitoriza a frequência cardíaca e as ondas cerebrais para rastrear os estágios do sono.

“O olfato é particularmente interessante porque está diretamente conectado à memória e às partes emocionais do cérebro – a amígdala e o hipocampo”, diz Amores. “E esse é um portal muito interessante para acessar o bem-estar”. A investigadora realça que esta invenção pode ser usada para tratar, por exemplo, stresses pós-traumáticos.

No entanto, nem todos concordam com esta ideia de ‘hackear’ os sonhos das pessoas. O psicólogo e especialista em sono e sonhos, Rubin Naiman, alega que a importância e poder dos sonhos residem na sua capacidade de florescerem por conta própria.

“O problema de invadir os sonhos é que isso se baseia na suposição de que o subconsciente não é inteligente, que não tem vida. O inconsciente é outro tipo de inteligência. Nós podemos aprender com isso. Podemos dialogar com ele, em vez de dominá-lo, em vez de ‘entrar em contacto’ e tentar orientá-lo nas direções que queremos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …