Manuel Damásio com termo de identidade e residência, suspeito de beneficiar Veiga

(dr) RTP

Manuel Damásio, ex-presidente do Benfica

Manuel Damásio, ex-presidente do Benfica

O ex-presidente do Benfica foi detido esta quinta-feira pela PJ mas saiu em liberdade, tendo ficado apenas sujeito a termo de identidade e residência.

Na sequência da detenção durante a tarde desta quinta-feira, Manuel Damásio foi ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, tendo saído em liberdade já durante a noite.

O ex-presidente do Benfica foi detido no âmbito da operação conhecida por Rota do Atlântico, suspeito de crimes como branqueamento de capitais, tráfico de influências, prática de corrupção no comércio internacional e fraude fiscal, segundo uma nota divulgada pela Procuradoria Geral da República, citada pelo Jornal de Notícias.

O antigo dirigente ficou sujeito ao termo de identidade e residência, não podendo sair do país nem entrar em contacto com os outros arguidos, suspeitos e testemunhas do caso.

Recorde-se que o empresário José Veiga e o advogado Paulo Santana Lopes são dois dos outros arguidos nesta investigação, estando detidos desde o passado dia 8 de fevereiro.

Veiga encontra-se em prisão preventiva e o irmão do ex-primeiro ministro ficou em prisão domiciliária. O processo tem ainda como arguida a advogada Maria Barbosa, que se encontra com termo de identidade e residência.

De acordo com a notícia avançada pelo Diário de Notícias, o antigo dirigente encarnado é suspeito de utilizar a sua influência junto de decisores públicos em favor dos negócios de José Veiga, sobretudo na compra do Banco Internacional de Cabo Verde.

Segundo os dados recolhidos pelo jornal, a PJ recolheu elementos desse alegado tráfico de influências, o qual pode envolver decisores públicos e gestores de bancos – o antigo ministro Miguel Relvas poderá ser um desses nomes.

Além dos apartamentos e das viaturas de luxo, o antigo presidente do Benfica também terá facilitado a entrada de Veiga na sociedade que gere o Atlântico Estoril Residence, uma situação que terá permitido ao empresário de jogadores de futebol, através de uma offshore, branquear dinheiro.

Segundo o JN, à saída do tribunal, Damásio não quis prestar quaisquer declarações aos jornalistas. O seu advogado, Nobre Correia, disse apenas que o empresário “prestou as declarações que entendeu” e “os esclarecimentos que lhe foram solicitados pelo tribunal”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …