PS “não se arrepende da geringonça, mas não precisa de professores de esquerda”

Mário Cruz / Lusa

O histórico socialista, Manuel Alegre

O histórico socialista considerou, esta segunda-feira, que não há Governo de esquerda sem o PS e muito menos contra o PS e advertiu que o partido se orgulha da geringonça, mas não precisa de “professores de esquerda”.

Manuel Alegre defendeu estas posições no comício socialista de Coimbra, no Pavilhão dos Olivais, num discurso muito aplaudido, que levantou a assistência em alguns momentos, como nas referências ao falecido presidente honorário do PS, António Arnaut.

Numa intervenção com cerca de 20 minutos, o antigo candidato presidencial e dirigente histórico socialista manifestou total apoio à solução de esquerda, elogiou António Costa e até se demarcou do vice-presidente da bancada do PS Carlos Pereira, que classificou o Bloco de Esquerda e o PCP como “empecilhos”.

“Não há empecilhos à esquerda. Os empecilhos vieram sempre da direita”, contrapôs Manuel Alegre, antes de deixar uma série de críticas dirigidas sobretudo ao Bloco de Esquerda, embora sem mencionar esta força política.

Nesta fase da sua intervenção, Alegre começou por sustentar a tese de que, historicamente, “a força da direita esteve na divisão da esquerda”, deixando depois vários avisos: “Não há estabilidade sem um PS forte; não há diálogo nem convergência sem um PS forte; não há solução governativa sem o PS e muito menos contra o PS”.

“Mas mais, não há esquerda em Portugal sem o PS ou contra o PS. Fizemos a geringonça e não temos vergonha dela, temos mesmo muito orgulho no que foi feito nestes quatro anos. Não nos arrependemos, mas também não precisamos de professores de esquerda“, completou o escritor socialista.

Foi um trabalho de todos, com todos, fruto de um diálogo que só o PS é capaz de promover e assegurar”, disse ainda o socialista, citado pelo Observador.

Sobre o ministro das Finanças, Alegre garante que “Centeno só há um e esse é o nosso”. “Eu sei que alguns não gostam, eu próprio às vezes também não gosto, mas não há política de esquerda sem rigor nas contas públicas“, acrescentou.

Lançando farpas à direita, mais concretamente a Rui Rio, o escritor aproveitou para dizer que o PS “não precisa de lições de moral de quem há alguns dias criticava a justiça de tabacaria e agora se arvora de justiceiro eleitoralista”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Alegre já passou o teu tempo o teu e de muitos políticos tanto da Esquerda como da Direita e do Centro deixem o ligar aos novos com outra visão sobre o País, é por isso que tiro o chapéu ao Laborinho Lúcio ao Adriano Moreira e até ao Mariano Gago que já não está entre nós, serviram o País e saíram pela Porta grande sem nada para lhes apontar, ao contrário de muitos que com rabos de palha não largam a politica, tenham vergonha na cara e afastem-se deixem trabalhar pessoas com outras visões sobre o nosso futuro

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …