Mapa perdido não permite que a CGD recupere 18 milhões de euros

A CGD pretende executar um terreno junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, para atenuar 18 milhões de euros de uma dívida da empresa Grão Pará. Contudo, não se sabe da localização do mapa do terreno necessário para avançar.

Sem o mapa da área do terreno de 17 hectares, localizado junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, a Caixa Geral de Depósitos não consegue proceder à sua venda. A CGD pretende atenuar 18 milhões de euros de uma dívida da empresa imobiliária e construtora Grão Pará.

A notícia avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios dá conta que o terreno foi dado como garantia pela empresa, mas agora o banco não o consegue executar. Isto porque é necessário o mapa da sua área, que ainda não foi disponibilizado e que ninguém parece saber onde está.

O tribunal já tinha definido uma perita para fazer a avaliação do terreno em 2018, mas o processo ainda não conseguiu avançar sem o mapa. A Grão Pará defende que tem de ser a Caixa a disponibilizar o mapa, que alega não ter sido notificada para entregar o documento.

A dívida da Grão Pará é de precisamente 18 milhões de euros e, assim sendo, a execução do terreno e a consequente venda permitiria cobrar totalmente a dívida. Segundo o Observador, a dívida em causa deve-se ao incumprimento da lei do Governo de Alberto João Jardim.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Na CGD “alguém perdeu” o mapa – e ningué pagará por isso – e obviamente a proprietária nem pensa em entregá-lo, bem guardadinho que há-de estar em alguma gaveta insuspeita. E o terreno continua a ser de sua propriedade.
    De resto, se deves 100 mil ao banco tens um problema, se deves 20 milhões ao banco, O BANCO tem um problema….

    • Verdade, verdadinha!
      Porque não há responsaveis…!
      Ah! Ah! Ah!
      Eles perderam milhões e milhões com os amigos, e por isso não foram responsabilizados.
      Iam agora ser responsabilizados porque perderam um mapa..apo

  2. Porra, logo o meu banco não perde o mapa das prestações vincendas do meu mútuo hipotecário….
    Logo agora que recebi uma comunicação da CGD que não me quer como cliente é que começa com as benesses…

  3. Ninguém perde documentos daquela natureza. A não ser que sejam altamente incompetentes, ou… Como dizia “ah”, pode estar numa gaveta…

    Vi algures, no Facebook, Uma petição a pedir pena de prisão para poíticos corruptos (aquilo que faz sempre parte das notícias), e para banqueiros criminosos. Lá assinei… É Pena, nunca dar em nada.. nem, sequer, metê-los no lixo, Como na Ucrânia, ou abatê-los, Como na China..

  4. TUDO O QUE É AFETO AO ESTADO – gestão e conservação do património, gestão empresarial e institucional, obras públicas e o próprio exercício da governação – É UMA PALHAÇADA (usando no mau sentido do termo, dada a superior dignidade e mestria dos verdadeiros artistas circenses).

  5. querem fazer todos de parvos! Um mapa? Estamos no século 13? O que necessitam é da caderneta / registo predial e pronto – a Madeira tem Cadastro Geométrico implementado – basta saber o artigo e logo um topógrafo indicará com toda a precisão onde começa e acabam as extremas, por amor de Deus! Isto nem para enganar criancinhas de 2 anos !

RESPONDER

FC Porto contra-ataca acusações do Benfica com "palha para burros"

O FC Porto reagiu às acusações do SL Benfica de pressão às equipas de arbitragem, argumentando com várias suspeitas de corrupção que os 'encarnados' estão envolvidos. A troca de galhardetes entre FC Porto e SL Benfica …

OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020. Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que …

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …