Sem-abrigo ocupam triplex. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Cerca de 30 apoiantes de Lula da Silva  invadiram o triplex que está no centro do processo que levou à condenação do ex-Presidente. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Membros de um movimento social formado por sem-abrigo ocuparam na segunda-feira um apartamento que esteve no centro do processo de corrupção contra o ex-presidente Lula da Silva, na cidade do Guarujá, no estado brasileiro de São Paulo.

Segundo o Folha de São Paulo, em menos de cinco minutos cerca de 30 militantes dos movimentos MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem teto) invadiram o complexo, em protesto contra a detenção de Lula.

Os apoiantes saltaram um muro, arrombaram a porta reservada à entrada dos banhistas, e subiram até ao apartamento, estendendo uma bandeira na varanda.

A ocupação assustou os outros moradores, que chamaram a polícia. As autoridades negociaram a saída dos manifestantes, que gravaram e emitiram a ocupação no Facebook, onde deixaram o convite para mais se juntarem a eles, num evento marcado para hoje, amanha e quarta-feira.

Depois de mais de duas horas de ocupação, o movimento aceitou deixar o apartamento.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, e três juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª região, tribunal de segunda instância, deram como provado que este apartamento de luxo foi dado a Lula da Silva como um suborno pela construtora OAS e condenaram o ex-presidente a 12 anos e um mês de prisão.

O ex-presidente brasileiro começou a cumprir esta pena em regime fechado no dia 8 de abril, quando se entregou e foi levado para as instalações da polícia federal na cidade brasileira de Curitiba.

O líder do MTST, Guilherme Boulos, usou as redes socais para afirmar que a prisão de Lula da Silva é uma farsa judicial e que os manifestantes têm o direito de ficar no apartamento, já que a Justiça disse que pertence ao ex-presidente brasileiro.

“Se o apartamento é do Lula, o povo foi convidado e pode ficar lá. Nós queremos saber quem vai pedir reintegração de posse. Se não é do Lula, o poder judicial vai ter que explicar por que é que prenderam o Lula por conta desse triplex”, afirmou Guilherme Boulos num vídeo divulgado na rede social Facebook.

Guilherme Boulos é um dos principais aliados de Lula da Silva e, recentemente filiou-se a um partido de esquerda para concorrer à Presidência do Brasil nas eleições de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Se é do Lula é do povo”, “se é do Lula é nosso”, etc. significa que o dinheiro nas contas do Lula é também do povo?

  2. O juiz Moro que condenou Lula proibiu os advogados de defesa de visitar o apartamento. Também não apareceram imagens do interior do apartamento na média. Desde que o MST que ocupou o apartamento durante algumas horas, finalmente vimos o célebre interior do Triplex e percebemos porque o juiz proibiu visitas e reportagens. Um dos argumentos da acusação é que Lula teria mandado fazer obras de renovação superiores a um milhão de reais e teria instalado um pequeno elevador. O que agora se viu é que tudo isso é mentira, o apartamento é miserável, parece os cortiços das favelas. Foi tudo inventado para prender o Lula.

    • Boa, conseguiste encontrar a verdade.
      Vai rapidamente às entidades competentes dar a boa notícia. Com base no que descobriste, finalmente o Lula será solto.
      Agora que um ladrão poderá escapar, falta o outro, o nosso. Tenta lá encontrar a verdade também neste caso a ver se conseguimos também livrar o Sócrates da cadeia.
      Que bom que conseguimos finalmente encontrar alguém que possa mostrar a verdade a todos nós!

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …