Manuel Pinho terá usado dinheiro do GES para comprar apartamento de luxo em Nova Iorque

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

Manuel Pinho terá comprado um apartamento de luxo em Nova Iorque com a avença mensal recebida do Grupo Espírito Santo (GES). A casa custou um milhão de euros.

Entre março de 2005 e julho de 2009, Manuel Pinho terá recebido 15 mil euros por mês da Espírito Santo Enterprises. Ao todo terá recebido 1,265 milhões de euros da empresa que se suspeita ser um saco azul do Grupo Espírito Santo. O Correio da Manhã avança que o antigo ministro da Economia de José Sócrates terá usado este dinheiro para comprar um apartamento de luxo perto da Broadway, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O imóvel custou um milhão de euros e suspeita-se que Manuel Pinho usou esse dinheiro na sua compra. Pelo menos é o que consta no despacho em que os procuradores do caso EDP mencionam os factos imputados a Manuel Pinho.

“O arguido Manuel Pinho reside em Nova Iorque, num apartamento em nome da sociedade offshore por si controlada Blackwade Holding Limited, adquirido por cerca de um milhão de euros provenientes da sua avença mensal do GES/BES“, lê-se no despacho consultado pelo CM.

O dinheiro usado na compra do apartamento terá sido transferido por duas offshores — Mesete II e Tartaruga Foundation, ambas controladas por Manuel Pinho. A compra terá sido posteriormente consumada pela Blackwade, um offshore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

O advogado do antigo ministro, Ricardo Sá Fernandes, não respondeu ao pedido de esclarecimento, enquanto o porta-voz de Ricardo Salgado, presidente do GES na altura, disse que não tecia comentários sobre processos em investigação.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mais um! Vamos lá ver o que acontece a este “artista”, se é chamado à Justiça, e se for, será que vai ou não cair no esquecimento. Afinal, a justiça por cá funciona não é? Pois eu acho que não!

  2. Não quero defender este senhor mas com um milhão de euros não se compra nada de luxo em NY, muito menos perto da Broadway. Deverá ter custado muito mais, pare ser de luxo. Ou o que recebeu do GES só serviu para pagar parte do apartamento e o resto terá vindo de outro lugar.

    • As investigações a políticos e afins, em Portugal, ou não se fazem de todo ou, quando se zangam as comadres e é mesmo necessário fazerem-se, ficam-se sempre muito pela rama. E é o caso!

  3. Este “coitadinho” de pobre ainda tentou obter a pensão antecipada na Segurança Social. Políticos de m…. que nos atiraram ao fundo e depois não estavam cá para pagar a factura da Troika, gozando os milhões no estrangeiro. Ainda teve a lata e a esperteza de trazer da Suiça, 2,7 milhões que ali tinha depositado, pagando apenas 7,5% de IRS.
    É votar neles!!!!!

RESPONDER

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …