Mapa perdido não permite que a CGD recupere 18 milhões de euros

A CGD pretende executar um terreno junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, para atenuar 18 milhões de euros de uma dívida da empresa Grão Pará. Contudo, não se sabe da localização do mapa do terreno necessário para avançar.

Sem o mapa da área do terreno de 17 hectares, localizado junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, a Caixa Geral de Depósitos não consegue proceder à sua venda. A CGD pretende atenuar 18 milhões de euros de uma dívida da empresa imobiliária e construtora Grão Pará.

A notícia avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios dá conta que o terreno foi dado como garantia pela empresa, mas agora o banco não o consegue executar. Isto porque é necessário o mapa da sua área, que ainda não foi disponibilizado e que ninguém parece saber onde está.

O tribunal já tinha definido uma perita para fazer a avaliação do terreno em 2018, mas o processo ainda não conseguiu avançar sem o mapa. A Grão Pará defende que tem de ser a Caixa a disponibilizar o mapa, que alega não ter sido notificada para entregar o documento.

A dívida da Grão Pará é de precisamente 18 milhões de euros e, assim sendo, a execução do terreno e a consequente venda permitiria cobrar totalmente a dívida. Segundo o Observador, a dívida em causa deve-se ao incumprimento da lei do Governo de Alberto João Jardim.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Na CGD “alguém perdeu” o mapa – e ningué pagará por isso – e obviamente a proprietária nem pensa em entregá-lo, bem guardadinho que há-de estar em alguma gaveta insuspeita. E o terreno continua a ser de sua propriedade.
    De resto, se deves 100 mil ao banco tens um problema, se deves 20 milhões ao banco, O BANCO tem um problema….

    • Verdade, verdadinha!
      Porque não há responsaveis…!
      Ah! Ah! Ah!
      Eles perderam milhões e milhões com os amigos, e por isso não foram responsabilizados.
      Iam agora ser responsabilizados porque perderam um mapa..apo

  2. Porra, logo o meu banco não perde o mapa das prestações vincendas do meu mútuo hipotecário….
    Logo agora que recebi uma comunicação da CGD que não me quer como cliente é que começa com as benesses…

  3. Ninguém perde documentos daquela natureza. A não ser que sejam altamente incompetentes, ou… Como dizia “ah”, pode estar numa gaveta…

    Vi algures, no Facebook, Uma petição a pedir pena de prisão para poíticos corruptos (aquilo que faz sempre parte das notícias), e para banqueiros criminosos. Lá assinei… É Pena, nunca dar em nada.. nem, sequer, metê-los no lixo, Como na Ucrânia, ou abatê-los, Como na China..

  4. TUDO O QUE É AFETO AO ESTADO – gestão e conservação do património, gestão empresarial e institucional, obras públicas e o próprio exercício da governação – É UMA PALHAÇADA (usando no mau sentido do termo, dada a superior dignidade e mestria dos verdadeiros artistas circenses).

  5. querem fazer todos de parvos! Um mapa? Estamos no século 13? O que necessitam é da caderneta / registo predial e pronto – a Madeira tem Cadastro Geométrico implementado – basta saber o artigo e logo um topógrafo indicará com toda a precisão onde começa e acabam as extremas, por amor de Deus! Isto nem para enganar criancinhas de 2 anos !

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …