Manuscrito peruano do séc. XVII desaparecido há vários anos encontrado em Lisboa

Tiago Henrique Marques / Lusa

Um documento manuscrito peruano com quase 400 anos e classificado como património cultural, que se encontrava desaparecido há vários anos, foi encontrado em Lisboa pela Polícia Judiciária (PJ) e devolvido ao Peru, no início desta semana.

A Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ foi quem levou a cabo esta investigação, que permitiu recuperar o documento e devolvê-lo ao país de origem, através da embaixada do Peru em Portugal.

De acordo com fonte da PJ, o documento data da primeira metade do século XVII e tinha sido declarado como Património Cultural pela República do Peru, que o procurava há vários anos.

Este manuscrito viria a ser localizado à venda no eBay pela embaixada do Peru em Portugal, que entrou em contacto com as autoridades, que desencadearam então a investigação.

O documento encontrava-se na posse de um comerciante alfarrabista português, especializado em documentos antigos, que foi sempre colaborante com a polícia durante as investigações, disse a mesma fonte.

A investigação apurou que o manuscrito terá sido adquirido pelo alfarrabista português a um antiquário de nacionalidade alemã, o qual não explicou como o obteve.

“Às vezes é difícil saber de onde vêm os documentos. É provável que ande a circular na Europa há muitos anos entre mãos privadas. Até porque está em excelente estado de conservação”, explicou.

Esta é uma área em que a Polícia Judiciária está a começar a investir, mais porque o comércio de documentos antigos que desapareceram e estão em mãos de particulares está a aumentar muito, realçou a mesma fonte.

A fonte da PJ adiantou que têm aparecido cada vez mais casos destes e que em todos os casos a PJ tem tido sempre a colaboração dos comerciantes legítimos portugueses, porque têm a noção da importância do património cultural.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …