Manuel Pinho terá usado dinheiro do GES para comprar apartamento de luxo em Nova Iorque

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

Manuel Pinho terá comprado um apartamento de luxo em Nova Iorque com a avença mensal recebida do Grupo Espírito Santo (GES). A casa custou um milhão de euros.

Entre março de 2005 e julho de 2009, Manuel Pinho terá recebido 15 mil euros por mês da Espírito Santo Enterprises. Ao todo terá recebido 1,265 milhões de euros da empresa que se suspeita ser um saco azul do Grupo Espírito Santo. O Correio da Manhã avança que o antigo ministro da Economia de José Sócrates terá usado este dinheiro para comprar um apartamento de luxo perto da Broadway, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O imóvel custou um milhão de euros e suspeita-se que Manuel Pinho usou esse dinheiro na sua compra. Pelo menos é o que consta no despacho em que os procuradores do caso EDP mencionam os factos imputados a Manuel Pinho.

“O arguido Manuel Pinho reside em Nova Iorque, num apartamento em nome da sociedade offshore por si controlada Blackwade Holding Limited, adquirido por cerca de um milhão de euros provenientes da sua avença mensal do GES/BES“, lê-se no despacho consultado pelo CM.

O dinheiro usado na compra do apartamento terá sido transferido por duas offshores — Mesete II e Tartaruga Foundation, ambas controladas por Manuel Pinho. A compra terá sido posteriormente consumada pela Blackwade, um offshore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

O advogado do antigo ministro, Ricardo Sá Fernandes, não respondeu ao pedido de esclarecimento, enquanto o porta-voz de Ricardo Salgado, presidente do GES na altura, disse que não tecia comentários sobre processos em investigação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mais um! Vamos lá ver o que acontece a este “artista”, se é chamado à Justiça, e se for, será que vai ou não cair no esquecimento. Afinal, a justiça por cá funciona não é? Pois eu acho que não!

  2. Não quero defender este senhor mas com um milhão de euros não se compra nada de luxo em NY, muito menos perto da Broadway. Deverá ter custado muito mais, pare ser de luxo. Ou o que recebeu do GES só serviu para pagar parte do apartamento e o resto terá vindo de outro lugar.

    • As investigações a políticos e afins, em Portugal, ou não se fazem de todo ou, quando se zangam as comadres e é mesmo necessário fazerem-se, ficam-se sempre muito pela rama. E é o caso!

  3. Este “coitadinho” de pobre ainda tentou obter a pensão antecipada na Segurança Social. Políticos de m…. que nos atiraram ao fundo e depois não estavam cá para pagar a factura da Troika, gozando os milhões no estrangeiro. Ainda teve a lata e a esperteza de trazer da Suiça, 2,7 milhões que ali tinha depositado, pagando apenas 7,5% de IRS.
    É votar neles!!!!!

RESPONDER

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …

Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência …