Sem-abrigo ocupam triplex. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Cerca de 30 apoiantes de Lula da Silva  invadiram o triplex que está no centro do processo que levou à condenação do ex-Presidente. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Membros de um movimento social formado por sem-abrigo ocuparam na segunda-feira um apartamento que esteve no centro do processo de corrupção contra o ex-presidente Lula da Silva, na cidade do Guarujá, no estado brasileiro de São Paulo.

Segundo o Folha de São Paulo, em menos de cinco minutos cerca de 30 militantes dos movimentos MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem teto) invadiram o complexo, em protesto contra a detenção de Lula.

Os apoiantes saltaram um muro, arrombaram a porta reservada à entrada dos banhistas, e subiram até ao apartamento, estendendo uma bandeira na varanda.

A ocupação assustou os outros moradores, que chamaram a polícia. As autoridades negociaram a saída dos manifestantes, que gravaram e emitiram a ocupação no Facebook, onde deixaram o convite para mais se juntarem a eles, num evento marcado para hoje, amanha e quarta-feira.

Depois de mais de duas horas de ocupação, o movimento aceitou deixar o apartamento.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, e três juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª região, tribunal de segunda instância, deram como provado que este apartamento de luxo foi dado a Lula da Silva como um suborno pela construtora OAS e condenaram o ex-presidente a 12 anos e um mês de prisão.

O ex-presidente brasileiro começou a cumprir esta pena em regime fechado no dia 8 de abril, quando se entregou e foi levado para as instalações da polícia federal na cidade brasileira de Curitiba.

O líder do MTST, Guilherme Boulos, usou as redes socais para afirmar que a prisão de Lula da Silva é uma farsa judicial e que os manifestantes têm o direito de ficar no apartamento, já que a Justiça disse que pertence ao ex-presidente brasileiro.

“Se o apartamento é do Lula, o povo foi convidado e pode ficar lá. Nós queremos saber quem vai pedir reintegração de posse. Se não é do Lula, o poder judicial vai ter que explicar por que é que prenderam o Lula por conta desse triplex”, afirmou Guilherme Boulos num vídeo divulgado na rede social Facebook.

Guilherme Boulos é um dos principais aliados de Lula da Silva e, recentemente filiou-se a um partido de esquerda para concorrer à Presidência do Brasil nas eleições de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Se é do Lula é do povo”, “se é do Lula é nosso”, etc. significa que o dinheiro nas contas do Lula é também do povo?

  2. O juiz Moro que condenou Lula proibiu os advogados de defesa de visitar o apartamento. Também não apareceram imagens do interior do apartamento na média. Desde que o MST que ocupou o apartamento durante algumas horas, finalmente vimos o célebre interior do Triplex e percebemos porque o juiz proibiu visitas e reportagens. Um dos argumentos da acusação é que Lula teria mandado fazer obras de renovação superiores a um milhão de reais e teria instalado um pequeno elevador. O que agora se viu é que tudo isso é mentira, o apartamento é miserável, parece os cortiços das favelas. Foi tudo inventado para prender o Lula.

    • Boa, conseguiste encontrar a verdade.
      Vai rapidamente às entidades competentes dar a boa notícia. Com base no que descobriste, finalmente o Lula será solto.
      Agora que um ladrão poderá escapar, falta o outro, o nosso. Tenta lá encontrar a verdade também neste caso a ver se conseguimos também livrar o Sócrates da cadeia.
      Que bom que conseguimos finalmente encontrar alguém que possa mostrar a verdade a todos nós!

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …