Sem-abrigo ocupam triplex. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Cerca de 30 apoiantes de Lula da Silva  invadiram o triplex que está no centro do processo que levou à condenação do ex-Presidente. “Se é do Lula, o povo fica. Se não é, por que está preso?”

Membros de um movimento social formado por sem-abrigo ocuparam na segunda-feira um apartamento que esteve no centro do processo de corrupção contra o ex-presidente Lula da Silva, na cidade do Guarujá, no estado brasileiro de São Paulo.

Segundo o Folha de São Paulo, em menos de cinco minutos cerca de 30 militantes dos movimentos MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem teto) invadiram o complexo, em protesto contra a detenção de Lula.

Os apoiantes saltaram um muro, arrombaram a porta reservada à entrada dos banhistas, e subiram até ao apartamento, estendendo uma bandeira na varanda.

A ocupação assustou os outros moradores, que chamaram a polícia. As autoridades negociaram a saída dos manifestantes, que gravaram e emitiram a ocupação no Facebook, onde deixaram o convite para mais se juntarem a eles, num evento marcado para hoje, amanha e quarta-feira.

Depois de mais de duas horas de ocupação, o movimento aceitou deixar o apartamento.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, e três juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª região, tribunal de segunda instância, deram como provado que este apartamento de luxo foi dado a Lula da Silva como um suborno pela construtora OAS e condenaram o ex-presidente a 12 anos e um mês de prisão.

O ex-presidente brasileiro começou a cumprir esta pena em regime fechado no dia 8 de abril, quando se entregou e foi levado para as instalações da polícia federal na cidade brasileira de Curitiba.

O líder do MTST, Guilherme Boulos, usou as redes socais para afirmar que a prisão de Lula da Silva é uma farsa judicial e que os manifestantes têm o direito de ficar no apartamento, já que a Justiça disse que pertence ao ex-presidente brasileiro.

“Se o apartamento é do Lula, o povo foi convidado e pode ficar lá. Nós queremos saber quem vai pedir reintegração de posse. Se não é do Lula, o poder judicial vai ter que explicar por que é que prenderam o Lula por conta desse triplex”, afirmou Guilherme Boulos num vídeo divulgado na rede social Facebook.

Guilherme Boulos é um dos principais aliados de Lula da Silva e, recentemente filiou-se a um partido de esquerda para concorrer à Presidência do Brasil nas eleições de outubro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Se é do Lula é do povo”, “se é do Lula é nosso”, etc. significa que o dinheiro nas contas do Lula é também do povo?

  2. O juiz Moro que condenou Lula proibiu os advogados de defesa de visitar o apartamento. Também não apareceram imagens do interior do apartamento na média. Desde que o MST que ocupou o apartamento durante algumas horas, finalmente vimos o célebre interior do Triplex e percebemos porque o juiz proibiu visitas e reportagens. Um dos argumentos da acusação é que Lula teria mandado fazer obras de renovação superiores a um milhão de reais e teria instalado um pequeno elevador. O que agora se viu é que tudo isso é mentira, o apartamento é miserável, parece os cortiços das favelas. Foi tudo inventado para prender o Lula.

    • Boa, conseguiste encontrar a verdade.
      Vai rapidamente às entidades competentes dar a boa notícia. Com base no que descobriste, finalmente o Lula será solto.
      Agora que um ladrão poderá escapar, falta o outro, o nosso. Tenta lá encontrar a verdade também neste caso a ver se conseguimos também livrar o Sócrates da cadeia.
      Que bom que conseguimos finalmente encontrar alguém que possa mostrar a verdade a todos nós!

RESPONDER

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …