“Uma mão cheia de nada”. PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do PSD Duarte Pacheco

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de “strogonoff-vegan”, procurando assim o apoio de PCP e PAN.

Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura do segundo dia de debate na generalidade do OE2021, o PSD criticou um documento “misto”: trata-se de um “strogonoff para ter apoio do PCP”, mas que é também “vegan para ter o apoio do PAN”.

“É um prato especial tão especial que ninguém consegue perceber o que contém, tem falta de transparência, tem dados misturados entre medidas novas e antigas para baralhar a leitura, tem um rol de medidas que no passado já foram prometidas mas não foram executadas”, disse o deputado do PSD.

No seu entender, a proposta de OE2021 é “uma mão cheia de nada”, que só tem um objetivo: “pescar votos à linha e preservar o poder”.

Também à direita, a centrista Cecília Meireles considerou que este OE é “oculto em coisas fundamentais”, deixando duas perguntas ao ministro das Finanças, João Leão: Quanto é que foi o impacto orçamental das medidas covid?”. Isto porque “a UTAO e o Conselho das Finanças Públicas são claros a dizer que o OE não responde a esta pergunta tão simples”.

“Qual será o impacto orçamental das medidas este ano?”, volta a questionar.

Bloco volta aos número da saúde

Na sua intervenção nesta quarta-feira, o Bloco voltou aos números do Serviço Nacional de Saúde, insistindo que os médicos disponíveis estão agora em menor número do que antes da pandemia de covid-19. “Confirmam que o BE tem dito: há menos médicos hoje do que havia no início da pandemia e do que os que havia em janeiro”, disse Mariana Mortágua.

A saída de médicos continua ao longo do ano (…) “Mas temos um problema: faltam médicos no SNS quando mais precisamos deles (…) Como explica uma recusa orçamental para estas propostas de reter médicos no SNS?”, questionou.

Na resposta, João Leão diz que o Bloco de Esquerda se enganou nos números. “O BE faz referência ao OE suplementar e esquece que o esforço não veio só de transferências do OE, mas mesmo essas aumentam. O BE enganou-se nas contas”, disse o governante.

“Não é sério para um bom economista fazer uma análise e comparar variações e guidelines. Qualquer economista sabe que temos de comparar em termos homólogos”, disse, acrescentando ainda que Governo “não pode proibir” que os médicos saiam ao longo do ano, até porque “não vivemos num Estado totalitário”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. senhor Duarte Pacheco o senhor eo seu PPD podiam propor cortar no aumento no Orçamento da Presidência da República duplica de 15,8 para 32,5 Milhões de Euros, Assembleia da República aumenta 47,6% passando para mais de 140 milhões, as entidades dependentes da A.R. a despesa triplica de 101,4% para 320,3 Milhões de Euros, o Conselho Superior da Magistratura duplica de 152,8 Milhões de Euros, para 309,3 Milhões de Euros,Tribunal Constitucional cujo orçamento passa de 8,9 para 18,8 Milhões de Euros, só aqui poupava-se muito dinheiro mas isso os políticos não querem, que poderia ser usado na Saúde tanto no combate ao COVID-19 como a outras doenças também ela bem graves, mas aqui o senhor e o seu PPD como os ia afetar embatucaram.

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …