“Uma mão cheia de nada”. PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do PSD Duarte Pacheco

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de “strogonoff-vegan”, procurando assim o apoio de PCP e PAN.

Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura do segundo dia de debate na generalidade do OE2021, o PSD criticou um documento “misto”: trata-se de um “strogonoff para ter apoio do PCP”, mas que é também “vegan para ter o apoio do PAN”.

“É um prato especial tão especial que ninguém consegue perceber o que contém, tem falta de transparência, tem dados misturados entre medidas novas e antigas para baralhar a leitura, tem um rol de medidas que no passado já foram prometidas mas não foram executadas”, disse o deputado do PSD.

No seu entender, a proposta de OE2021 é “uma mão cheia de nada”, que só tem um objetivo: “pescar votos à linha e preservar o poder”.

Também à direita, a centrista Cecília Meireles considerou que este OE é “oculto em coisas fundamentais”, deixando duas perguntas ao ministro das Finanças, João Leão: Quanto é que foi o impacto orçamental das medidas covid?”. Isto porque “a UTAO e o Conselho das Finanças Públicas são claros a dizer que o OE não responde a esta pergunta tão simples”.

“Qual será o impacto orçamental das medidas este ano?”, volta a questionar.

Bloco volta aos número da saúde

Na sua intervenção nesta quarta-feira, o Bloco voltou aos números do Serviço Nacional de Saúde, insistindo que os médicos disponíveis estão agora em menor número do que antes da pandemia de covid-19. “Confirmam que o BE tem dito: há menos médicos hoje do que havia no início da pandemia e do que os que havia em janeiro”, disse Mariana Mortágua.

A saída de médicos continua ao longo do ano (…) “Mas temos um problema: faltam médicos no SNS quando mais precisamos deles (…) Como explica uma recusa orçamental para estas propostas de reter médicos no SNS?”, questionou.

Na resposta, João Leão diz que o Bloco de Esquerda se enganou nos números. “O BE faz referência ao OE suplementar e esquece que o esforço não veio só de transferências do OE, mas mesmo essas aumentam. O BE enganou-se nas contas”, disse o governante.

“Não é sério para um bom economista fazer uma análise e comparar variações e guidelines. Qualquer economista sabe que temos de comparar em termos homólogos”, disse, acrescentando ainda que Governo “não pode proibir” que os médicos saiam ao longo do ano, até porque “não vivemos num Estado totalitário”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. senhor Duarte Pacheco o senhor eo seu PPD podiam propor cortar no aumento no Orçamento da Presidência da República duplica de 15,8 para 32,5 Milhões de Euros, Assembleia da República aumenta 47,6% passando para mais de 140 milhões, as entidades dependentes da A.R. a despesa triplica de 101,4% para 320,3 Milhões de Euros, o Conselho Superior da Magistratura duplica de 152,8 Milhões de Euros, para 309,3 Milhões de Euros,Tribunal Constitucional cujo orçamento passa de 8,9 para 18,8 Milhões de Euros, só aqui poupava-se muito dinheiro mas isso os políticos não querem, que poderia ser usado na Saúde tanto no combate ao COVID-19 como a outras doenças também ela bem graves, mas aqui o senhor e o seu PPD como os ia afetar embatucaram.

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …