Sem-abrigo ocupam triplex. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Cerca de 30 apoiantes de Lula da Silva  invadiram o triplex que está no centro do processo que levou à condenação do ex-Presidente. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Membros de um movimento social formado por sem-abrigo ocuparam na segunda-feira um apartamento que esteve no centro do processo de corrupção contra o ex-presidente Lula da Silva, na cidade do Guarujá, no estado brasileiro de São Paulo.

Segundo o Folha de São Paulo, em menos de cinco minutos cerca de 30 militantes dos movimentos MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem teto) invadiram o complexo, em protesto contra a detenção de Lula.

Os apoiantes saltaram um muro, arrombaram a porta reservada à entrada dos banhistas, e subiram até ao apartamento, estendendo uma bandeira na varanda.

A ocupação assustou os outros moradores, que chamaram a polícia. As autoridades negociaram a saída dos manifestantes, que gravaram e emitiram a ocupação no Facebook, onde deixaram o convite para mais se juntarem a eles, num evento marcado para hoje, amanha e quarta-feira.

Depois de mais de duas horas de ocupação, o movimento aceitou deixar o apartamento.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, e três juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª região, tribunal de segunda instância, deram como provado que este apartamento de luxo foi dado a Lula da Silva como um suborno pela construtora OAS e condenaram o ex-presidente a 12 anos e um mês de prisão.

O ex-presidente brasileiro começou a cumprir esta pena em regime fechado no dia 8 de abril, quando se entregou e foi levado para as instalações da polícia federal na cidade brasileira de Curitiba.

O líder do MTST, Guilherme Boulos, usou as redes socais para afirmar que a prisão de Lula da Silva é uma farsa judicial e que os manifestantes têm o direito de ficar no apartamento, já que a Justiça disse que pertence ao ex-presidente brasileiro.

“Se o apartamento é do Lula, o povo foi convidado e pode ficar lá. Nós queremos saber quem vai pedir reintegração de posse. Se não é do Lula, o poder judicial vai ter que explicar por que é que prenderam o Lula por conta desse triplex”, afirmou Guilherme Boulos num vídeo divulgado na rede social Facebook.

Guilherme Boulos é um dos principais aliados de Lula da Silva e, recentemente filiou-se a um partido de esquerda para concorrer à Presidência do Brasil nas eleições de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Se é do Lula é do povo”, “se é do Lula é nosso”, etc. significa que o dinheiro nas contas do Lula é também do povo?

  2. O juiz Moro que condenou Lula proibiu os advogados de defesa de visitar o apartamento. Também não apareceram imagens do interior do apartamento na média. Desde que o MST que ocupou o apartamento durante algumas horas, finalmente vimos o célebre interior do Triplex e percebemos porque o juiz proibiu visitas e reportagens. Um dos argumentos da acusação é que Lula teria mandado fazer obras de renovação superiores a um milhão de reais e teria instalado um pequeno elevador. O que agora se viu é que tudo isso é mentira, o apartamento é miserável, parece os cortiços das favelas. Foi tudo inventado para prender o Lula.

    • Boa, conseguiste encontrar a verdade.
      Vai rapidamente às entidades competentes dar a boa notícia. Com base no que descobriste, finalmente o Lula será solto.
      Agora que um ladrão poderá escapar, falta o outro, o nosso. Tenta lá encontrar a verdade também neste caso a ver se conseguimos também livrar o Sócrates da cadeia.
      Que bom que conseguimos finalmente encontrar alguém que possa mostrar a verdade a todos nós!

RESPONDER

Arqueólogos acreditam ter encontrado o famoso navio de James Cook

Um grupo de arqueólogos australianos e americanos acredita ter localizado a área em que o Endeavour, o navio que o explorador britânico James Cook usou nas suas viagens à Austrália e à Nova Zelândia, terá …

Físicos produziram o campo magnético mais forte e controlável de sempre

Um grupo de cientistas do Instituto de Física do Estado Sólido da Universidade de Tóquio, no Japão, produziu o campo magnético mais forte e controlável já criado em ambientes fechados - é um macro para …

"Impossível" puzzle químico do ouro foi finalmente resolvido

Uma equipa de cientistas russos e alemães conseguiu decifrar o segredo da estabilidade da estrutura cristalina do calaverita (AuTe2) - um raro mineral metálico também conhecido como telúrio de ouro. A descoberta, publicada nesta terça-feira na …

Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos. Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, …

Porsche quer ser a primeira fabricante alemã a deixar o diesel

A Porsche quer tornar-se a primeira fabricante automobilística alemã a deixar o diesel, apostando em motores a gasolina, híbridos e, a partir de 2019, em veículos elétricos, anunciou este domingo o presidente executivo da empresa. "Agora …

Viver nas cidades aumenta risco de demência (e a culpa é da poluição)

Viver na cidade influencia a nossa saúde. Segundo um estudo recente, a poluição do ar pode aumentar em 40% o risco de desenvolver demência. O impacto da poluição do ar na nossa saúde já era conhecido, …

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …