PS “não se arrepende da geringonça, mas não precisa de professores de esquerda”

Mário Cruz / Lusa

O histórico socialista, Manuel Alegre

O histórico socialista considerou, esta segunda-feira, que não há Governo de esquerda sem o PS e muito menos contra o PS e advertiu que o partido se orgulha da geringonça, mas não precisa de “professores de esquerda”.

Manuel Alegre defendeu estas posições no comício socialista de Coimbra, no Pavilhão dos Olivais, num discurso muito aplaudido, que levantou a assistência em alguns momentos, como nas referências ao falecido presidente honorário do PS, António Arnaut.

Numa intervenção com cerca de 20 minutos, o antigo candidato presidencial e dirigente histórico socialista manifestou total apoio à solução de esquerda, elogiou António Costa e até se demarcou do vice-presidente da bancada do PS Carlos Pereira, que classificou o Bloco de Esquerda e o PCP como “empecilhos”.

“Não há empecilhos à esquerda. Os empecilhos vieram sempre da direita”, contrapôs Manuel Alegre, antes de deixar uma série de críticas dirigidas sobretudo ao Bloco de Esquerda, embora sem mencionar esta força política.

Nesta fase da sua intervenção, Alegre começou por sustentar a tese de que, historicamente, “a força da direita esteve na divisão da esquerda”, deixando depois vários avisos: “Não há estabilidade sem um PS forte; não há diálogo nem convergência sem um PS forte; não há solução governativa sem o PS e muito menos contra o PS”.

“Mas mais, não há esquerda em Portugal sem o PS ou contra o PS. Fizemos a geringonça e não temos vergonha dela, temos mesmo muito orgulho no que foi feito nestes quatro anos. Não nos arrependemos, mas também não precisamos de professores de esquerda“, completou o escritor socialista.

Foi um trabalho de todos, com todos, fruto de um diálogo que só o PS é capaz de promover e assegurar”, disse ainda o socialista, citado pelo Observador.

Sobre o ministro das Finanças, Alegre garante que “Centeno só há um e esse é o nosso”. “Eu sei que alguns não gostam, eu próprio às vezes também não gosto, mas não há política de esquerda sem rigor nas contas públicas“, acrescentou.

Lançando farpas à direita, mais concretamente a Rui Rio, o escritor aproveitou para dizer que o PS “não precisa de lições de moral de quem há alguns dias criticava a justiça de tabacaria e agora se arvora de justiceiro eleitoralista”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Alegre já passou o teu tempo o teu e de muitos políticos tanto da Esquerda como da Direita e do Centro deixem o ligar aos novos com outra visão sobre o País, é por isso que tiro o chapéu ao Laborinho Lúcio ao Adriano Moreira e até ao Mariano Gago que já não está entre nós, serviram o País e saíram pela Porta grande sem nada para lhes apontar, ao contrário de muitos que com rabos de palha não largam a politica, tenham vergonha na cara e afastem-se deixem trabalhar pessoas com outras visões sobre o nosso futuro

RESPONDER

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …