Mapa perdido não permite que a CGD recupere 18 milhões de euros

A CGD pretende executar um terreno junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, para atenuar 18 milhões de euros de uma dívida da empresa Grão Pará. Contudo, não se sabe da localização do mapa do terreno necessário para avançar.

Sem o mapa da área do terreno de 17 hectares, localizado junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, a Caixa Geral de Depósitos não consegue proceder à sua venda. A CGD pretende atenuar 18 milhões de euros de uma dívida da empresa imobiliária e construtora Grão Pará.

A notícia avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios dá conta que o terreno foi dado como garantia pela empresa, mas agora o banco não o consegue executar. Isto porque é necessário o mapa da sua área, que ainda não foi disponibilizado e que ninguém parece saber onde está.

O tribunal já tinha definido uma perita para fazer a avaliação do terreno em 2018, mas o processo ainda não conseguiu avançar sem o mapa. A Grão Pará defende que tem de ser a Caixa a disponibilizar o mapa, que alega não ter sido notificada para entregar o documento.

A dívida da Grão Pará é de precisamente 18 milhões de euros e, assim sendo, a execução do terreno e a consequente venda permitiria cobrar totalmente a dívida. Segundo o Observador, a dívida em causa deve-se ao incumprimento da lei do Governo de Alberto João Jardim.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Na CGD “alguém perdeu” o mapa – e ningué pagará por isso – e obviamente a proprietária nem pensa em entregá-lo, bem guardadinho que há-de estar em alguma gaveta insuspeita. E o terreno continua a ser de sua propriedade.
    De resto, se deves 100 mil ao banco tens um problema, se deves 20 milhões ao banco, O BANCO tem um problema….

    • Verdade, verdadinha!
      Porque não há responsaveis…!
      Ah! Ah! Ah!
      Eles perderam milhões e milhões com os amigos, e por isso não foram responsabilizados.
      Iam agora ser responsabilizados porque perderam um mapa..apo

  2. Porra, logo o meu banco não perde o mapa das prestações vincendas do meu mútuo hipotecário….
    Logo agora que recebi uma comunicação da CGD que não me quer como cliente é que começa com as benesses…

  3. Ninguém perde documentos daquela natureza. A não ser que sejam altamente incompetentes, ou… Como dizia “ah”, pode estar numa gaveta…

    Vi algures, no Facebook, Uma petição a pedir pena de prisão para poíticos corruptos (aquilo que faz sempre parte das notícias), e para banqueiros criminosos. Lá assinei… É Pena, nunca dar em nada.. nem, sequer, metê-los no lixo, Como na Ucrânia, ou abatê-los, Como na China..

  4. TUDO O QUE É AFETO AO ESTADO – gestão e conservação do património, gestão empresarial e institucional, obras públicas e o próprio exercício da governação – É UMA PALHAÇADA (usando no mau sentido do termo, dada a superior dignidade e mestria dos verdadeiros artistas circenses).

  5. querem fazer todos de parvos! Um mapa? Estamos no século 13? O que necessitam é da caderneta / registo predial e pronto – a Madeira tem Cadastro Geométrico implementado – basta saber o artigo e logo um topógrafo indicará com toda a precisão onde começa e acabam as extremas, por amor de Deus! Isto nem para enganar criancinhas de 2 anos !

RESPONDER

Sindicatos querem que Ministério Público investigue suicídios na polícia

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia, Peixoto Rodrigues, disse esta terça-feira que vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar os casos de suicídio registados este ano na PSP. Em declarações …

Após uma legislatura marcada por problemas éticos, ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …