Manuel Pinho terá usado dinheiro do GES para comprar apartamento de luxo em Nova Iorque

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

Manuel Pinho terá comprado um apartamento de luxo em Nova Iorque com a avença mensal recebida do Grupo Espírito Santo (GES). A casa custou um milhão de euros.

Entre março de 2005 e julho de 2009, Manuel Pinho terá recebido 15 mil euros por mês da Espírito Santo Enterprises. Ao todo terá recebido 1,265 milhões de euros da empresa que se suspeita ser um saco azul do Grupo Espírito Santo. O Correio da Manhã avança que o antigo ministro da Economia de José Sócrates terá usado este dinheiro para comprar um apartamento de luxo perto da Broadway, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O imóvel custou um milhão de euros e suspeita-se que Manuel Pinho usou esse dinheiro na sua compra. Pelo menos é o que consta no despacho em que os procuradores do caso EDP mencionam os factos imputados a Manuel Pinho.

“O arguido Manuel Pinho reside em Nova Iorque, num apartamento em nome da sociedade offshore por si controlada Blackwade Holding Limited, adquirido por cerca de um milhão de euros provenientes da sua avença mensal do GES/BES“, lê-se no despacho consultado pelo CM.

O dinheiro usado na compra do apartamento terá sido transferido por duas offshores — Mesete II e Tartaruga Foundation, ambas controladas por Manuel Pinho. A compra terá sido posteriormente consumada pela Blackwade, um offshore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

O advogado do antigo ministro, Ricardo Sá Fernandes, não respondeu ao pedido de esclarecimento, enquanto o porta-voz de Ricardo Salgado, presidente do GES na altura, disse que não tecia comentários sobre processos em investigação.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mais um! Vamos lá ver o que acontece a este “artista”, se é chamado à Justiça, e se for, será que vai ou não cair no esquecimento. Afinal, a justiça por cá funciona não é? Pois eu acho que não!

  2. Não quero defender este senhor mas com um milhão de euros não se compra nada de luxo em NY, muito menos perto da Broadway. Deverá ter custado muito mais, pare ser de luxo. Ou o que recebeu do GES só serviu para pagar parte do apartamento e o resto terá vindo de outro lugar.

    • As investigações a políticos e afins, em Portugal, ou não se fazem de todo ou, quando se zangam as comadres e é mesmo necessário fazerem-se, ficam-se sempre muito pela rama. E é o caso!

  3. Este “coitadinho” de pobre ainda tentou obter a pensão antecipada na Segurança Social. Políticos de m…. que nos atiraram ao fundo e depois não estavam cá para pagar a factura da Troika, gozando os milhões no estrangeiro. Ainda teve a lata e a esperteza de trazer da Suiça, 2,7 milhões que ali tinha depositado, pagando apenas 7,5% de IRS.
    É votar neles!!!!!

RESPONDER

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …